Cidades
Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011, 14h:15 | Atualizado: 21/02/2011, 18h:27
Péssima qualidade das estradas de MT tem repercussão nacional
A péssima qualidade das estradas em Mato Grosso encarece o transporte dos grãos. São escoados por rodovia aproximadamente 90% das mais de 19 milhões toneladas de soja produzida no Estado. “Infelizmente, a transportadora não consegue absorver esses custos adicionais em decorrência da falta de infraestrutura das nossas rodovias e, automaticamente, acaba repassando aos fretes”, afirma o diretor da associação dos transportadores, Miguel Mendes, em entrevista ao Globo Rural.
Um dos principais corredores de escoamento, a MT-130, entre Primavera do Leste a Rondonópolis, no sul do estado, é marcada pelos buracos. Uma operação foi iniciada para recuperar os piores trechos. Na BR-364 a situação também é crítica. Os caminhoneiros precisam cruzar a pista para não correr o risco de atolar. “O certo seria a reforma geral da BR. Arrancar o asfalto e colocar outro. Há muitos anos, a gente percorre em cima desse tapa-buraco e a gente vê que não resolve nada”, reclamou o caminhoneiro Elizandro de Souza Barboza.
Segundo o produtor Ricardo Tonczik, de São José do Rio Claro, no médio norte do estado, o custo cobrado pela tonelada sai por R$ 250, em média. Em relação ao ano passado, o aumento foi de aproximadamente 6%. “Em função da maior projeção numa maior safra tanto de soja quanto de algodão do estado. E uma safrinha de milho que tende também a ser bastante grande. Então, a demanda por transporte esse ano será bastante grande”, prevê.
Para levar o grão até os portos de Santos e Paranaguá, os caminhoneiros percorrem mais de dois mil quilômetros. Já os terminais ferroviários que ficam no sul do Mato Grosso ficam a cerca de 500 quilômetros. Em 2010, mais de 3,5 milhões de toneladas de soja foram transportados por trilhos.
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Assista a reportagem do Globo Rural
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Comentários (2)
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Gean Carlo | Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011, 23h0400
Cadê o TCE deste estado não são rodovias estaduais??? E não foram eles que colocaram na imprensa que as obras, principalmente asfalto iam passar a ser executados pela garantia quinquenal, ou seja, que as obras durante cinco anos tenham a manutenção obrigatória por parte dos empreiteiros, cadê fazer cumprir a LEI, onde anda o TCE nesta hora, está fazendo vistas grossas, porque será????
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Jorge Camargo | Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011, 17h4500
UÉ ANO PASSADO TEVE ELEIÇÕES E TODO MUNDO FALAVA QUE AS ESTRADAS DE MATO GROSSO ERA UM MAR DE ROSAS, AGORA NÃO TEM ELEIÇÃO E A VERDADE VEM A TONA AS ESTRADAS DE MATO GROSSO TÁ UM MAR DE LAMA, AHNNNNNNN DALE BLAIRO COMO MENTIA PARA O POVO E A IMPRESSA ESCREVIA NÉ
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