Cidades

Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 12h:55 | Atualizado: 10/09/2019, 19h:28

Pescador filma "mar" de peixes mortos, vê desastre ambiental e acusa usina- vídeo

UHE Sinop afirma que de imediato levou o caso à Sema para investigação e se diz disposta a reparar danos

 

Reprodução

rio teles pires

Peixes de grande, médio e pequeno porte estão descendo há 24h nas águas do Teles Pires

Pescador indignado com a mortalidade de peixes, no rio Teles Pires, em Itaúba (a 572 km de Cuiabá), nesta segunda (9), percorreu 100 metros de barco a motor e filmou, mostrando grande diversidade boiando. “Olha o tamanho desta Matrinchã morta, dá uma olhada, enorme. É peixe e mais peixe descendo morto”, lamenta.

Segundo ele, o desastre ambiental, na região amazônica, é de responsabilidade da Usina Hidrelétrica Sinop, instalada no Teles Pires.

No vídeo, o pescador indignado chama atenção do governador Mauro Mendes e de deputados para o impacto da usina no rio. Pede o embargo da hidrelétrica, alegando que este não é o primeiro desastre ambiental que já provocou.

“Senhor governador, o senhor está querendo fazer uma lei para a gente ficar 5 anos sem pescar, mandar lá para os deputados, ver se vão aprovar...o senhor tem que tomar providências é contra esta usina e não contra nós que somente sobrevivemos do rio", pressiona.

O pescador ressalta ainda que, para pescar o volume de peixes mortos desta vez, demorariam "mais de ano" e mesmo assim a categoria é que é apontada com agressora. Comenta também que a água suja, cheia de lodo, mata a fauna aquática asfixiada. "Como os peixes respiram? Não tem como."

No vídeo, ele cita diversas espécies afetadas: mantrinchã, cachorra, pacu, pião, mandi, espada e outros.

Reclama ainda que o pescador, quando está irregular é preso, multado pelo Governo e o mesmo não ocorre com os grandes empresários do setor hidrelétrico.

Veja o vídeo

Outro lado

Desde 2013, a usina tem autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para produzir de energia. A concessão é de 35 anos. A barragem fica em Cláudia (margem direita do rio) e Itaúba (margem esquerda). O reservatório abrange Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso, no Norte de Mato Grosso.

Em nota, a empresa Sinop Energia que conduz o empreendimento confirma o fonêmeno de ontem e diz que avisou imediatamente à Secretarial Estadual de Meio Ambiente (Sema). A Sema já estaria investigando o dano. Coloca-se também a dipsotição para repassar informações sobre o monitoramento da qualidade da água.

“A Sinop Energia não mede esforços financeiros e pessoais para atendimento às exigências ambientais, buscando sempre minimizar ou compensar os possíveis impactos ambientais previstos nesse tipo de empreendimento”, finaliza a nota.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Consultor | Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 20h19
    3
    3

    Isso é culpa da floresta que está apodrecendo no lago, pois não houve retirada da mata, tudo muito mal calculado pela SEMA, agora resta esperar apodrecer, tem muita coisa parao morrer ainda.

  • Ovo | Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 16h13
    2
    5

    Esse Alex ou é ou faz de conta que é minion. Tinha q ser eleitor do Bolsonaro mesmo para falar tanta asneira. Vai estudar Alex. O Maurício defende que a culpa é do Papa, agente da KGB, segundo o guru bolsonarista Olavo de Carvalho. Só faltou dizer que a terra é plana e que morreram pq Deus quis.

  • alex | Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 14h28
    1
    6

    Uai, mas como ambientalistas irão querer abastecer os carros elétricos? ah ja sei! Com termoelétricas a carvão ou a óleo diesel.

  • Mauricio | Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 13h19
    2
    8

    Sinceramente isso não culpa de usina alguma não, isso com certeza tem outros motivos que na minha opinião são climáticos.

Matéria(s) relacionada(s):

Jornalistas lançam 1º Anuário Jurídico

antonielle_curtinhas   O site Ponto na Curva e o Animus Centro Empresarial lançam em maio o primeiro Anuário Jurídico de Mato Grosso. A publicação, que é inédita no Estado, é conduzida pelas jornalistas e advogadas Antonielle Costa (foto) e Débora Pinho. A ideia é dar destaque a...

Ao Senado e com apoio de Bolsonaro

jose medeiros 400 curtinha   Com o apoio garantido por Bolsonaro, José Medeiros dá um passo largo rumo ao Senado, já nesta fase de pré-campanha. Entusiasmado, ele marcou a convenção do Podemos para 12 de março. De um lado, o ex-senador e hoje federal entra no rol dos mais cotados por causa do peso do...

EP, macumba e pedido de desculpa

emanuel pinheiro 400 curtinha   Emanuel Pinheiro (foto) admite ter sido infeliz ao usar o termo macumba quando se referiu à atuação e torcida de vereadores da oposição para seu governo não conseguir empréstimo de US$ 115 milhões para fazer investimentos. E citou que um deles teria feito...

Apoio entre opositores é pura falsidade

diego guimaraes 400 curtinha   O tão propagado apoio político recíproco entre os vereadores de oposição em Cuiabá, principalmente em relação ao futuro cassado Abílio Júnior, não é verdadeiro. Todos são concorrentes entre si. Tentam viabilizar suas...

Joaninha se afasta da Câmara de Sinop

joaninha 400 sinop vereador curtinha   O vereador por Sinop Joaninha (MDB), conforme a coluna Curtinhas adiantou, se licenciou do cargo por 60 dias para se recuperar do acidente que sofreu durante manobra na Competição Duelo de Motos, em Atibaia (SP). Enquanto isso, o suplente Mauro Garcia (MDB), ex-secretário de...

Manifestação de apoio deles para ele

elizeu nascimento 400 curtinha   Mesmo com o apoio dos deputados Elizeu Nascimento (foto), Xuxu Dalmolin e Ulysses Moraes que levaram até assessores, em pleno horário de expediente, a manifestação pró-Abílio na Câmara de Cuiabá foi considerada fraca. Investigado por quebra de decoro...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.