Cidades
Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2021, 14h:47 | Atualizado: 26/02/2021, 15h:32
Qualifica 300 resgata mulheres vítimas de violência e abre perspectiva, diz Márcia
Allan Pereira e Jacques Gosch
Luiz Alves/Assessoria

Primeira-dama de Cuiabá Márcia Pinheiro em entrevista ao RDTV, do portal Rdnews; ela fala da aposta da Prefeitura nos cursos de qualificação em Cuiabá
A qualificação profissional de cursos do projeto Qualifica 300 tem possibilitado a independência de mulheres vítimas de violência doméstica, segundo a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro. “Com o curso, ela tem condições de ter um ganho financeiro e que não dependa mais do seu marido agressor. Muitos se separaram e deixaram aquele lar sofrido e com tanta violência para ter uma vida melhor”, diz em entrevista exclusiva ao .
“Com esses cursos, nós tivemos um aumento grande de mulheres que conseguiram sair desse vínculo com seu marido violento para ter uma vida melhor”
Márcia PinheiroLevantamento da prefeitura referente aos últimos dois anos do Qualifica 300 aponta a participação majoritária das mulheres nos cursos já ofertados. Total de 79% do público foi formado por pessoas do sexo feminino. Em relação à faixa etária, 75% dos alunos têm de 20 a 59 anos, e apenas 19% formado por jovens abaixo de 20 anos.
Para Márcia, a dependência financeira é um dos maiores entraves para manter a mulher refém da violência doméstica. “Com esses cursos, nós tivemos um aumento grande de mulheres que conseguiram sair desse vínculo com seu marido violento para ter uma vida melhor”, pontua.
O programa já atingiu 5 mil pessoas, sendo 3,5 mil mulheres, com mais de 40 cursos em parceria com o Senac e Sesi. As aulas são dadas oferecidos diretamente nos Centros de Referência em Assistência Social dos bairros da Capital, ou carreta móveis, para facilitar o acesso da comunidade.
A primeira-dama também destaca outras ações da prefeitura voltada para a mulher em contexto de violência, como uma sala de atendimento para vítimas de agressões no Hospital Municipal de Cuiabá, que foi montado a pedido da Maria da Penha, pessoa que serviu de inspiração para a lei de combate da violência contra a mulher.
Também cita o espaço da Casa de Amparo, que funciona como um abrigo para a mulher que é retirada do lar violento por determinação da Justiça.
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Abril de 2021
-
Cidades / FERIADO
3 Américas abre praça de alimentação e lojas nesta 4ª e segue medidas anticovid
-
Cidades / CRISE NA PANDEMIA
Empresários do turismo e fretamento de MT promovem carreata e pedem socorro
-
Cidades / SÃO JUDAS TADEU
Diretor de hospital afirma que se houve falhas, não foi do seu conhecimento - leia
-
Cidades / CUIABÁ
Com pandemia, prefeitura adia para agosto quitação da 1ª parcela do IPTU
-
Cidades / REBATEU
Hospital São Luiz nega dívida milionária e diz que denúncia de credores é fake News