Cidades

Sexta-Feira, 07 de Março de 2014, 14h:24 | Atualizado: 07/03/2014, 14h:27

revolta

Presidente desabafa sobre 3 mortes na gleba Suiá-Missú – confira vídeo


De Barra do Garças

Os produtores rurais da antiga gleba Suiá-Missú estão apreensivos com a nova ordem de despejo, determinada pelo juiz da 1ª Vara da Justiça Federal, Diego Paes Moreira, que poderá ser cumprida a qualquer momento pela Polícia Federal e Força de Segurança Nacional. A decisão do magistrado, de 28 de fevereiro, ainda não começou a ser executada, no entanto, o clima é de inquietação. 

O presidente da Associação dos Produtores Rurais da Suiá-Missú, Sebastião do Prado, voltou a cobrar do Governo Federal uma posição sobre o destino das famílias despejadas em dezembro de 2012. Segundo ele, o Governo deveria pedir perdão aos produtores, indenizá-los e devolver o que é de direito. “Suiá-Missú nunca mais. Ajudei a tirar os corpos de três companheiros das cordas, que tiraram a própria vida depois de perderem tudo o que construíram na vida. Não quero que ninguém passe por uma experiência dolorida dessa”.

O presidente se diz indignado com o que aconteceu e ressalta que, até hoje, centenas de famílias ainda não têm onde morar e muito menos para onde ir. “O Incra é a maior vergonha deste país. O dia que abrir a caixa preta deste órgão, vocês vão conhecer a verdade. Eu nunca vi um assentamento ou uma terra que o Incra comprou sem pagar propina”, desabafa. 

Diante da situação, Prado promete iniciar um movimento nacional, partindo da Suiá-Missú, para defender a aprovação da PEC 215, que transfere ao Congresso Nacional o poder para avaliar e autorizar a criação de novas reservas indígenas no Brasil. Hoje esta responsabilidade é da Funai e do Governo Federal. A gleba Suiá-Missú, com 166 mil hectares, foi desocupada para dar lugar a Terra Indígena Xavante Marãiwatséde.

 

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Memario | Segunda-Feira, 10 de Março de 2014, 13h53
    0
    0

    Os índios são mais de 1.000, não meia dúzia, viu Neto. e os moradores tirados de lá eram 475 conforme levantamento da PF, e não 7.000 como divulgou certa imprensa e todo mundo sabia que Fernando Henrique Cardoso tinha demarcado e homologado a terra em 1995, e o INCRA ano passado, ofereceu um assentamento em Ribeirão Cascalheira mas os fazendeirões não deixaram que aceitassem. Os mesmos que forçaram os pobres coitados a ocupar as beiras das estradas enquanto eles ficavam com o filé mignon com milhares de hectares e agora querem defender aqueles que foram usados como bucha de canhão.

  • marlene rodrigues terterelia barbosa | Domingo, 09 de Março de 2014, 12h05
    0
    0

    Uma injustiça o que o Governo Federal esta fazendo com estes trabalhadores,,,,tirando a terra deles em favor destes indios que Vendem nossos DIAMANTES ,NOSSO OURO,,,NAO PRODUZEM ABSOLUTAMENTE NADA!!!! E SABEM SOMENTE ENCHER A CARA DE CACHAÇA!!! DESILUSAO TOTAL COM ESTA PRESIDENTA E TODA A SUA CORJA!!!!! NUNCA + TERAO UM VOTO MEU!!! VAMOS ACORDAR MEUS IRMAOS!!!!!......CHEGA DE TANTAS UNJUSTIÇAS SOCIAIS!!!!!!!

  • Rosamelia | Domingo, 09 de Março de 2014, 11h42
    0
    0

    Bom seria de Sinop a Porto Alegre, que estas nunca tem promoção. Ficaria muito grata.

  • neto | Sábado, 08 de Março de 2014, 13h42
    0
    0

    Oh Noemia, pegue os indios e leva para sua casa!!!! São milhares de hectares de terras para meia duzia de indios. Não sou contra índios, mas tirar família que estão nas terras por anos (com incentivo do governo) é um absurdo, Pelo menos deveria indenizar os posseiros para depois retira-los. E a mais pura verdade esse INCRA mão presta para nada, a não ser comprar terra com direito a retorno de propina.

