Cidades

Domingo, 19 de Janeiro de 2020, 10h:20 | Atualizado: 19/01/2020, 10h:21

MIGRAÇÃO

Prefeitura orienta venezuelanos acampados sobre busca de trabalho

Rodinei Crescêncio

Venezuelanos acapados na Rodovi�ria

Mulheres fazendo tapetes para o sustento de 20 famílias venezuelanas

Cerca de 20 venezuelanos de origem indígena que acampavam em um canteiro ao lado da Rodoviária de Cuiabá, na avenida República do Líbano, foram orientados pela secretaria municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano a dar entrada em carteiras de trabalho e regularizar documentos pessoas. 

A coordenadora de Proteção Social, Maggie Carolina Maidana, explica que essa não é a primeira abordagem feita com o grupo de venezuelanos e o acompanhamento acontece desde quando a Pasta teve conhecimento da situação das famílias. 

Conforme a Prefeitura de Cuiabá, os imigrantes se recusam a serem encaminhados à Pastoral, onde já tiveram problemas com outros venezuelanos abrigados na instituição. O representante do grupo, Jesus Henrique Lopez, afirmou que os conflitos são decorrentes de preconceito e diferenças culturais por conta das origens distintas de cada um. 

Ele também afirmou que o grupo, formado por 21 adultos e cinco crianças, sabe dos riscos que correm morando na rua, mas decidiram manter a decisão de não voltarem para a Pastoral. Com base na decisão dos venezuelados, a Pasta ressaltou que vai providenciar a regularização dos documentos pessoais e ajudar na busca por trabalho formal. 

A coordenadora da Pastoral dos Imigrantes, Eliana Vitaliano, destaca que a casa acolhe os estrangeiros, oferece refeições, estadia, regulariza documentos, encaminha crianças para a rede sócio- assistenciais. Além disso, por meio da Secretaria de Educação, os profissionais ajudam a inseri-las na rede municipal de ensino.

Eliana destacou que é a primeira vez que a equipe acolhe venezuelanos de origem indígena e que estão recebendo orientação da unidade nacional para entender melhor a cultura e poder ajudar nas demandas deles. 

Em 9 de janeiro, o esteve no local onde os imigrantes estavam acampados, uma das jovens de 23 anos que vive com o grupo, explicou que eles chegaram em Cuiabá no primeiro dia deste ano. Antes moravam em Manaus (AM). De acordo com ela, todos viajam sempre juntos e conseguiram fazer a viagem "pouco a pouco". 

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • TATIANE | Segunda-Feira, 20 de Janeiro de 2020, 07h45
    1
    0

    Deportação seria uma ótima opção ! Diminuiria as filas do SUS que ja é imensa, e o desemprego que ja é ALTO. É como um cancer, ou cura ou vc morre aos poucos.

  • Moreira | Segunda-Feira, 20 de Janeiro de 2020, 06h48
    2
    0

    Alguém ja viu algum haitiano pedir dinheiro na rua?

Presidente do TJ-MT assume Codepre

carlos alberto tj 400 curtinha   O presidente do TJ-MT Carlos Alberto (foto) foi eleito presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça (Codepre) do país. O cargo alça o membro de MT à liderança de discussões nacionais importantes. Dentre as atribuições do colégio...

Brecha pra futuro cassado ir à Justiça

kero kero curtinha 400   Wilson Kero-Kero (foto), ex-SD (socialista) que foi para ex-PSL (direita), anunciou ida para Podemos, mas permanecerá no partido direitista, é o relator do processo de cassação do colega Abílio Júnior, na CCJ da Câmara de Cuiabá. Na Comissão de Ética o...

Filho de Taborelli assume vaga em VG

Willy taborelli _ curtinha400   O pai coronel Taborelli está fora de combate, mas o filho Willy (PSC), suplente de vereador, vai assumir cadeira na Câmara de VG a partir de 2 de março. Vai atuar na vaga do correligionário Miguel Baracat, que se licencia para fazer tratamento de saúde. O filho do polêmico...

Sem acordo para ter apoio de Selma

otaviano pivetta 400 curtinha   O empresário e vice-governador Otaviano Pivetta, pré-candidato ao Senado, disse que, de fato, recebeu convite para se filiar ao Podemos, inclusive do deputado Medeiros, um de seus prováveis adversários nas urnas de abril, mas que segue firme no PDT. Destaca ser um admirador do senador...

Na expectativa para disputar Senado

nelson barbudo 400 curtinha   Se o TRE flexibilizar a data de filiação para quem quer concorrer ao Senado, na eleição suplementar de abril, a inflação de candidatos tende a ser ainda maior. Entrariam no páreo, além dos 10 que já se dizem pré-candidatos, o ex-governador Pedro...

Conflito armado entre Ulysses e Elizeu

ulysses moraes curtinha   Já está dando confusão no PSL/DC o acórdão feito entre os deputados estaduais Ulysses (foto) e Elizeu. O primeiro confidenciou a amigos que não pretende apoiar a possível candidatura de Elizeu ao Senado, na eleição suplementar, marcada para abril. A considerar...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.