Cidades

Segunda-Feira, 23 de Março de 2020, 12h:20 | Atualizado: 23/03/2020, 12h:23

CONTRA A GRIPE

Prefeitura anuncia pausa em vacinação após acabar lotes na Capital; VG mantém

Reprodução

Vacina��o

Poucas horas após o início da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra influenza, nesta segunda (23), a Prefeitura de Cuiabá anuncia pausa por conta dos lotes da vacina já ter acabado em unidades de saúde da Capital.

Segundo a Prefeitura, 9,5 mil doses foram enviadas, quando deveriam ser repassadas mais de 100 mil. Mesmo com poucas vacinas, a campanha foi mantida por conta da promessa de que mais doses chegariam hoje, segundo a responsável técnica pela imunização, Sandra Horn. Mas Ministério da Saúde informou que novos lotes só chegariam na quarta (25).

Assim, a campanha terá reinício para esta quinta (26), quando os novos lotes chegarão as unidade de saúde.

Em meio ao combate do novo coronavírus, as vacinas distribuídas hoje se deram sem aglomerações ou confusões nos postos, conta Sandra. “Capacitamos nossas equipes para evitar aglomerações em combate ao Coronavírus. Dentre as medidas, optamos por iniciar a vacinação pelos acamados e idosos com maiores riscos em suas casas, e os demais que compareceram nas unidades receberam senhas”.

Várzea Grande

Em Várzea Grande, não há informações por falta de vacinas até o momento. Somente no fim do dia é que a Prefeitura saberá se precisará dar uma pausa na campanha até receber novas doses, segundo assessoria de imprensa. Por conta do coronavírus, o Executivo municipal também adotou estratégias para não haver corrida desnecessária e aglomerações.

Os locais de vacinação acontecem em 17 unidades de saúde e duas escolas municipais: as creches Albella Curvo de Moraes e Maria Pedrosa de Miranda, dos bairros Mapim e Jardim Petrópolis, respectivamente.

O secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, confirma também que recebeu menos doses que o esperado. “Já fizemos a solicitação do lote de vacinas necessárias. Parte já foi entregue e o Ministério da Saúde está informando que no decorrer dos próximos dias novos lotes serão liberados”, pontua.

Campanha

Neste ano, a campanha foi antecipada pelo Governo Federal como estratégia para diminuir o número de pessoas gripadas e, com isso, ajudar no diagnóstico de possíveis casos de coronavírus.

O esforço será dividido em três fases. A primeira, que se iniciou nesta segunda e vai até 16 de abril, terá profissionais da saúde e idosos de 60 anos e mais como público alvo.

A segunda fase, que começa de 16 de abril e se encerra em 9 de maio, serão vacinados professores, profissionais de segurança, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, crianças de seis meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto) e povos indígenas.

Já na terceira e última fase, de 9 a 22 de maio, receberão as doses adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

No país foram disponibilizadas 75 milhões de doses e o objetivo é atingir 90% de cada um dos grupos prioritários.  A vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Auditor assume Secretaria de Controle

demilson nogueira 400   O auditor Newton Gomes Evangelista, servidor de carreira, é o novo secretário de Controle Interno da Assembleia. Ele já respondeu também pela Auditoria-Geral da Casa. Newton assumiu a Controladoria Interna no lugar do ex-prefeito de Ponte Branca, Demilson Nogueira (foto), que deixou o posto...

Cuiabá é a unica com tudo fechado

emanuel pinheiro curtinha   A pressão sobre o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) fica agora mais forte para flexibilizar logo o decreto restrito por causa do coronavírus. Ele é o único dos gestores das maiores cidades mato-grossenses que ainda mantém decisão de fechar praticamente tudo na Capital, com...

Deputado põe aliado no lugar do irmão

ronaldo taveira 400 curtinha   Coube ao próprio deputado Wilson Santos indicar um nome para o lugar do irmão Elias Santos, que na última sexta (3) deixou a secretaria de Gestão de Pessoas da Assembleia para concorrer a vereador em Cuiabá. E o ex-prefeito emplacou no cargo que rende R$ 19,9 mil mensais o velho...

Sem alarde, vereador muda de partido

viniciys clovito curtinha   De última hora e sem alarde, o vereador pela Capital Vinicyus Hugueney (foto) resolveu deixar o PP e se filiou ao Solidariedade. Com isso, o PP não se torna o único com a maior bancada. Está com três vereadores, assim como o PV e o PSDB. No SD, Vinicyus vai concorrer internamente com...

Irmão de Thelma na lista dos traidores

ronaldo pimentel 400 curtinha   Na carta aberta assinada por Ricardo Saad, que preside o PSDB cuiabano, ele reclama de dívidas milionárias herdadas de antecessores, inclusive dos R$ 4 milhões de pendências somente do pleito de 2016, e menciona, entre outras coisas, que "(...) há correligionários, que estavam...

A bronca de Saad com Wilson Santos

ricardo saad curtinha 400   O vereador Ricardo Saad (foto), presidente do PSDB da Capital, resolveu disparar a metralhadora verbal contra colegas tucanos. Sobre o ex-prefeito e hoje deputado Wilson Santos, considera que este nada fez para ajudar o partido a se reestruturar, visando as eleições de outubro. Mesmo sendo vice-presidente...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.