ECONOMIA E AGRO

Domingo, 12 de Março de 2017, 17h:13 | Atualizado: 13/03/2017, 14h:31

Passaredo encerra rota e faz último voo comercial neste mês em Sinop


De Sinop

Assessoria

passaredo sinop

Motivo da finalização da atividade seria queda na demanda que garanta rentabilidade mínima da rota

A Passaredo Linhas Aéreas anunciou que não irá mais operar em Sinop e que os voos serão transferidos para o aeroporto Adelino Bedin em Sorriso. No dia 5 de fevereiro a companhia fez seu último voo com destino a Cuiabá e, alegou que iria realizar uma reestruturação em suas rotas. O avião modelo ATR 72-600, com capacidade para 70 passageiros, decolava do aeroporto João Figueiredo, em Sinop, às 12h30, e pousava no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, às 13h30. A rota inversa era feita com saída às 14h e chegada na capital do nortão às 15h05. O primeiro voo para a capital do Estado foi em julho de 2013.

O motivo da finalização das atividades seria uma queda na demanda que acarretou em falta de rentabilidade mínima para manter a rota operando. No entanto as escalas rumo à Brasília com saída às 15h25, e chegada às 18h50 e, decolagem em Brasília às 10h45 e chegada em Sinop às 12h10, continuaram.

Sobre o cancelamento e a mudança dos voos para o aeroporto de Sorriso, de acordo com Adalberto bogsan, presidente da Passaredo houve uma alteração na malha viária das companhias Gol e Latan. Nesse sentido a Passaredo necessitou se readequar.

Depois de alguns dias, a empresa também anunciou o cancelamento dos voos para Brasília e automaticamente o encerramento das atividades no município de Sinop. O último voo comercial com destino Sinop /Brasília /Sinop será no dia 25 de março. Já a mudança da rota que agora será feita no aeroporto de Sorriso, terá início no dia 23 deste mês, porém em outro horário. Vai decolar de Brasília às 23:55h, e pousará em Sorriso por volta das 02:55h. A decolagem para a capital federal deve ser às 03:25h com previsão de chegada às 05:25h.

Com a previsão para a compra de outras duas aeronaves, uma para junho e outra para outubro deste ano, o que contribuirá para atendimento na região, uma reunião entre a Passaredo a prefeitura de Sinop está agendada para junho, afim de estabelecer o retorno da empresa para o município.

A ocupação das aeronaves chegava a 75% todos os dias, porém mesmo com um número considerável de passageiros a empresa decidiu pela mudança. O primeiro voo com destino para a capital Federal foi realizado no dia 14 de junho de 2015. Os usuários do transporte aéreo de Sinop e região norte de Mato Grosso tinham a possibilidade de ir a capital Federal e voltar no mesmo dia.

A única empresa que continua a operar no aeroporto Presidente João Batista Figueiredo em Sinop, é a Azul Linhas Aéreas. Os voos são realizados de segunda a sábado com saída de Cuiabá às 6h, 10h30, 12h,14h15 e chegada em Sinop às 7h25, 11h30, 13h e 14h15 respectivamente e, saída de Sinop às 7h50 e 12h45 e chegada em Cuiabá às 9h05 e13h45. E aos domingos a saída de Sinop é às 14h25 e chegada na capital às 15h35. Já o voo de retorno sai às 12h50 e pousa em Sinop às 13h50. 

Aeroporto de Sinop

Segundo dados da Secretaria de Aviação Civil, com uma região de 34 municípios a movimentação de passageiros no aeroporto de Sinop é de 220 mil por ano. É o segundo maior aeroporto em movimento de Mato Grosso e está em operação desde agosto de 2003.

Atualmente os passageiros enfrentam vários problemas, principalmente quando chove. As aeronaves não conseguem pousar em Sinop devido às más condições meteorológicas. Os equipamentos que auxiliam os pousos e decolagens em dias de chuva ainda não estão em operação. O Papi é um sistema de ajuda visual composto por duas ou quatro caixas, cada uma contendo um sistema óptico de luzes que são visíveis a 5 milhas (9,3km) durante o dia e a 20 milhas (37km) à noite. Tem o objetivo de auxiliar o piloto no momento da aterrisagem.

Outro lado

A prefeitura está tomando todas as medidas possíveis para que os problemas no aeroporto do município sejam resolvidos. Durante uma visita da prefeita Rosana Martinelli (PR), ao ministro dos Transportes, Maurício Quintella, em janeiro, ficou garantido a liberação de R$ 90 milhões ainda no primeiro semestre deste ano para a reestruturação do terminal.

A administração municipal também recebeu a confirmação da Aeronáutica, que o processo que irá permitir que o Aeroporto Municipal João Batista de Figueiredo passe a operar também por instrumentos está em andamento. A documentação encaminhada pelo município está em análise técnica, para homologação dos Indicadores de Precisão de Trajetória de Aproximação (PAPI).

Além disso, a a secretária de Finanças, Ivete Malmann, esteve em Ribeirão Preto (SP), para discutir assuntos sobre o cancelamento de voos pela empresa aérea Passaredo no aeroporto do município. Ela também esteve no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no Rio de Janeiro (RJ), em reunião com o coronel Aviador Paulo Eduardo Albuquerque Magella, e com os engenheiros da RSA Engenharia, que é a entidade instaladora dos aparelhos no Aeroporto Municipal João Batista de Figueiredo.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Ademir | Domingo, 12 de Março de 2017, 22h57
    0
    0

    Agora o aeroporto de Sinop, vai virar pista de kart, cada uma!!!!

Breunig destaca aprovação de contas

adriano breunig curtinha 400   O professor Adriano Breunig (foto), ex-adjunto e ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia no Governo Silval e hoje diretor de Políticas de Desenvolvimento Institucional do IFMT, contesta o registro em Curtinha, apontando-o como candidato reserva e "vulnerável" à...

Borgato não sairá mais de secretaria

nilton borgato 400 curtinha   Nilton Borgato (foto), ex-prefeito de Glória D'Oeste e filiado ao PSD, não sairá mais do comando da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dias atrás, ele chegou a ser avisado pelo governador que seria substituído e que iria para o Escritório...

Dorner vai tentar prefeitura de novo

roberto dorner 400 curtinha   Em Sinop, o empresário e ex-deputado federal por alguns meses Roberto Dorner (foto), que deixou o PSD e aderiu ao Republicanos, está disposto a encarar de novo a disputa a prefeito. Em 2016, ele perdeu para Rosana Martinelli (PR) por uma diferença de 3.388 votos. É possível que ambos...

Um líder sob insatisfação dos colegas

dilmar dal bosco curtinha 400   O líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (foto), tem enfrentado crítica velada e insatisfação dos colegas, principalmente dos deputados da base. Reclamam que o interlocutor do governador Mauro não move uma palha em defesa da liberação das emendas e, nas...

Jogada do prefeito Francis em Cáceres

paulo donizete 400 curtinha caceres   A sete meses de concluir o mandato, o prefeito cacerense Francis Maris (PSDB) lançou uma jogada estratégica para ver se "cola". Apoia publicamente para prefeito o seu diretor da autarquia Águas do Pantanal, Paulo Donizete (foto), do mesmo partido, inclusive participou da reunião...

Luta por mais leitos de UTI em Sinop

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita de Sinop, cidade pólo do Nortão, Rosana Martinelli (PR), demonstra preocupação com os poucos leitos de UTI do Hospital Regional no município. A unidade atende moradores de mais de 30 municípios da região e só dispõe de 10. Rosana diz esperar...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.