Cidades

Sexta-Feira, 17 de Maio de 2019, 13h:01 | Atualizado: 18/05/2019, 09h:19

Raoni ganha apoio de Macron para cercar o Parque do Xingu com muro de bambu

Reprodução

Raoni Macron

Cacique Raoni foi recebido pelo presidente Emmanuel Macron 

O presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu o líder indígena do Xingu Raoni Metuktire e assegurou apoio em sua luta para proteger a biodiversidade e os povos da Amazônia que são vítimas de crescente desmatamento. O encontro ocorreu nessa quinta (16), no Palácio do Eliseu, sede do governo da França, em Paris.   

O encontro com Macron  durou cerca de 45 minutos. Raoni estava acompanhado pelos outros líderes do Xingu - Kailu, Tapy Yawalapiti e Bemoro Metuktire. Ao final da reunião, eles levantaram os braços nos degraus do Eliseu.

Na reunião, Raoni disse que busca 1 milhão de euros para financiar muros verdes feitos de bambu para delinear a reserva do Xingu em Mato Grosso. Segundo o líder indígena, a área tem sofrido com a intrusão permanente de traficantes de madeira e de animais, garimpeiros e caçadores.

Já Macron disse que a França é um país amazônico por causa da Guiana e está comprometida com a luta contra o desmatamento e defende os direitos dos povos indígenas. O chefe de Estado francês afirmou que o país considera os índios  como atores-chave na preservação das florestas e da biodiversidade e, por isso, engajados na luta contra as mudanças climáticas.  

Após o encontro, o governo francês anunciou que apoiará o projeto de Raoni. O compromisso, inclusive financeiro, será anunciado posteriormente.

O objetivo da viagem  de Raoni de três semanas pela Europa é lançar um SOS junto à opinião pública e aos líderes políticos para salvar a grande reserva do Xingu, uma enorme área de biodiversidade de cerca de 180.000 km2. Isso porque o  desmatamento, que havia diminuído drasticamente na Amazônia de 2004 a 2012, voltou a crescer agora em janeiro: +54% em relação ao mesmo período de 2018, segundo a ONG Imazon.

Ainda que o desmatamento tenha, na sequência, caído em fevereiro (-57%) e em março (-77%), 268 km2 de floresta desapareceram no primeiro trimestre. Nos últimos 12 meses, o desmatamento registrou um avanço de 24%.

Por ocasião desta reunião, o governo francês anunciou que a França planeja sediar uma cúpula internacional de povos indígenas do mundo inteiro. A data  provável é  junho de 2020. (Com informações da  France Presse)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Queda-de-braço em Alto Araguaia

gustavo melo 400 curtinha   O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), enfrenta uma queda-de-braço com os vereadores. Recentemente, oito dos 11 parlamentares encaminharam ofício ao chefe do Executivo, inclusive com cópia para o MPE, considerando inoportuna, descabida e suspeita, neste momento de pandemia, fazer obra...

Estado amplia leitos de UTI no Sul

gilberto figueiredo 400 curtinha   O secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo (foto) reclama, sem citar nome, da forma como a prefeitura rondonopolitana está encarando a pandemia da Covid-19. Mesmo o governo federal já tendo pago diárias antecipadamente e, inclusive por três meses, de 10 leitos de...

Briga inconsequente com Santa Casa

z� do patio 400 curtinha   Acuado pela consequência da falta de planejamento e de gestão, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, está numa luta descabida de tentar encontrar culpados pelo avanço da Covid-19 no município. A prefeitura não construiu, sequer,...

2 secretários acionados sobre compras

ozenira 400 curtinha   Os secretários municipais de Cuiabá, Luiz Antonio Possas de Carvalho (Saúde) e Ozenira Félix Soares (foto), de Gestão, têm 48 horas para prestar esclarecimentos sobre compras, sem licitação, de óculos de proteção e macacões destinados a...

Valdir, conta rejeitada e pedido negado

valdirzinho 400 curtinha   Valdir Pereira de Castro, o Valdirzinho (foto), prefeito de Santo Antonio de Leverger, ingressou com pedido de revisão no TCE sobre o parecer contra aprovação das contas de 2018. O Tribunal apontou uma série de irregularidades, entre elas registros contábeis incorretos, abertura de...

Stopa vira trunfo do prefeito Emanuel

jos� roberto stopa 400   Filiado histórico do PV, José Roberto Stopa (foto) se tornou espécie de trunfo do prefeito Emanuel Pinheiro. Se o emedebista resolver buscar a reeleição, o que seria o caminho natural, Stopa pode entrar na chapa como candidato a vice ou simplesmente ficar de fora do...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a administração Emanuel Pinheiro em Cuiabá

excelente

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.