Cidades

Domingo, 21 de Fevereiro de 2021, 17h:35 | Atualizado: 21/02/2021, 17h:47

CUIABÁ

Pais voltam a promover carreata e pedem autonomia sobre volta aulas presenciais

Da Assessoria

Carreata pais - aulas presenciais - Cuiab�

Pais rodaram as principais ruas de Cuiabá pela volta às aulas

Neste domingo (21), pais e responsáveis favoráveis ao retorno às aulas de forma híbrida do sistema público e privado se ensino se reuniram em carreata em Cuiabá. Ao menos 50 carros estiveram no evento, que teve início no Parque Tia Nair e final na Praça 8 de Abril.

Movimento denominado “Escolas Abertas Cuiabá” defende que pais tenham autonomia para decidir se os filhos devem ou não voltar às salas de aula. Prefeitura de Cuiabá determinou que a rede pública deve voltar em abril, enquanto rede particular está autorizada a funcionar a partir de março.

Conforme explicou a organizadora do evento, Francielle Brustolin, ao , objetivo da manifestação é marcar o posicionamento pelo retorno às aulas. Isso porque, prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), de acordo com ela, tomou uma série de decretos ao longo da pandemia com referência ao retorno das aulas, mas sempre voltou atrás de suas decisões.

“A gente quer que as famílias tenham direito de escolha. Quem tem criança em casa que convive com o avô pode ter escolha de ficar em casa com o sistema online. Agora, se o filho estiver passando por algum tipo de transtorno de ansiedade, depressão, excesso de tela e quer ter o direito de voltar para escola porque não conseguiu se adaptar ao sistema online, ele deve poder”, disse.

Defesa dos pais é também com relação aos estudantes menos favorecidos da rede pública. Coordenadora pontuou que muitas famílias não têm condições de acessar o sistema virtual de aulas e, por isso, tiveram o ano letivo prejudicado.

“A criança menos favorecida também sofre de transtornos emocionais. A mãe que tem só um celular em casa, o filho deixa de estudar por opção. A gente quer que o sistema nos dê a opção de levar ou não. A escolha tem que ser da família, e não do sistema público”, finalizou.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Dra Edna de Oliveira | Terça-Feira, 23 de Fevereiro de 2021, 16h25
    0
    0

    Reparem que a maioria é mulher que fica dia inteiro assistindo NETFLIX e tomando vinho do Porto e não quer cuidar dos próprios filhos. Vivemos a segunda onda coronavirus. Crianças dificilmente desenvolvem sintomas. Mas tem pais e avós que se contaminam e morrem.

  • MARCELA | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 15h02
    1
    0

    A carreata de COMEMORAÇÃO E CONTAGEM REGRESSIVA para o inicio das aulas no sistema Hibrido, bem como todos os outros movimentos que estão acontecendo essa semana, são mais que necessários. Estamos há quase um ano assistindo uma sucessão de decretos que são revogados sem explicação ou motivo razoável. A educação nunca será prioridade no Brasil, pois a corrupção e a passividade generalizada se alimentam da ignorância e da falta de instrução. Não vamos compactuar com isso. Respeitem a infância e a adolescência! E respeitem as mães que precisam sair para trabalhar e deixar seus filhos em casa expostos e vulneráveis na frente de computadores. Parabéns a todos os envolvidos no movimentos!

  • Suelen | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 10h52
    4
    2

    O movimento continua, mesmo com uma previsão de retorno, a pressão de um retorno tranquilo e controlado, seguindo as medidas de distanciamento e proteção estarão nos próximos passos. Nossos olhos estarão sempre atentos em prol da saúde de nossos pequenos.

  • CID FERREIRA SANCHES | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 10h34
    7
    2

    Muito boa a organização da carreata e do Movimento como um todo. Mesmo que já temos uma data de 1 de março para o retorno das aulas de forma híbrida, não podemos esquecer que hoje o Brasil e o mundo todo já retornaram as aulas presenciais, Cuiabá e VG continuam como as únicas que não retornaram ainda num universo de milhares de cidades do país e as crianças continuam sofrendo com este aprendizando no mês de fevereiro.

  • Fabíola | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 10h24
    5
    2

    Parabéns a todos que participam deste movimento ! O retorno às aulas no sistema híbrido já passou da hora ! A luta destes pais não é só por seus filhos , é pelo direito de TODAS as crianças à educação !

