Cidades

Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2020, 08h:00 | Atualizado: 14/01/2020, 18h:44

PREVISÃO PARA 2020

Professor de cursinhos preparatórios cita concursos cobiçados e dá dicas saiba mais

Luiz Antônio de Carvalho professor de cursinho preparatório concursos concurso

Professor de cursinho preparatório para concursos, Luiz Antônio de Carvalho faz previsões

Professor de concurso há 25 anos, Luiz Antônio de Carvalho, vê com otimismo o cenário para concursos públicos em 2020. Já em janeiro, as turmas estão lotadas e há indícios da abertura de editais com boas oportunidades. De acordo com ele, o ano passado foi um dos piores dos últimos tempos.

O primeiro ano de gestão do presidente Jair Bolsonaro, que determinou medidas de economia e ajuste fiscal, além do decreto de calamidade do governador de Mato Grosso Mauro Mendes (DEM), geraram frustração em concurseiros que já se preparavam para os testes. 

Apesar disso, a aprovação de um concurso para o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em 30 de dezembro, tem movimentado o setor.

Para o professor, a expectativa de um ano movimentado na área já começa a refletir no número de matrículas nos cursinhos, cerca de 20% maior com relação ao mesmo período do ano passado. 

"Os editais de concurso público estão muito vinculados a 'saúde' econômica do Estado. Quando falamos desse tema, temos que interpretar as três esferas: federal, estadual e municipal. Concursos da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e INSS, que já haviam sido aprovados e gerado expectativa, não aconteceram", cita. 

Para ter condições de aprovação deve haver planejamento de um ano a um ano e meio. Claro que esse prazo pode ser maior ou menor. Mas, no geral, é nesse tempo que o aluno começa a ter resultados positivos

Além disso, Luiz acredita que editais do INSS, PRF e ministérios sejam lançados ainda este ano. As expectativas também são boas para os concursos estaduais, já que esta foi a maior frustração de 2019. Segundo ele, o Estado já dá sinais de melhora na situação ecônomica e é provável que saiam, em 2020, certames para investigador e escrivão da Polícia Judiciária Civil. 

"A quebra de expectativa foi maior porque muitos se preparavam para o concurso da polícia há tempos. O último edital realizado foi durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa", explica o professor. 

Já no âmbito municipal, ele aponta que 2020 não deve trazer muitas novidades. Segundo ele, as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande foram as que mais realizaram concursos no ano passado, sendo editais com grande número de vagas. 

"O da área da educação municipal foi o maior de todo, foram 2.100 mil vagas, fazia anos que não era realizado também e os aprovados já estão sendo convocados. Mas, em compensação, considerando que 2020 é ano eleitoral, não consigo enxergar grandes oportunidades para o município", analisa. 

Rotina de estudos

A maior dificuldade na rotina de preparação dos concurseiros é na parte de conteúdos básicos e de raciocínio lógico. Para ele, a particularidade é reflexo da má formação no Ensino Médio e Superior. Porém, o professor ressalta que, com dedicação e rigidez nos estudos, é possível ser aprovado. 

"Para ter condições de aprovação deve haver planejamento de um ano a um ano e meio. Claro que esse prazo pode ser maior ou menor. Mas, no geral, é nesse tempo que o aluno começa a ter resultados positivos", ressalta. 

Professor na Lac Concursos, em Cuiabá, Luiz destaca que a escola abrirá novas turmas de preparação para concurso de sargento e para Polícia Civil, além das que estão em andamento para o concurso da UFMT e exame da Ordem da OAB. 

"Diante da experiência consegumos identificar o caminho para o aluno ser bem sucedido na preparação. Hoje temos turmas mais específicas, como a Master 1 e Master Class, onde alinhamos aprendizagem com teoria, treinos e exercícios. Também vamos abrir uma turma de um ano para conhecimentos básicos, onde vamos preparar a base para até seis concursos importantes", conta.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Apto, ex-prefeito vai disputar Chapada

gilberto mello 400 curtinha   O ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto de Mello (foto), contesta registro no Curtinhas, citando que ele estaria inelegível por responder a alguns processos e ter amargado condenações pela Justiça - saiba mais aqui. Filiado ao PL e disposto a ir à...

PT-Cuiabá sugere disputa ao Senado

bob pt 400 curtinha   Em resolução do diretório de Cuiabá, aprovada nesta quinta após discussões ampliadas, o PT municipal, presidido por Bob Almeida (foto), decidiu recomendar à Executiva Estadual o projeto de candidatura própria ao Senado. O documento dispara críticas tanto ao Governo...

Prefeituras agora pagam 27% de TIP

neurilan fraga 400 curtinha   A reforma tributária do governo estadual, aprovada pelos deputados, incluiu 27% de taxa de iluminação pública. Antes eram isentos. Com a cobrança do tributo, a conta de energia das prefeituras vai às alturas. A fatura de Cuiabá vencida em 28 de dezembro, por exemplo, foi...

Vereadores, Tapurah, reajuste e férias

odair tapurah vereador curtinha 400   Em Tapurah, no Nortão, com menos de 15 mil habitantes, seus nove vereadores iniciam o 2020 com salário reajustado em 4,48%, seguindo a tabela do INPC. Mesmo ainda em férias, eles vão receber já na folha de janeiro R$ 5,8 mil cada. No caso do presidente Odair César Nunes...

Vereador, reunião e apoio a músicos

diego guimaraes curtinha 400   Músicos e representantes da Prefeitura de Cuiabá sentaram à mesa nesta quinta, na Câmara Municipal, para tentar resolver impasse sobre horário de funcionamento e volume do som nos estabelecimentos e também estudar ajustes na lei do Disk-Silêncio. O presidente da...

Antes, durante e depois de Bolsonaro

wilson kero-kero 400 curtinha   O vereador pela Capital, Wilson Kero-Kero (foto), que era do SD e se filiou ao PSL em 2015, muito antes da chegada do hoje presidente Bolsonaro, vai aproveitar a janela de março e pular para o Podemos. Isso não quer dizer que ele deixará de defender o governo do capitão. Assegura que...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.