Cidades

Terça-Feira, 11 de Março de 2014, 08h:49 | Atualizado: 12/03/2014, 07h:50

ALVO DO MP

Prefeita de Poxoréu nega má-fé em certame questionado por promotor

A prefeita de Poxoréu, Jane Maria Sanchez Lopes (PSD), negou que exista qualquer irregularidade no pregão de R$ 3,7 milhões lançado para a contratação empresa para executar serviços de limpeza, jardinagem, coleta e transporte de lixo e até limpeza de órgãos e hospitalares. Acontece que o Ministério Público instaurou civil para apurar possível ato de improbidade administrativa e propôs ação judicial para impedir dano irreparável ao erário.

No processo 63572, que tramita na 1ª Vara da Comarca, o órgão acusa a prefeita de desrespeitar princípios constitucionais da legalidade, publicidade e eficiência que devem permear a administração. Isso porque a licitação possui caráter muito genérico e falta de clareza na descrição do objeto do contrato.

Em sua defesa, a social-democrata, no entanto, afirma ter convicção de que todas as dúvidas serão dirimidas. “Respeitamos a atuação do representante do MP, e ante o oferecimento da denúncia, providenciaremos nossa defesa, enfatizando que em nenhum momento tentamos nos locupletar dos recursos públicos, agindo com dolo ou má-fé”, declarou a prefeita em nota oficial.

Em nota encaminhada ao Rdnews, Jane Lopes ainda explicou que, quando assumiu a gestão, realizou uma série de contratações para suprir as demandas nas áreas de saúde, educação e assistência social, todas amparadas pela lei.

As contratações, porém, segundo argumenta, ameaçaram o percentual de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. “Após realizarmos diversos estudos e analisarmos as possibilidades, optamos por terceirizar os serviços de limpeza”, afirma.

O MP, por sua vez, reclama do fato do Executivo se dispor a ceder o maquinário para a concessionária executar os serviços. “Ora, além de pagar R$ 3,7 milhões durante a vigência do contrato a prefeitura ainda arcará com o auxílio do maquinário!”.

O MP contesta também o fato de a prefeitura não detalhar quantidades de materiais de limpeza a serem fornecidos e de equipamentos a serem utilizados, bem como de não apresentar estudo de quanto custará a execução do serviço pela contratada. A entidade evidencia que não há no processo licitatório informações a respeito da onde o lixo deverá ser depositado. Observa que Poxoréu não conta com aterro sanitário e que, em caso de uso de aterro ou lixões de municípios vizinhos, o custo da coleta e transporte dos resíduos sólidos ficará mais caro.  

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • FREDERICO | Terça-Feira, 17 de Novembro de 2015, 17h37
    0
    0

    ENGRAÇADO É QUE O PREFEITO DE PRIMAVERA DO LESTE ESTÁ USANDO ESSA MESMA LICITAÇÃO, ATRAVÉS DE ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS E NÃO FOI QUESTIONADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO! EM PRIMAVERA DO LESTE PODE? A LEI É DIFERENTE OU OS PROMOTORES AGORA SÃO PARTIDÁRIOS? EM PRIMAVERA NA GESTÃO ATUAL TUDO PODE! CONTRATOS MILIONÁRIOS COM EMPRESAS DO EX GENRO DO PREFEITO, ISSO PODE!

  • M.A. | Quinta-Feira, 13 de Março de 2014, 19h27
    0
    0

    èfacil falar e fazer as denúncias.Será que o MP,investigou quando a prefeita entrou o quanto tem de irregularidades que os outros gestores deixou.isso não é nada envista das barbaridades que os outros gestores que passou 12 anos atrás. fica estes sem o que fazer fazendo denúncias ao MP. Com certeza o Municipio dará a resposta correta ao MP. O MP está ai é para isso mesmo este é o seu papel.por isso que o Brasil está muito bom.investigando o que os sem o que fazer denunciam. Vamos ver o que dá.

  • LUCAS | Terça-Feira, 11 de Março de 2014, 20h41
    0
    0

    Brincadeira ou simples incompetência? Conforme Decreto nº 034/2013, de 08 de outubro de 2013, a prefeita de Poxoréu, Jane Maria, quer instituir regras para um comitê no MUNICÍPIO DE... CONFRESA. O decreto foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, Edição 1827, no dia 14/10/2013.

  • Pedro Paulo | Terça-Feira, 11 de Março de 2014, 09h15
    2
    0

    A questão por enquanto é o lixo. Por enquanto. Mas o que dizer dos combustíveis(consumo inexplicável),dos remédios, das escolas abandonadas,ruas,estradas,-? Só as promessas passam fácil de 180 esquecidas. A verdade é que Poxoréu vive o pior Caos administrativo da sua existencia. O abandono é total. A decadência é visível, a ponto da população diminuir, e pior ,nem túnel prá ver aluz. E a Prefeita não consegue se desvencilhar do marido, que acostumou,vamos assim dizer a roer o osso da viúva. Não larga , podem falar, jogar pedras,mas o o moço não desapega. Já passa de 40 anos este ¨amor¨pela viúva ,dizem até que nasceu e foi criado no seu colo. Gosta tanto que agora mesmo não sendo funcionário , ocupa a sala principal,ou seja, o GABINETE,e a eleita o ¨puxadinho¨. E DE GRAÇA, AMOR ASSIM SÓ NO CATREADO!!!

Matéria(s) relacionada(s):

PDT quer França, mas não pra suplente

allan kardec 400   Embora o deputado e secretário de Cultura do Estado, Allan Kardec (foto), presidente regional do PDT, tenha flertado com Roberto França, tentando atraí-lo para o partido e com expectativa de candidatura, não há nenhum convite para este ser um dos suplentes ao Senado na chapa de Pivetta. A ideia...

Uma candidatura jovem na chapa

otaviano pivetta 400 curtinha   Otaviano Pivetta (foto) assegurou neste domingo que não definiu ainda os dois suplentes de sua futura chapa ao Senado. Sobre Sachetti, observou que trata-se de um parceiro e amigo e que está pronto para ajudar no projeto, sem fazer imposição para assumir suplência, assim como o...

Rei da soja incentiva Fávaro ao Senado

erai maggi 400 curtinha   O ex-vice-governador Carlos Fávaro não mantém o silêncio à toa. Embora tenha sido o terceiro mais votado em 2018 - por pouco não fica com a vaga ocupada hoje pelo senador Jayme Campos -, Fávaro está enfrentando uma série de dificuldades para se viabilizar de...

Professor terá desempenho avaliado

marioneide 400 curtinha   Professores da rede pública estadual agora vão passar por avaliação de desempenho tanto para fins de progressão funcional quanto para atender a uma série de novas exigências. A secretária de Educação, professora Marioneide Kliemaschewsk (foto), já...

O pinóquio de antes, o aliado de hoje

wilson santos 400 curtinha   Wilson Santos (foto), hoje deputado pelo quarto mandato, está levando porrete de todo lado pela decisão de entrar na base do Governo Mauro Mendes, seu então adversário político dos últimos 15 anos. Ambos, que se enfrentaram nas urnas duas vezes, uma a prefeito e outra para...

França, convite do Pode e suspense

roberto franca 400 curtinha   Roberto França (foto), que exerceu vários mandatos eletivos, entre eles de vereador e de prefeito de Cuiabá, ficou empolgado com o convite para se filiar ao Podemos, inclusive com abertura para concorrer novamente ao Palácio Alencastro. Para evitar conflitos, antes de fazê-lo, o...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Sobre a senadora Selma Arruda, que teve mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico, você acha que ela foi...

ingênua

corrupta

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.