Cidades
Domingo, 21 de Fevereiro de 2021, 17h:35 | Atualizado: 21/02/2021, 17h:47
Pais voltam a promover carreata e pedem autonomia sobre volta aulas presenciais
Ana Flávia Corrêa
Da Assessoria

Pais rodaram as principais ruas de Cuiabá pela volta às aulas
Neste domingo (21), pais e responsáveis favoráveis ao retorno às aulas de forma híbrida do sistema público e privado se ensino se reuniram em carreata em Cuiabá. Ao menos 50 carros estiveram no evento, que teve início no Parque Tia Nair e final na Praça 8 de Abril.
Movimento denominado “Escolas Abertas Cuiabá” defende que pais tenham autonomia para decidir se os filhos devem ou não voltar às salas de aula. Prefeitura de Cuiabá determinou que a rede pública deve voltar em abril, enquanto rede particular está autorizada a funcionar a partir de março.
Conforme explicou a organizadora do evento, Francielle Brustolin, ao , objetivo da manifestação é marcar o posicionamento pelo retorno às aulas. Isso porque, prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), de acordo com ela, tomou uma série de decretos ao longo da pandemia com referência ao retorno das aulas, mas sempre voltou atrás de suas decisões.
“A gente quer que as famílias tenham direito de escolha. Quem tem criança em casa que convive com o avô pode ter escolha de ficar em casa com o sistema online. Agora, se o filho estiver passando por algum tipo de transtorno de ansiedade, depressão, excesso de tela e quer ter o direito de voltar para escola porque não conseguiu se adaptar ao sistema online, ele deve poder”, disse.
Defesa dos pais é também com relação aos estudantes menos favorecidos da rede pública. Coordenadora pontuou que muitas famílias não têm condições de acessar o sistema virtual de aulas e, por isso, tiveram o ano letivo prejudicado.
“A criança menos favorecida também sofre de transtornos emocionais. A mãe que tem só um celular em casa, o filho deixa de estudar por opção. A gente quer que o sistema nos dê a opção de levar ou não. A escolha tem que ser da família, e não do sistema público”, finalizou.
Postar um novo comentário
Comentários (10)
-
Dra Edna de Oliveira | Terça-Feira, 23 de Fevereiro de 2021, 16h2500
Reparem que a maioria é mulher que fica dia inteiro assistindo NETFLIX e tomando vinho do Porto e não quer cuidar dos próprios filhos. Vivemos a segunda onda coronavirus. Crianças dificilmente desenvolvem sintomas. Mas tem pais e avós que se contaminam e morrem.
-
MARCELA | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 15h0210
A carreata de COMEMORAÇÃO E CONTAGEM REGRESSIVA para o inicio das aulas no sistema Hibrido, bem como todos os outros movimentos que estão acontecendo essa semana, são mais que necessários. Estamos há quase um ano assistindo uma sucessão de decretos que são revogados sem explicação ou motivo razoável. A educação nunca será prioridade no Brasil, pois a corrupção e a passividade generalizada se alimentam da ignorância e da falta de instrução. Não vamos compactuar com isso. Respeitem a infância e a adolescência! E respeitem as mães que precisam sair para trabalhar e deixar seus filhos em casa expostos e vulneráveis na frente de computadores. Parabéns a todos os envolvidos no movimentos!
-
Suelen | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 10h5242
O movimento continua, mesmo com uma previsão de retorno, a pressão de um retorno tranquilo e controlado, seguindo as medidas de distanciamento e proteção estarão nos próximos passos. Nossos olhos estarão sempre atentos em prol da saúde de nossos pequenos.
-
CID FERREIRA SANCHES | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 10h3472
Muito boa a organização da carreata e do Movimento como um todo. Mesmo que já temos uma data de 1 de março para o retorno das aulas de forma híbrida, não podemos esquecer que hoje o Brasil e o mundo todo já retornaram as aulas presenciais, Cuiabá e VG continuam como as únicas que não retornaram ainda num universo de milhares de cidades do país e as crianças continuam sofrendo com este aprendizando no mês de fevereiro.
-
Fabíola | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 10h2452
Parabéns a todos que participam deste movimento ! O retorno às aulas no sistema híbrido já passou da hora ! A luta destes pais não é só por seus filhos , é pelo direito de TODAS as crianças à educação !
-
karina de carvalho castrillon mendes | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 10h1871
Os objetivos da carreata estão bem claros na matéria. É o posicionamento do movimento Escolas abertas Cuiabá dizendo que estamos contando com o cumprimento do Decreto e que é um direito dos pais a decisão de levar os filhos para a escola ou manter no sistema híbrido. Não somos mães e pais desocupados, somos pessoas atentas a nossos filhos e estamos cansados de ver a hipocrisia que está acontecendo. Tudo aberto, bares, shoppings, rios, cachoeiras lotados é as crianças em casa fechados, sem estimulação alguma. Isso é muito sério. É prova de que a educação não tem valor nesse país.
-
Debora | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 10h1191
Infelizmente quem não tem argumento precisa desqualificar os outros que pensam diferente. O sistema é híbrido, contempla direito de todos, quem quer mandar manda e quem não quer deixa em casa. Parar de hipocrisia é necessário e urgente, as escolas são o ambiente adequado para as crianças. No mais, dizer que mães que lutam pela educação são desocupadas realmente demonstra a falta de conhecimento e de educação. Da leitura da matéria é simples entender a carreata: agradecimento. Parabéns ao Movimento!
-
Cassia | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 09h51121
Parabéns aos coordenadores do Movimento Escolas Abertas Cuiabá. A carreata foi respeitosa, organizada, com apoio de batedores da polícia militar organizando o trânsito. Uma verdadeira lição de democracia!
-
Jorge | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 07h38311
Esse pessoal tem algum problema, acho que não lê notícia e não tem o que fazer, aí sai fazendo carreata, protesto. Depois da pressão deles mesmo o prefeito decretou que a partir de 1º de março as aulas presenciais estão autorizadas. Então qual o motivo de nova carreata? Não leram o decreto? Não tem o que fazer em casa?
-
Jurema Morada do Ouro | Domingo, 21 de Fevereiro de 2021, 19h47615
Donas de casa desocupadas que querem assistir NETFLIX tomando vinho do Porto e querem que outros cuidem de seus filhos. Vão lavar roupa mulherada desocupada.
Confira também:
- Abril de 2021
-
Cidades / FERIADO
3 Américas abre praça de alimentação e lojas nesta 4ª e segue medidas anticovid
-
Cidades / CRISE NA PANDEMIA
Empresários do turismo e fretamento de MT promovem carreata e pedem socorro
-
Cidades / SÃO JUDAS TADEU
Diretor de hospital afirma que se houve falhas, não foi do seu conhecimento - leia
-
Cidades / CUIABÁ
Com pandemia, prefeitura adia para agosto quitação da 1ª parcela do IPTU
-
Cidades / REBATEU
Hospital São Luiz nega dívida milionária e diz que denúncia de credores é fake News