Cidades

Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2021, 19h:30 | Atualizado: 26/01/2021, 08h:56

REDE PRIVADA E PÚBLICA

Prefeitura de Cuiabá autoriza aulas de forma presencial e remota em março

Reprodução

Sala de aula

Escolas particulares de Cuiabá estão autorizadas a voltar às aulas a partir de março de 2020 com adoção de sistema híbrido. Decisão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) foi anunciada nesta segunda (25).

Para funcionar, no entanto, unidades educacionais devem apresentar plano estratégico de retomada segura às atividades. Já a rede pública de ensino deve voltar no dia 8 de fevereiro de maneira remota e em abril de forma híbrida.

Aulas estão paralisadas desde o início da pandemia, em março de 2020. Na ocasião, medidas emergenciais de isolamento social foram decretadas para evitar a proliferação do novo coroanvírus.

Mas, é chegado o momento de implantar esse novo normal na rede de educação pública e privada

Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro

“De um lado, o colapso econômico de um dos setores que mais foi penalizado pela pandemia. Do outro, a necessidade de tomar decisões que resultem em um menor risco possível à população. Mas, é chegado o momento de implantar esse novo normal na rede de educação pública e privada”, afirmou Emanuel.

Decisão veio após pressão do movimento Escolas Abertas em Cuiabá, em que mães e pais se manifestaram pelo retorno as aulas ao alegarem que aulas remotas são prejudiciais aos filhos.

Prefeitura estabeleceu que cada sala deve ter apenas 50% da capacidade total e que escolas devem tomar medidas de biossegurança como distanciamento entre as cadeiras e disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos, além do uso constante de máscara facial.

Educação Infantil pode ter retorno presencial, desde que respeitada a limitação de 50% de lotação das salas de aula. Ensino técnico e superior também estão autorizadas a funcionar a partir de 1 de março no sistema híbrido.

“Qualquer alteração que coloque em risco a saúde e vida das pessoas, especialmente das nossas crianças e profissionais da educação, essas medidas podem ser mudadas. Continuaremos acompanhando de perto e trabalhando para que esse novo normal aconteça com total segurança e responsabilidade”, finalizou o prefeito.

PageFlips: Decreto municipal de volta às aulas

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Ze Burguês | Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2021, 08h56
    2
    2

    Marcos Santos só pode ser professor que usa coronavirus como desculpa para ficar em casa assistindo NETFLIX e tomando vinho do Porto. Salário garantido e sem crianças irritantes na sala de aula né? Mas pra Chapada, shopping, vai né? Sociedade farta de sustentar esses parasitas pra ficar em casa.

  • Ze Burguês | Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2021, 08h53
    1
    2

    Até que enfim. Ninguém aguenta mais essas crianças irritantes brincando na rua e professor sanguessuga recebendo sem trabalhar com desculpa do coronavirus assistindo NETFLIX e tomando vinho do Porto e se esfregando em shopping e churrasco no quintal .

  • Enfermeiro | Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2021, 06h48
    2
    0

    Prefeito, pague o prêmio saúde dos enfermeiros!

  • Marcos Santos filho | Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2021, 23h00
    5
    1

    Decisão muito infeliz desse prefeito.Com essa decisão a pandemia vai aumentar mais ainda.A maioria das escolas não estão preparadasNao tem estrutura suficiente pra receber as crianças,professores e funcionários.Falo porque tive 31anos dentro de uma escola e não vai mudar da noite pro dia.Ato irresponsável.

EP na batalha por vacinas e insumos

emanuel pinheiro 400 O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (foto) entrega nesta segunda (8) PL para a aquisição de vacinas para combate à Covid-19, medicamentos, insumos e equipamentos. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será votado na Câmara. Esse é mais um movimento...

Fúrio volta à carga contra secretário

celio furio 400 curtinha Depois de se enganar ao abrir investigação contra o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo e ter de pedir desculpas, o promotor Célio Fúrio (foto) voltou à carga. Fúrio entrou na Justiça para que Gilberto seja condenado à perda da função...

TJ e posse em cartórios após 7 anos

maria helena _ curtinha O Tribunal de Justiça, sob Maria Helena (foto), marcou para 31 de março a posse coletiva dos aprovados no concurso para os cartórios extrajudiciais de Mato Grosso. O certame vem se arrastando desde 2013 e foi interrompido diversas vezes por causa de recursos judiciais de concorrentes inconformados com os...

Setores vivem tensão e são castigados

Gilberto Figueiredo Artigo O governo acerta ao estender o horários de funcionamento dos supermercados. Afinal, desde que o decreto entrou em vigor, as filas se multiplicaram pela Capital, aumentando o risco de transmissão do novo coronavírus. Há a expectativa de que novas medidas possam ser tomadas diante do evidente colapso da...

Limpeza e obras no entorno da Arena 

Beto 2x1 400 curtinha   Apesar da Arena Pantanal ser um cartão postal do Estado, o entorno do estádio vive situação crítica com lixo nas ruas, episódios de esgoto à céu aberto e matagal. O secretário estadual de Esporte e Cultura, Beto 2 a 1 (foto), em visita ao Rdnews, assegura que os...

VI de R$ 18 mil garantida na Câmara

juca 400 curtinha A verba indenizatória de R$ 18 mil para os vereadores da Câmara de Cuiabá está garantida, pelo menos por enquanto. Depois de diversas ações judiciais, derrubando a alta indenização por gastos do mandato, os vereadores implantaram o benefício novamente em dezembro. O...