Cidades

Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020, 17h:35 | Atualizado: 15/09/2020, 17h:44

EM CHAMAS

Pantanal de MT é a área mais degradada pelo fogo no país; 1,6 mil ha destruídos

Agência Brasil

Pantanal em chamas - combate - bombeiros - inc�ndio

Com 1.650 hectares atingidos pelo fogo, o Pantanal é destaque nacional em devastação por queimadas. De janeiro a setembro, 34.558 focos de calor foram registrados por satélite no Estado. Os apontamentos são da plataforma BDQUEIMADAS.

Dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que na região pantaneira existem áreas que estão em queima contínua desde o mês de julho. Com denúncias diárias, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), soma atualmente 1.098 atendimentos para incêndios florestais. Segundo a corporação, em sua maioria, provocados.

O processo de identificação da origem do fogo, para saber se foi motivado ou causado acidentalmente, é feito a cada ocorrência. Após o atendimento é feito uma perícia técnica que identifica a origem do fogo.

De acordo com a unidade, o trabalho é realizado junto à Delegacia do Meio Ambiente (Dema). As equipes técnicas fazem a perícia de incêndios florestais apontando onde o fogo foi iniciado e o tipo de material utilizado, após, é produzido um relatório à Dema, que realiza as investigações quanto às causas.

O site do Inpe monitora em tempo real os pontos de calor no mapa e apontam coordenadas  que auxiliam as equipes de combate na localização do espaço que esta sendo devastado.

O período proibitivo de 2020 começou em 1° de julho e  tem encerramento previsto no dia 30 de setembro. O cronograma deve ser alterado e em decorrência da elevação de queimadas registradas pelo Estado, prorrogado por pelo mais 30 dias.

Atualmente, o efetivo da instituição CBMMT conta com aproximadamente 1400 militares para os trabalhos de combate neste período de estiagem. Defesa Civil, equipes de voluntariado, brigadistas e de representações públicas e privadas têm unido forças para atuar frente aos incêndios florestais.

Em nota, o CBM, disse que os trabalhos de controle e contensão são realizados de acordo com a necessidade de cada área atingida. Primeiro é feito o monitoramento das áreas críticas para executar o combate correto.

“É feito combates indiretos, como por exemplo, as confecções de aceiros e diretos, por meio terrestre e aéreo com apoio de outras forças de segurança e dos proprietários de terras e voluntários”, diz trecho.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • ELIAS | Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020, 20h49
    2
    0

    erca de 170 pessoas estão agora lutando contra o fogo no pantanal. As forças armadas do país tem 340.000 homens, quantos desses estão lá combatendo o fogo?

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

Coordenador quer mostrar obras de EP

vanderlucio curtinha   Coordenador da campanha de Emanuel Pinheiro à reeleição, Vanderlúcio Rodrigues (foto) garante que o grupo vai focar na divulgação de propostas e não fará ataques pessoais aos 7 adversários. O ex-secretário de Obras Públicas avalia que o grupo...

Tucano ainda com sequelas da Covid

ricardo saad curtinha 400   O vereador cuiabano e presidente do PSDB na Capital, Ricardo Saad (foto), segue na luta para reverter as sequelas deixadas pela Covid-19. Mesmo Dois meses após ser infectado, diz que 53% do seu pulmão ainda está comprometido e que, por isso, sente muita falta de ar. Candidato à...

Tentando golpe político em Tangará

amauri 400 curtinha   O deputado estadual Paulo Araújo (PP) sofreu uma tentativa de golpe vinda de uma pessoa em quem ele confiava totalmente, o seu ex-assessor Amauri Paulo Cervo (foto). Até há poucos dias, Amauri estava lotado no gabinete do deputado, na AL, quando se licenciou com intenção de concorrer...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.