Cidades
Quarta-Feira, 12 de Janeiro de 2011, 12h:28 | Atualizado: 12/01/2011, 13h:58
Para impedir engarrafamentos, poderá haver rodízio de carros
Para tentar contornar as dificuldades que os motoristas de Cuiabá enfrentarão durante a realização das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014, o prefeito Chico Galindo (PTB) e a Agecopa já discutem um possível rodízio de carros no período em que os emprendimentos estiverem em andamento. A medida seria semelhante ao sistema que hoje é adotado na Capital de São Paulo, que define quais veículos podem ou não trafegar em determinados dias e horários, de acordo com a numeração da placa.
As obras de mobilidade urbana serão realizadas em Cuiabá e Várzea Grande. Os projetos envolvem a implantação de um novo sistema de transporte urbano, o Bus Rapid Transit (BRT), ou "Ônibus Rápido", e a construção de viadutos e trincheiras nas principais avenidas das duas cidades. Os empreendimentos tem como objetivo tornar o trânsito da Capital mais fluente. Mesmo assim, Galindo não descarta a possibilidade do rodízio ser mantido mesmo com a conclusão das mudanças. "Seria imprudente da minha parte dizer que depois da Copa as medidas não seriam mais necessárias", argumentou.
O prefeito conta ainda que o rodízio de carros não é a única proposta em estudo. Uma outra alternativa para reduzir a quantidade de veículos nos horários de pico, seria modificar o período de funcionamento de alguns órgãos públicos. Como atualmente todas as repartições públicas iniciam as atividades por volta das 8 horas e encerram às 18 horas, o fluxo de carros nesses dois momentos do dia é muito intenso.
Apesar de Galindo afirmar que já teria iniciado as discussões sobre a adoção das medidas com o presidente da Agecopa Yenês Magalhães e com a secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos, Edivá Alves, que comanda a pasta, ponderou que até o momento não foi informado das propostas. "Não houve nenhuma conversa sobre isso", informou o secretário, que diz não ter recebido qualquer projeto a respeito do assunto.
As obras à Copa de 2014 devem se concentrar, principalmente, nas avenidas Fernando Corrêa da Costa, Miguel Sutil e Rubens de Mendonça, a do CPA. Já em Várzea Grande, ocorrerão na FEB. Como esses trechos devem se transformar em verdadeiros canteiros de obras, uma comissão já estuda a criação de rotas alternativas para os motoristas que trafegam constantemente por esses locais. O grupo é formado por membros da Agecopa, SMTU e da UFMT.
Postar um novo comentário
Comentários (8)
-
Eduardo Manfrin | Quinta-Feira, 13 de Janeiro de 2011, 17h2100
A Agecopa não passa de uma piada, e disso, todos sabem. Não acredito nessa copa; não da maneira com a qual vem sendo conduzida as obras/preparativos. Os diretores "caindo na pancadaria" entre eles proprios, um querendo aparecer mais que outro, a grana rolando cano abaixo, e alguns bolsos enchendo grana acima. Quem ta chupando a manga dessa copa nao é Campo Grande, e sim nós. Porque alguem tem que pagar essa conta, e adivinhem quem será???
-
Juquinha | Quinta-Feira, 13 de Janeiro de 2011, 09h3700
Uma alternativa que poderia ajudar aminizar o trânsito de cuiabá seria o rodizio de expediente dos funcionários públicos que seria uma parte trabalhar das 7:00 as 13:00 e outra das 12:00 as 18:00 horas.
-
Ademir Bustamante | Quarta-Feira, 12 de Janeiro de 2011, 23h4500
E quem vai fiscalizar, a meia dúzia de agentes de trânsito que andam pela cidade?
