Cidades

Sábado, 01 de Março de 2014, 07h:00 | Atualizado: 01/03/2014, 08h:31

Prefeituras de MT organizam festas de Carnaval - confira a programação

Reprodução

carnaval_MONTAGEM_1.jpg

MT tem várias opções de carnaval de rua para este ano, com shows e desfiles

O carnaval no Estado vai ter festas em várias cidades-pólos, sendo as de Arenápolis e Barra do Garças as que mais prometem com show nacionais e estrutura para  evento de rua. O Rdnews fez uma lista com as principais folias. A principal mudança, na última hora, foi em relação à Santo Antônio do Leverger. Inicialmente, o prefeito Valdir Ribeiro (PT) havia afirmado que a prefeitura não iria organizar nada na cidade. A comunidade reclamou, pois o município todos os anos apresenta uma das festas mais tradicionais da região. O prefeito conseguiu parcerias com a iniciativa privada e, então, a festa está acontecendo. Segundo João Afonso da Costa Ribeiro, chefe de gabinete, haverá o desfile dos blocos carnavalescos, o que mais atrai os foliões, e festas de rua.

Em Cuiabá, o carnaval será descentralizado. De sábado (1°) à terça (4), cinco bairros da Capital e do Distrito da Guia apresentam programação: Parque Cuiabá, Pedra 90, CPA II, Tijucal, a Praça da Mandioca e o Distrito. A expectativa da prefeitura é que cada evento receba 10 mil pessoas. Em todos os locais acontecem shows regionais, com estrutura de palco, som, luz, segurança e banheiros químicos. A folia será iniciada sempre a partir das 21h e este ano não terá matinês.

Segundo o secretário municipal de Cultura Alberto Machado, o diferencial em Cuiabá será a segurança. A entrada de menores não será permitida e os adolescentes com idade a partir de 15 anos só terão acesso se acompanhados dos pais ou responsáveis. Entre as medidas de reforço estão a instalação de tablados para melhor visualização dos policiais militares, fechamento dos bairros Tijucal e Pedra 90 com o trabalho de abordagem na entrada do evento. Também é proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores e será feita a organização e fiscalização dos ambulantes para evitar tumultos. O Corpo de Bombeiros disponibiliza viaturas em pontos estratégicos com equipamentos para atendimento pré-hospitalar e prevenção de incêndios.

O prefeito de Rondonópolis Percival Muniz (PPS) anunciou que a administração não fará o tradicional carnaval da cidade em 2014 por falta de recursos. De acordo com a assessoria de imprensa, o município apenas cedeu os espaços do Antigo Aeroporto e do estacionamento do Estádio Municipal Luthero Lopes para que a iniciativa privada realize as folias de carnaval.  

A festa em Arenápolis teria apenas um dia de entrada gratuita, mas segundo assessoria do evento, agora, o carnaval terá também um dia de matinê de graça, a terça. Serão quatro bandas divididas em cinco noites de festividades. Todos os anos Arenápolis recebe entre 20 e 25 mil pessoas, mas espera mais, pois a previsão do tempo não aponta chuva na região. Um ponto interessante do evento em Arenápolis é que todos os anos a prefeitura firma parcerias com entidades locais, a fim de doar o dinheiro arrecado com os ingressos. Neste ano, a beneficiada será a APAE.

Barra do Garças já começou a festividades. Ontem aconteceu a abertura, com a entrega da chave da cidade com o prefeito Beto Farias (PSD), o Rei Momo e a Rainha do Carnaval. As noites terão bandas baianas conhecidas nacionalmente e serão gratuitas para a população. O gestor ainda comenta que a expectativa é de que não chova. “Ainda assim, colocamos tendas na avenida para a população se proteger um pouco no caso de chuva”, conta.

Chapada dos Guimarães continua com o tradicional desfile dos blocos. A prefeitura viabilizou equipamento de som e banda para tocar na praça central durante a manhã, já que os desfiles são apenas no período da tarde.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Daniel Henrique | Sábado, 01 de Março de 2014, 12h22
    1
    0

    Eu acho que o carnaval em Cuiabá e em Mato Grosso, deveria ser patrocinado pela iniciativa privada. O recurso usado pelo poder público para patrocinar carnaval, seriam usados para melhoria nas cidades, tapar buracos, melhorar e construir estradas, investir mais na Segurança, Educação e na Saúde. É o que eu penso.

Fazendo politicagem sobre Covid-19

rubia fernanda 400 curtinha   A tenente-coronel Rúbia Fernanda, pré-candidata ao Senado pelo Patriota, não só ignora medidas protetivas em relação à Covid-19, como isolamento social, mantendo agenda de visitas e reuniões, como passou a fazer politicagem com coisa séria. Numa...

Punição a 2 ex-presidentes da Câmara

haroldo curtinha 400   Apesar de ter julgado regulares as contas de gestão de 2016 da Câmara de Cuiabá, ano em que teve dois presidentes, o já falecido Júlio Pinheiro, entre janeiro e junho e, depois, Haroldo Kuzai (foto), de 20 de junho a 31 de dezembro, o conselheiro interino João Batista Camargo, em...

Guiratinga, frota sucateada e a farra

sinval vilela 400 curtinha   O vereador Sinval Vilela (foto), do DEM, disse que em Guiratinga, administrada por Humberto Domingos, o Bolinha, está havendo farra com dinheiro público. E lista descasos e atos de incompetência do prefeito. Conta que a prefeitura possui um caminhão pipa, mas está encostado no...

Verba a quem não tem litígio à União

emanuel pinheiro 400 curtinha   Apesar do governo estadual anunciar que está recebendo os R$ 359 milhões da União, essa verba oriunda do chamado Orçamento da Guerra (Emenda Constitucional 106) para ajuda no combate ao coronavírus só será liberada a partir do próximo dia 9 e para quem, seja...

Salgadinhos sim; caminhão pipa, não

humberto bolinha 400 curtinha   Em Guiratinga, o prefeito Humberto Domingos, o Bolinha (foto), resolveu homologar na última segunda, 1º de junho, processo licitatório para contratar uma empresa com vistas a fornecer salgadinhos nas 11 secretarias municipais. Vão ser gastos com salgados R$ 21,7 mil. No mesmo dia, Bolinha...

Nepotismo e demissão na gestão Pátio

leandro junqueira 400   Acuado pela notificação recomendatória do Ministério Público Estadual, o prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, não teve outra saída senão exonerar a servidora Renata Castilho Moreno do cargo comissionado de gerente do Departamento de Engenharia e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.