Cidades

Sábado, 01 de Fevereiro de 2014, 17h:45 | Atualizado: 01/02/2014, 18h:02

Mobilização Permanente

Prefeituras de MT fecham as portas em protesto; manifesto em todo país

encontros_amm

 A AMM realiza todo ano o Encontro dos Prefeitos Mato-grossenses

Foi confirmado pelo Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para o dia 11 de abril o fechamento das portas das prefeituras num movimento chamado Mobilização Permanente. Na ocasião prefeitos levarão servidores e munícipes até as capitais de cada Estado. Em Mato Grosso, a AMM convocou os 141 gestores e serão convidados deputados federais e estaduais.

Na avaliação da CNM, a ação é importante para manter a atenção continuamente voltada para as dificuldades dos municípios brasileiros. Os prefeitos desejam mobilizar governo federal e Congresso Nacional para garantir, por exemplo, o aumento de 2% do FPM que ainda está pendente desde o ano passado, a distribuição dos royalties para os setores de saúde e educação, além de outras prioridades para os municípios.

Também no primeiro semestre, a AMM realiza o 31º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses. Ele acontece dos dias 22 a 24 de maio no Centro de Eventos Pantanal em Cuiabá. O evento tem como tema Municípios Fortes, Mato Grosso Sustentável.

“Vamos tratar sobre os desafios e as oportunidades para as administrações municipais visando orientar os gestores na tomada de decisão e na definição de investimentos”, afirmou o presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho do Posto (PSD).

O objetivo do encontro é incentivar o crescimento econômico sustentável em todos os municípios do Estado, fortalecendo o potencial de todas as regiões. Serão realizadas palestras, debates e painéis com a participação de representantes dos poderes constituídos. Chiquinho explica que entre as principais discussões estarão o Pacto Federativo; os royalties do petróleo; a PEC 39/13 da Senadora Ana Amélia (PP), cuja proposta aumenta de 23,5% para 25,5% a participação do FPM na distribuição da arrecadação do governo federal com o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produtos Industriais (IPI); e a PEC 116/2003, que estabelece o depósito em parcelas duodecimais mensais para pagamento de precatórios, limitado a cinco por cento da receita, no caso dos municípios.

Uma novidade do encontro desse ano é a realização da Expo Mato Grosso. Será um espaço reservado para a exposição de produtos de todas as regiões e contará com a participação dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental.  A iniciativa vai incluir a Feira do Desenvolvimento Econômico dos Municípios, o Espaço para o Desenvolvimento dos Municípios, onde devem ser expostas soluções eficientes para a gestão pública, e o Espaço Cultural e Turístico, que vai apresentar a cultura, o artesanato e a gastronomia mato-grossenses.

Paralelamente acontece o Encontro das Primeiras-Damas, que anteriormente era realizado em data diferente a dos prefeitos.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • OURO MADURO | Sábado, 01 de Fevereiro de 2014, 19h19
    0
    0

    tem prefeit ura na baixa cuiabana ,que mal abriu as portas para administrar o municipio, ex. Rosario oeste com o muro do estadio de futebol caido, lama e mato no asfalto , ruas escuras e quando chove a av Castelo Branco vira um Pantanal.estradas vicinais um caos Nao deixem Rosario virar UM VELHO OESTE , TA COMBINADO. projeto tartaruga.

Dorner vai tentar prefeitura de novo

roberto dorner 400 curtinha   Em Sinop, o empresário e ex-deputado federal por alguns meses Roberto Dorner (foto), que deixou o PSD e aderiu ao Republicanos, está disposto a encarar de novo a disputa a prefeito. Em 2016, ele perdeu para Rosana Martinelli (PR) por uma diferença de 3.388 votos. É possível que ambos...

Um líder sob insatisfação dos colegas

dilmar dal bosco curtinha 400   O líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (foto), tem enfrentado crítica velada e insatisfação dos colegas, principalmente dos deputados da base. Reclamam que o interlocutor do governador Mauro não move uma palha em defesa da liberação das emendas e, nas...

Jogada do prefeito Francis em Cáceres

paulo donizete 400 curtinha caceres   A sete meses de concluir o mandato, o prefeito cacerense Francis Maris (PSDB) lançou uma jogada estratégica para ver se "cola". Apoia publicamente para prefeito o seu diretor da autarquia Águas do Pantanal, Paulo Donizete (foto), do mesmo partido, inclusive participou da reunião...

Luta por mais leitos de UTI em Sinop

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita de Sinop, cidade pólo do Nortão, Rosana Martinelli (PR), demonstra preocupação com os poucos leitos de UTI do Hospital Regional no município. A unidade atende moradores de mais de 30 municípios da região e só dispõe de 10. Rosana diz esperar...

Priminho Riva deve disputar em Juara

priminho riva 400 curtinha   Dezesseis anos depois de comandar Juara por dois mandatos (1997 a 2004), Priminho Riva (foto) está de volta. Filiado ao PR, ele deve concorrer a prefeito. Político bastante popular e carismático, tende a enfrentar um páreo duro com dois nomes considerados fortes, o do ex-vice e que se tornou...

Contas de prefeita são reprovadas

thelma 400 curtinha   As contas de 2018 da prefeita chapadense Thelma de Oliveira (foto), do segundo ano de mandato, foram reprovadas pelo TCE-MT. Agora, cabe à Câmara Municipal aprová-las ou rejeitá-las. Em seu parecer, o conselheiro interino João Batista apontou 15 irregularidades, sendo 11 delas sobre...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.