-
RAIMUNDO | Quarta-Feira, 12 de Janeiro de 2011, 22h0000
PODERIA A PREFEITURA DE CUIABA FAZER UM PROJETO, ONDE CRIARIA RIOS SUBTERRANEO, QUE NA EPOCA DE CHUVA SEVERIA PARA RETIRAR AS AGUAS E NA SECA SEVERIAM DE RODOVIAS, SERIA UM OTIMA IDEIA, SE MIM PROCURA DAREI O PROJETO,, RAYSILVA SANTOS @HOTMAIL.COM , OUTRA ALTENATIVA SERIA PARA A AREA DE SEGURANÇA, ONDE OS MORADORES SERIAM CADASTRADO PARA PODER CONTRIBUIR COM AGENTE DE INFORMAÇÕES, OU CONTRIBUINTE DE DE INTELIGENCIA CRIMINAL, ONDE DARIA INFORMAÇOES DE POSSIVEL ANDAMENTO DE ATOS CRIMINOSOS(REMUNERADOS CASO COMPROVASSE A VERACIDADE DA INFORMAÇÕES),.,.
-
gilmar M..., | Quarta-Feira, 12 de Janeiro de 2011, 18h2200
Pessoal da Agecopa, acordem.....; vocês, tem somente 24 meses para realizar estas obras. Pára de ficarem quebrando a cabeça com picuinhas entre vocês Diretores. 2013 tudo tem que estar pronto e que se vê é só o estádio verdão que fussado, até acho que nem o novo estadio não fica pronto´dentro de 24 meses. A agecopa (diretores) tem que sair do AR condicionado e por a mão na pá. Ainda tem os possiveis embargos ou recursos judiciais dos Editais e licitções. Socoroooooooooooooooooooooooooooo Brairo Magi.
-
Helio | Quarta-Feira, 12 de Janeiro de 2011, 18h0900
Sera que vai existir algum tipo de desconto no valor do IPVA, licenciamento e seguro obrigatorio do veiculo , ja que a proposta e de fazer rodizio, ou seja vou ter de deixar o veiculo parado. O veiculo e usado por mim e pela minha esposa que usamos diariamente seja para levar as criancas na escola ou para trabalho. O que fazer ? As autoridades irao colocar transportes decentes que cumpram os horarios, que nao tenhamos de chegar com a roupa toda amassada e malcheirosa? Se chegar atrasado por causa do transporte irao compensar o atrazo ? etc..
-
Milton | Quarta-Feira, 12 de Janeiro de 2011, 14h4700
para avencar a possibilidade de ocorrer rodizio de veiculos, é extremamente necessário prover meios de transporte alternativo à comunidade, a exemplo do que ocorre em São Paulo com o metrô, em Curitiba e demais capitais que proporcionam alternativas para que não ocorra perca de continuidade dos serviços básicos e todos os trabalhadores possam deslocar-se para seu local de trabalho sem maiores problemas, principalmente em se tratando das vias principais de Cuiabá e Varzea Grande que sofreram modificações
-
julio jose | Quarta-Feira, 12 de Janeiro de 2011, 14h1400
esse vice,que se tornou prefeito só pensa em colocar a mão no bolso do contribuinte e não faz nada,nada mesmo pois a cidade continua esburacada sem ordem,cheirando lixo,e agora mais essa de pensar em rodizio,claro se a pessoa sai de carro com uma placa proibida para aquele dia multa nele,estranho né,assim não ganha nem para presidente de bairro.
Confira também:
- Janeiro de 2021
-
Cidades / FISCALIZAÇÃO
Baladeiros lotam a Nuun, fazem fila no Jarbas e festas barradas no interior vídeo
-
Cidades / DESAPARECIMENTO
Família pede ajuda para achar baiano que veio para Cuiabá trabalhar e desapareceu
-
Cidades / SORRISO
Fogo destrói parcialmente depósito de destilaria de açúcar e etanol - veja fotos
-
Cidades / TRÂNSITO
Semob quer instalar radares em vias mais agitadas para evitar acidentes com morte
-
Cidades / CUIABÁ
Para concessionária terminar obra, vai faltar água em 15 bairros na 2ª - veja lista