Cidades

Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2020, 08h:00 | Atualizado: 14/01/2020, 18h:44

PREVISÃO PARA 2020

Professor de cursinhos preparatórios cita concursos cobiçados e dá dicas saiba mais

Luiz Antônio de Carvalho professor de cursinho preparatório concursos concurso

Professor de cursinho preparatório para concursos, Luiz Antônio de Carvalho faz previsões

Professor de concurso há 25 anos, Luiz Antônio de Carvalho, vê com otimismo o cenário para concursos públicos em 2020. Já em janeiro, as turmas estão lotadas e há indícios da abertura de editais com boas oportunidades. De acordo com ele, o ano passado foi um dos piores dos últimos tempos.

O primeiro ano de gestão do presidente Jair Bolsonaro, que determinou medidas de economia e ajuste fiscal, além do decreto de calamidade do governador de Mato Grosso Mauro Mendes (DEM), geraram frustração em concurseiros que já se preparavam para os testes. 

Apesar disso, a aprovação de um concurso para o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em 30 de dezembro, tem movimentado o setor.

Para o professor, a expectativa de um ano movimentado na área já começa a refletir no número de matrículas nos cursinhos, cerca de 20% maior com relação ao mesmo período do ano passado. 

"Os editais de concurso público estão muito vinculados a 'saúde' econômica do Estado. Quando falamos desse tema, temos que interpretar as três esferas: federal, estadual e municipal. Concursos da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e INSS, que já haviam sido aprovados e gerado expectativa, não aconteceram", cita. 

Para ter condições de aprovação deve haver planejamento de um ano a um ano e meio. Claro que esse prazo pode ser maior ou menor. Mas, no geral, é nesse tempo que o aluno começa a ter resultados positivos

Além disso, Luiz acredita que editais do INSS, PRF e ministérios sejam lançados ainda este ano. As expectativas também são boas para os concursos estaduais, já que esta foi a maior frustração de 2019. Segundo ele, o Estado já dá sinais de melhora na situação ecônomica e é provável que saiam, em 2020, certames para investigador e escrivão da Polícia Judiciária Civil. 

"A quebra de expectativa foi maior porque muitos se preparavam para o concurso da polícia há tempos. O último edital realizado foi durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa", explica o professor. 

Já no âmbito municipal, ele aponta que 2020 não deve trazer muitas novidades. Segundo ele, as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande foram as que mais realizaram concursos no ano passado, sendo editais com grande número de vagas. 

"O da área da educação municipal foi o maior de todo, foram 2.100 mil vagas, fazia anos que não era realizado também e os aprovados já estão sendo convocados. Mas, em compensação, considerando que 2020 é ano eleitoral, não consigo enxergar grandes oportunidades para o município", analisa. 

Rotina de estudos

A maior dificuldade na rotina de preparação dos concurseiros é na parte de conteúdos básicos e de raciocínio lógico. Para ele, a particularidade é reflexo da má formação no Ensino Médio e Superior. Porém, o professor ressalta que, com dedicação e rigidez nos estudos, é possível ser aprovado. 

"Para ter condições de aprovação deve haver planejamento de um ano a um ano e meio. Claro que esse prazo pode ser maior ou menor. Mas, no geral, é nesse tempo que o aluno começa a ter resultados positivos", ressalta. 

Professor na Lac Concursos, em Cuiabá, Luiz destaca que a escola abrirá novas turmas de preparação para concurso de sargento e para Polícia Civil, além das que estão em andamento para o concurso da UFMT e exame da Ordem da OAB. 

"Diante da experiência consegumos identificar o caminho para o aluno ser bem sucedido na preparação. Hoje temos turmas mais específicas, como a Master 1 e Master Class, onde alinhamos aprendizagem com teoria, treinos e exercícios. Também vamos abrir uma turma de um ano para conhecimentos básicos, onde vamos preparar a base para até seis concursos importantes", conta.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Fritado no PDT e buscando o Aliança

antonio galvan 400 curtinha   Fritado no PDT, o presidente da Aprosoja, Antonio Galvan (foto), pretende agora procurar espaço em um partido considerado de direita. E está se movimentando para assumir em MT o comando do Aliança pelo Brasil, partido que está sendo criado pelo presidente Bolsonaro. O sojicultor se mostra,...

Lúdio e incógnita sobre quem apoiar

ludio cabral 400 curtinha   Em 2010, com PT rachado, o hoje deputado estadual Lúdio Cabral (foto) não apoiou Carlos Abicalil, do seu partido, para o Senado. Preferiu virar cabo eleitoral de Pedro Taques, que se elegeu. Agora, para este pleito suplementar ao Senado marcado para 26 de abril, para preencher a vacância devido...

Cotado à cadeira de desembargador

francisco faiad 400 curtinha   É forte o movimento nos bastidores entre os juristas, dentro e fora da OAB/MT, pela indicação do nome de Francisco Faiad (foto) pela classe Quinto Constitucional à cadeira de desembargador. Bem articulado e com bom conceito no meio jurídico, Faiad foi presidente da OAB/MT por dois...

Pivetta promete permanecer no PDT

allan kardec 400 curtinha   O empresário Otaviano Pivetta, que se tornou o mais badalado nesta fase de pré-campanha ao Senado por causa da grande logística em torno do seu nome, se encontra numa saia-justa. Para líderes do Podemos com os quais passou a ter afinidade política, como os senadores Álvaro Dias e...

Ao Senado, 2 partidos e apoio para EP

elizeu nascimento 400 curtinha   Elizeu Nascimento (foto), terceiro-sargento PM licenciado, não é nada bobo. Ex-vereador pela Capital e no mandato de deputado estadual, Elizeu hoje controla o DC-MT e ainda levou aliados de confiança para o PSL-MT, partido que ainda está ligado ao presidente Bolsonaro e que só de...

Digital de Selma no apoio para Pivetta

olga lustosa curtinha 400   Mesmo com laços antigos de amizade com Otaviano Pivetta, Olga Lustosa, que está se desligando do cargo de assessora do gabinete da senadora cassada Selma Arruda em Brasília, causou aquele climão dentro do Podemos quando apareceu no encontro do PDT, neste sábado. O ato marcou o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.