Cidades

Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 12h:55 | Atualizado: 10/09/2019, 19h:28

Pescador filma "mar" de peixes mortos, vê desastre ambiental e acusa usina- vídeo

UHE Sinop afirma que de imediato levou o caso à Sema para investigação e se diz disposta a reparar danos

 

Reprodução

rio teles pires

Peixes de grande, médio e pequeno porte estão descendo há 24h nas águas do Teles Pires

Pescador indignado com a mortalidade de peixes, no rio Teles Pires, em Itaúba (a 572 km de Cuiabá), nesta segunda (9), percorreu 100 metros de barco a motor e filmou, mostrando grande diversidade boiando. “Olha o tamanho desta Matrinchã morta, dá uma olhada, enorme. É peixe e mais peixe descendo morto”, lamenta.

Segundo ele, o desastre ambiental, na região amazônica, é de responsabilidade da Usina Hidrelétrica Sinop, instalada no Teles Pires.

No vídeo, o pescador indignado chama atenção do governador Mauro Mendes e de deputados para o impacto da usina no rio. Pede o embargo da hidrelétrica, alegando que este não é o primeiro desastre ambiental que já provocou.

“Senhor governador, o senhor está querendo fazer uma lei para a gente ficar 5 anos sem pescar, mandar lá para os deputados, ver se vão aprovar...o senhor tem que tomar providências é contra esta usina e não contra nós que somente sobrevivemos do rio", pressiona.

O pescador ressalta ainda que, para pescar o volume de peixes mortos desta vez, demorariam "mais de ano" e mesmo assim a categoria é que é apontada com agressora. Comenta também que a água suja, cheia de lodo, mata a fauna aquática asfixiada. "Como os peixes respiram? Não tem como."

No vídeo, ele cita diversas espécies afetadas: mantrinchã, cachorra, pacu, pião, mandi, espada e outros.

Reclama ainda que o pescador, quando está irregular é preso, multado pelo Governo e o mesmo não ocorre com os grandes empresários do setor hidrelétrico.

Veja o vídeo

Outro lado

Desde 2013, a usina tem autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para produzir de energia. A concessão é de 35 anos. A barragem fica em Cláudia (margem direita do rio) e Itaúba (margem esquerda). O reservatório abrange Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso, no Norte de Mato Grosso.

Em nota, a empresa Sinop Energia que conduz o empreendimento confirma o fonêmeno de ontem e diz que avisou imediatamente à Secretarial Estadual de Meio Ambiente (Sema). A Sema já estaria investigando o dano. Coloca-se também a dipsotição para repassar informações sobre o monitoramento da qualidade da água.

“A Sinop Energia não mede esforços financeiros e pessoais para atendimento às exigências ambientais, buscando sempre minimizar ou compensar os possíveis impactos ambientais previstos nesse tipo de empreendimento”, finaliza a nota.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Consultor | Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 20h19
    3
    3

    Isso é culpa da floresta que está apodrecendo no lago, pois não houve retirada da mata, tudo muito mal calculado pela SEMA, agora resta esperar apodrecer, tem muita coisa parao morrer ainda.

  • Ovo | Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 16h13
    2
    5

    Esse Alex ou é ou faz de conta que é minion. Tinha q ser eleitor do Bolsonaro mesmo para falar tanta asneira. Vai estudar Alex. O Maurício defende que a culpa é do Papa, agente da KGB, segundo o guru bolsonarista Olavo de Carvalho. Só faltou dizer que a terra é plana e que morreram pq Deus quis.

  • alex | Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 14h28
    1
    6

    Uai, mas como ambientalistas irão querer abastecer os carros elétricos? ah ja sei! Com termoelétricas a carvão ou a óleo diesel.

  • Mauricio | Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 13h19
    2
    8

    Sinceramente isso não culpa de usina alguma não, isso com certeza tem outros motivos que na minha opinião são climáticos.

Matéria(s) relacionada(s):

EP cita 4 pela força do MDB em Cuiabá

rafael bastos 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro disse neste sábado, no encontro do MDB, que acabou atraindo a presença de representantes de outros 12 partidos, que a agremiação emedebista foi construída e ganhou força e espaço na Capital graças aos filiados históricos Rafael...

Júlio, do DEM, vê boa gestão de EP

julio campos 400 curtinha   Júlio Campos (foto), uma das lideranças históricas do DEM, foi "apertado" nesta sexta, em entrevista a Antero de Barros, na rádio Capital FM, especialmente sobre o fato do ex-governador e ex-senador demonstrar simpatia e apoiar a gestão do prefeito Emanuel, enquanto outros do partido...

Empresário ensaia de novo em ROO

 luizao_curtinha400   Em Rondonópolis, o empresário Luiz Fernando de Carvalho, o Luizão, dono da Agro Ferragens Luizão, ensaia mais uma vez disputar a prefeitura. Como a sua pré-candidatura não é considerada novidade, ele é visto como uma espécie de "cavalo paraguaio", que tem arrancada...

2 governistas prontos para a briga

chico2000_curtinha400   O prefeito Emanuel tem 2 aliados de primeira hora na Câmara que não resistem a uma provocação. Tratam-se de Renivaldo Nascimento (PSDB) e Chico 2000 (foto), do PL. Sabendo do estopim curto, os vereadores de oposição, especialmente Diego e Abílio, não perdem a chance de...

Niuan agora sob rédeas do Podemos

niuan ribeiro curtinha 400   O vice-prefeito Niuan Ribeiro, agora no Podemos, se torna obrigado, conforme exigência estatutária, a contribuir com 5% dos R$ 15 mil que recebe mensalmente . Ou seja, vai ter que repassar R$ 750 para o seu novo partido. Considerado um partido com novas concepções, regras e exigências, o...

Efeito-senado e briga no ninho tucano

carlos-avalone_curtinha400   O deputado estadual Carlos Avalone não tem certeza de que o acordo pré-estabelecido para ele se tornar presidente do PSDB-MT, a partir de fevereiro, ou seja, daqui 5 meses, será cumprido. Pela costura entre a cúpula tucana, Paulo Borges renunciaria à presidência, abrindo assim...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.