Cidades

Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2019, 10h:40 | Atualizado: 07/10/2019, 10h:50

Prefeitura de Rondonópolis tenta licitar transporte e não acha interessados; 5ª vez

Reprodução

�nibus Cidade de Pedra

Cidade de Pedra mantém serviços em caráter emergencial até 31 de dezembro deste ano

Após nenhuma empresa aparecer para licitação do transporte público em Rondonópolis (a 212km de Cuiabá), a Prefeitura vai tentar pela quinta vez e publicou novo edital para conceder o serviço público. A quarta licitação também foi “deserta”. Na última terça (1), nenhuma empresa interessada apareceu para assumir a concessão do coletivo rondopolitano. O Município decidiu então tentar mais uma vez.

“A Prefeitura está fazendo mais uma tentativa na busca de viabilizar a licitação do transporte público no município”, disse o secretário municipal de Administração, Leandro Arduini.

Publicado no Diário Oficial do Município, da última sexta (4), a licitação, modalidade concorrência pública, do tipo melhor técnica e preço, será realizada no próximo dia 19 de novembro, às 9h, na Sala das Licitações, no Paço Municipal.

Em junho, funcionários cruzaram os braços e deixaram de rodar pela cidade, após a Cidade de Pedra, única empresa responsável pelo coletivo, ter anunciado que encerraria suas funções, demitiria todos os seus trabalhadores e sairia da cidade no final daquele mesmo mês. Na ocasião, 18 mil pessoas foram afetadas.

O contrato com a empresa venceu em 2014, após 10 anos de concessão, mas os serviços continuaram a serem prestados por ela própria depois que a prefeitura realizou três licitações – uma em 2016 e outras duas em 2018 – e todas elas foram “desertas.

Já em julho, a Prefeitura fez um novo contrato emergencial com a empresa e conseguiu negociar sua estadia até 31 de dezembro deste ano, conforme acordo firmado entre a Prefeitura, o Ministério Público e a empresa. O tempo seria o suficiente para o Poder Municipal preparar novo edital. Mas a quarta tentativa também foi frustrada.

A licitação

Para vencer a licitação, a empresa tem que apresentar a proposta com melhor técnica e menor preço de tarifa. A licitação é válida, inicialmente, por dez anos.

O edital do novo chamamento está disponível no site da Prefeitura, no menu Empresas, link Licitações. A elaboração do Edital contou com a contribuição dos vereadores que compõe a Comissão de Transporte da Câmara Municipal, bem como da sociedade, que pôde opinar por meio da audiência pública.

Para assumir o serviço, a frota da empresa deverá ser composta por 66 veículos, sendo que 60 devem estar em operação e 20% dela devem ter equipamento de ar condicionado. Além disso, todos os veículos devem ser equipados com elevadores para cadeirantes e pessoas com deficiência (PCDs). Consta, ainda, a possibilidade de a empresa flexibilizar a utilização de até 33 veículos do modelo de micro-ônibus, dependendo do fluxo de passageiros da linha.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Túlio, inabilidade política e frustração

tulio fontes 400 curtinha   Túlio Fontes (foto), que ainda faz mistério sobre disputa à sucessão em Cáceres, ficará mesmo fora do embate das urnas. Ex-prefeito e derrotado duas vezes para deputado estadual, ele não moveu uma palha para fortalecer o seu nanico PV. Conclusão: o partido só...

Pátio, vice, o MDB e ex-secretário

adonias fernandes 400 curtinha   Em Rondonópolis, o prefeito Zé do Pátio não desistiu de vez do seu antigo partido, o MDB, no qual militou por mais de duas décadas. Embora em rota de colisão com alguns líderes emedebistas, Pátio ainda tem bom contato com o ex-padrinho político, o...

Prefeito de Sapezal e aditivo com 15%

valdecir casagrande 400 curtinha sapezal prefeito   O prefeito de Sapezal, Valcir Casagrande (foto), autorizou o quarto aditivo de um contrato sem licitação, firmado em 2019 entre o município e a Casa de Saúde Santa Marcelina. Chamam atenção o valor e o aumento. A continuidade do atendimento aos...

Partidos acirram disputa a vice de Léo

leonardo 400 curtinha   Em Primavera do Leste, o prefeito emedebista Léo Bortolin (foto), um dos mais bem avaliados gestores mato-grossenses, convive com uma disputa acirrada de pretendentes ao cargo de vice-prefeito de sua chapa. A corrida por novo mandato está tão confortável que Léo praticamente não tem...

MDB e PRB devem se juntar em ROO

luizao 400 curtinha   Ao menos dois blocos de oposição em Rondonópolis estão levando a sério a observação do ex-governador e ex-senador Blairo Maggi, para quem Zé do Pátio ganharia a reeleição numa boa se o município tiver várias candidaturas. Ou seja, quanto...

Parlamentares numa disputa cômoda

thiago silva 400 curtinha   Parlamentares que estão se aventurando na disputa a prefeito nada têm a perder. Não precisam nem se afastar dos mandatos para concorrer ao pleito. Em caso de derrota nas urnas de novembro, continuam com suas cadeiras garantidas até 2022 (situação de estadual e federal) e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.