  • karina de carvalho castrillon mendes | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 10h18
    7
    1

    Os objetivos da carreata estão bem claros na matéria. É o posicionamento do movimento Escolas abertas Cuiabá dizendo que estamos contando com o cumprimento do Decreto e que é um direito dos pais a decisão de levar os filhos para a escola ou manter no sistema híbrido. Não somos mães e pais desocupados, somos pessoas atentas a nossos filhos e estamos cansados de ver a hipocrisia que está acontecendo. Tudo aberto, bares, shoppings, rios, cachoeiras lotados é as crianças em casa fechados, sem estimulação alguma. Isso é muito sério. É prova de que a educação não tem valor nesse país.

  • Debora | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 10h11
    9
    1

    Infelizmente quem não tem argumento precisa desqualificar os outros que pensam diferente. O sistema é híbrido, contempla direito de todos, quem quer mandar manda e quem não quer deixa em casa. Parar de hipocrisia é necessário e urgente, as escolas são o ambiente adequado para as crianças. No mais, dizer que mães que lutam pela educação são desocupadas realmente demonstra a falta de conhecimento e de educação. Da leitura da matéria é simples entender a carreata: agradecimento. Parabéns ao Movimento!

  • Cassia | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 09h51
    12
    1

    Parabéns aos coordenadores do Movimento Escolas Abertas Cuiabá. A carreata foi respeitosa, organizada, com apoio de batedores da polícia militar organizando o trânsito. Uma verdadeira lição de democracia!

  • Jorge | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 07h38
    3
    11

    Esse pessoal tem algum problema, acho que não lê notícia e não tem o que fazer, aí sai fazendo carreata, protesto. Depois da pressão deles mesmo o prefeito decretou que a partir de 1º de março as aulas presenciais estão autorizadas. Então qual o motivo de nova carreata? Não leram o decreto? Não tem o que fazer em casa?

  • Jurema Morada do Ouro | Domingo, 21 de Fevereiro de 2021, 19h47
    6
    15

    Donas de casa desocupadas que querem assistir NETFLIX tomando vinho do Porto e querem que outros cuidem de seus filhos. Vão lavar roupa mulherada desocupada.

Sicredi recua de comprar praça pública

enilson rios 400 prefeito araputanga   A diretoria do Sicredi nem esperou ser votado na Câmara Municipal o polêmico projeto sobre negociação de uma praça pública no centro de Araputanga para cancelar o negócio. A cooperativa havia "amarrado" entendimento com o prefeito Enilson de Araújo...

Sessão, voto e namoro com cantora

ulysses moraes 400   Na sessão virtual da Assembleia desta segunda, o deputado Ulysses Moraes (foto), do PSL, estava demorando para computar o voto na apreciação de um veto do governador. O presidente Max Russi (PSB), então, cobrou agilidade do colega e brincou, dizendo que agora ele só tem olhos para a Maraisa....

Misal é reeleito para o 10º mandato

misael galv�o 400 curtinha   Após dois anos fora do comando do Shopping Popular, período em que respondeu pela presidência da Câmara da Capital, o ex-vereador Misael Galvão (foto) voltou à direção do empreendimento, que abriga 500 lojas. E, sob forte...

Oscarlino, Pros e "nocaute" em Gisela

oscarlino 400   Na queda-de-braço dentro do Pros por espaço político, o ex-sindicalista Oscarlino Alves (foto) nocauteou a ex-superintendente do Procon-MT, Gisela Simona. Ele foi um dos filiados que não aceitaram apoio a Abílio na disputa de segundo turno para prefeito de Cuiabá, se aliou ao projeto de...

Promotor recebe medalha do Exército

Mauro Zaque curtinha   O promotor de Justiça Mauro Zaque (foto) foi condecorado com a medalha do Exército Brasileiro na manhã desta segunda (19), no dia da instituição. A solenidade é considerada a segunda maior do Exército Brasileiro, foi reservada por conta da pandemia e contou com a...

Sema reabre os parques em Cuiabá

mauren lazzaretti sema 400   Fechados desde 1º de abril, em obediência às regras de decreto municipal, que suspendiam as atividades coletivas, os parques estaduais urbanos de Cuiabá reabrem nesta segunda (19) para utilização pelo público. Será possível acessar as tradicionais trilhas...