Cidades

Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020, 18h:08 | Atualizado: 28/10/2020, 18h:42

Dia Mundial

Psoríase não tem cura, mas pode ser tratada; afeta 5 milhões de brasileiros

Reprodução

M�dica dermatologista Natasha Crepaldi

Médica Natasha Crepaldi destaca a necessidade de se barrar estigmas

29 de outubro é o Dia Mundial da Psoríase, uma doença imunomediada inflamatória da pele que incomoda muita gente, cercada de preconceitos e não tem cura. A data, instituída em 2004, após a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhecer a doença como enfermidade grave, é lembrada em ao menos 59 países, incluindo o Brasil, e atinge mais de cinco milhões de brasileiros em uma curva crescente ano a ano.

Doença crônica, não contagiosa, autoimune e genética, a psoríase é caracterizada pelo aparecimento de manchas e placas róseas ou avermelhadas na pele, associadas a descamação intensa e coceira. No Brasil, estima-se que a doença atinja 1,3% da população jovem e adulta, sem distinção entre homens e mulheres.

Segundo a médica dermatologista Natasha Crepaldi, as lesões podem ocorrer em qualquer região da pele, couro cabeludo e até nas unhas. Além disso, alguns pacientes apresentam a inflamação também nas articulações (artrite psoriática). Nesse caso, se não tratada precocemente, a doença pode se manifestar de forma mais grave.

“A forma mais comum, responsável por 90% dos casos, é a "vulgar ou em placas" em que há placas vermelhas com descamação branco prateada, localizada de forma simétrica nos joelhos, cotovelos, couro cabeludo e região sacral (na base da coluna vertebral)”. A médica pontua que hoje ela é considerada uma doença sistêmica, isto é, em que todo o organismo sofre.

De acordo com estudos, evidenciou-se que a Síndrome metabólica, que é composta por entre outros por obesidade/sobrepeso, alterações do colesterol e pressão alta, é um grande fator inflamatório do corpo também implicado no surgimento da psoríase.  “Existe também um forte impacto psicológico, sendo mais relacionada a quadros depressivos que as artrites e doenças do coração, devido ao estigma e preconceito que pode provocar durante as interações sociais”, acrescenta Natasha.

Diversas celebridades como Kim Kardashian, Cara Delevingne, Cindy Lauper compartilharam seus diagnósticos de psoríase nas redes sociais para incentivar as pessoas a buscarem ajuda médica. Em entrevista ao site The Times, a modelo Cara revelou que odiava seu corpo.

Reprodução

Psoriase - como se apresenta

 

“As pessoas colocavam luvas e não queriam encostar em mim porque elas pensaram que era, tipo, lepra ou algo assim. Não foi um período legal. Eu estava, tipo, lutando e fugindo por meses. Apenas constantemente no limite. E é uma coisa mental também porque se você se odeia, odeia seu corpo e a forma como você é, isso só piora e piora”, explicou.

Não é contagiosa

A dermatologista reforça a importância de se falar sobre a doença e retirar seus estigmas, esclarecendo que não é contagiosa e alertar sobre os vários fatores desencadeantes, como traumas locais, infecções bacterianas ou virais, estresse, tabagismo, alcoolismo, uso de determinadas medicações como antimaláricos, lítio e betabloqueadores.

Assim como as demais doenças crônicas, não existe cura e as lesões sempre podem voltar. Porém, com o tratamento correto, a chance de grandes períodos livre de lesões é bem alto. “É essencial o controle do estilo de vida, já que o controle dos fatores metabólicos reduz fatores inflamatórios circulantes no organismo e melhora a doença, além de parar de fumar. Os protocolos envolvem também medicações tanto em pomadas, cremes, loções e soluções até medicações via oral e mais recentemente as drogas biológicas que foram grandes aliadas nas formas mais graves”.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Candidato irritado chama EP de traste

abilio junior 400 curtinha   Abílio Júnior (foto), candidato do Podemos ao Palácio Alencastro, tem se mostrado mais irritado depois do debate promovido pela Fecomércio, na quarta à noite, quando, em vários momentos, se viu questionado e desqualificado pelo prefeito e candidato à...

Prefeito reeleito sob investigações

ze do patio 400 curtinha   A situação jurídica do prefeito populista e desgastado Zé do Pátio (foto), que acaba de ser reeleito para o terceiro mandato em Rondonópolis, sendo o segundo consecutivo, não é das melhores. Contra sua gestão tem pipocado denúncias sobre...

Prefeitos revoltados com Neurilan

neurilan fraga 400 curtinha   Vários prefeitos, especialmente os recém-eleitos, se mostram revoltados com novas manobras promovidas no estatuto da AMM pelo seu "eterno" presidente Neurilan Fraga (foto), que tenta, de todas as formas, se auto-beneficiar na eleição que deveria ocorrer em janeiro, mas que foi antecipada...

Candidato a reitor e 2 apoios fortes

dimorvan rui 400   O candidato de oposição a reitor do IFMT, Deiver Teixeira, recebeu dois apoios importantes. As manifestações de adesão à candidatura vieram dos professores Ruy Oliveira e Dimorvan Brescancim. Ruy foi candidato a reitor nos últimos dois pleitos e é um pesquisador...

Abílio e Medeiros rejeitam Fernanda

coronel fernanda 400 curtinha   Abílio Júnior e o deputado José Medeiros, presidente do Pode-MT e que foi derrotado para senador, querem distância da coronel Rubia Fernanda (foto) da campanha neste segundo turno em Cuiabá. Nos bastidores, comentam que não precisam da militar filiada ao Patriota e que ficou...

Com maioria na Câmara de Cáceres

eliene liberato 400 curtinha   A prefeita eleita de Cáceres Eliene Liberato (foto), que conquistou 15.881 votos (38,16% dos válidos), terá apoio da maioria dos 15 vereadores. Destes, oito garantiram cadeira pela coligação da própria Eliene, o que representa 53%. As duas maiores bancadas são do PSB de...