  • Paulo tiarelle | Sábado, 08 de Março de 2014, 10h13
    0
    0

    Quero parabenizar O REPORTER Francis Amorim e o site RDNews por ajudar a divulgar as barbaridades, que acontece com as famílias da suia missu. o povo do Araguaia agradece ex morador da suia ?

  • ISMAEL | Sexta-Feira, 07 de Março de 2014, 23h34
    0
    0

    e bem mato grosso , o bla , bla vai voltar ai sim quando o blairo BLA, BLA VOLTAR ALE VAI MANDAR A DILMA E O PT FUZILAR , ANIQUILAR ACABAR , EXTERMINAR OS POVOS DE CASCALHEIRA ATE NA VILA RICA , OU SEJA , QUERO TODAS AS TERRAS SÓ PARA MIM , SE PREPARA, POVO DO XINGÚ .

  • Noêmia | Sexta-Feira, 07 de Março de 2014, 22h10
    1
    2

    Esses posseiros precisam isto sim criar vergonha na cara. Sabiam que as terras pertenciam aos silvícolas, mas quiseram tirar vantagem disso. Agora, faz-se a JUSTIÇA!

  • Bem tendenciosa essa matéria da agencia | Sexta-Feira, 07 de Março de 2014, 20h54
    1
    1

    Bem tendenciosa essa matéria da agencia da noticia,grilaram e possearam,terra que ja tinha dono ,os Xavantes.Não adianta lamentar agora.Tem que cobrar do grilerios que venderam as terras e do governo do MT,que titulou em cima de area da união!

Janaina, perda de um bebê e repouso

janaina riva curtinha   A vice-presidente da Assembleia Janaina Riva (foto), do MDB, que está em licença médica desde o ano passado, usou as redes sociais nesta terça (28) para comunicar luto familiar. Grávida de gêmeos, a parlamentar lamentou que um deles perdeu os batimentos cardíacos e disse que...

Jayme afirma ter 4 opções para VG

jayme campos 400 curtinha   Em meio ao debate otimista sobre pré-candidaturas do DEM nas cidades pólos, em reunião nesta segunda, no Palácio Paiaguás, Jayme Campos (foto) comentou que, em Várzea Grande, onde sua esposa Lucimar está concluindo o segundo mandato, há quatro nomes sob...

DEM agora tem 5 querendo prefeitura

fabio garcia 400 curtinha   Com o peso de quem comanda hoje em Mato Grosso os dois Poderes políticos, o Executivo e o Legislativo, com Mauro e Botelho, respectivamente, o DEM aposta na conquista não só da Prefeitura da Capital, mas também das outras nove maiores. Dirigentes do partido fizeram espécie de...

Presidente ora por harmonia no TCE

maluf 400 curtinha   Num Tribunal de Contas sob tensão, nada mais aconselhável do que um culto ecumênico para servidores e conselheiros, com participação de padre e pastor, em defesa da harmonia, união e amor no ambiente de trabalho. A ideia partiu do novo presidente Guilherme Maluf (foto), que reuniu...

PDT quer França, mas não pra suplente

allan kardec 400   Embora o deputado e secretário de Cultura do Estado, Allan Kardec (foto), presidente regional do PDT, tenha flertado com Roberto França, tentando atraí-lo para o partido e com expectativa de candidatura, não há nenhum convite para este ser um dos suplentes ao Senado na chapa de Pivetta. A ideia...

Uma candidatura jovem na chapa

otaviano pivetta 400 curtinha   Otaviano Pivetta (foto) assegurou neste domingo que não definiu ainda os dois suplentes de sua futura chapa ao Senado. Sobre Sachetti, observou que trata-se de um parceiro e amigo e que está pronto para ajudar no projeto, sem fazer imposição para assumir suplência, assim como o...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Sobre a senadora Selma Arruda, que teve mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico, você acha que ela foi...

ingênua

corrupta

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.