Cidades

Domingo, 12 de Julho de 2020, 08h:31 | Atualizado: 12/07/2020, 14h:53

RESTRIÇÕES NA CAPITAL

Salões e barbearias lideram ranking de denúncias por "furar" a quarentena - veja

Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá

Fiscalização na quarentena em Cuiabá

Fiscais da Prefeitura de Cuiabá lacram estabelecimento que estava enquadrado naqueles proibidos durante o período de quarentena na Capital

Entre 23 de março e 26 de junho, o Disque-denúncia da Secretaria Municipal de Ordem Pública registrou 837 denúncias contra estabelecimentos comerciais. No topo do ranking aparecem os salões de beleza/barbearias, com 181 denúncias; os supermercados, com 106; e as academias, com 67 denúncias.

Das 14 semanas registradas no balanço da Operação Integrada de Prevenção à Covid-19, os salões de beleza e barbearias não foram denunciados em apenas uma. Os supermercados ficaram de fora das denúncias em apenas quatro semanas e as academias em sete semanas ficaram de fora da lista.

Outros segmentos comerciais com alto índice de denúncias são: cursos e educação (62), bares (61), comércio de rua/ambulantes (53), distribuidoras de bebidas (48), restaurantes (40), lojas de eletrodomésticos (37), lojas de roupas (37), lanchonetes (26), utilidades (26), condomínios (24), auto peças (22) e óticas (21).

Prefeitura de Cuiabá

Gráfico com denúncias na quarentena em Cuiabá

Esses tipos de comércio somam mais de 96% das denúncias, ou 811 em números absolutos. O levantamento leva em consideração apenas as denúncias feitas em horário comercial, de segunda a sexta e no período citado. (Confira gráfico com a evolução das denúncias ao longo do período na galeria de imagens abaixo)

Além dos setores já citados, mais categorias foram denunciadas ao longo de 14 semanas de isolamento social. São elas: padarias, motéis, indústrias, lojas variadas, refrigeração, pet shops, concessionárias de veículos, lojas de embalagens, lojas de móveis, garagens de venda de automóveis, lojas de calçados, clínicas de pilates, setor de alimentos e bebidas, esporte e lazer, campos de futebol, condomínios, serviços de saúde, telefonia e internet, espaços públicos, moda e acessórios, papelarias, madeireiras, prédios comerciais, shopping centers.

Avaliação

Conforme relatório da Secretaria de Ordem Pública, houve maior resistência de acatamento dos decretos municipais por parte de muitos proprietários de bares e lanchonetes, especialmente nos bairros mais afastados do centro da cidade. O mesmo foi observado junto aos vendedores ambulantes, principalmente aqueles que trabalham com trailer de lanches, barracas de frutas, verduras e assados, aos finais de semana. Os fiscais também encontraram dificuldade em fazer cumprir os decretos junto aos camelôs que ficam na área central de Cuiabá, por se tratar de local com grande fluxo de pessoas.

Conforme o secretário de Ordem Pública, coronel Leovaldo Sales, os agentes de regulação e fiscalização não estão insensíveis à situação financeira delicada na qual a maioria da população se encontra, tanto é que focam no trabalho de conscientização e não punitivo. No entanto, precisam seguir as determinações e fazer valer os decretos municipais, que visam conter o avanço do novo coronavírus, causador da Covid-19, e mitigar o colapso no sistema público de Saúde. 

“Procuramos ter sempre o bom senso de tolerar e entender certos conflitos e não penalizar ainda mais as pessoas. Todavia, não deixando escapar de nós a certeza de que a saúde e a vida são os maiores bens que possuímos”, afirma.

Denuncie

A população pode ajudar a fiscalização da Secretaria de Ordem Pública pelo Disque-denúncia (65) 3616–9614, que atende de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Nos demais horários, finais de semana e feriado, as denúncias devem ser feitas pelo 190.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Cidadã | Domingo, 12 de Julho de 2020, 18h26
    2
    0

    Pessoal, Processa quem fechar!O governo federal decretou como serviço essencial. Tá ridículo isso! Eu fui no salão e estão cumprindo direitinho as normas de higienização. Povo, larga de ser doutrinado e não denuncie!!!

  • Nivaldo Camargo | Domingo, 12 de Julho de 2020, 14h05
    3
    0

    Com certeza quem denunciou, foram aqueles que mama nas tetas do Governo e não sabem o que é matar um Leao por dia para sobreviver.

  • Cidadã | Domingo, 12 de Julho de 2020, 13h11
    3
    0

    Pessoal, Processa quem fechar!O governo federal decretou como serviço essencial. Tá ridículo isso! Eu fui no salão e estão cumprindo direitinho as normas de higienização. Povo, larga de ser doutrinado e não denuncie!!!

Arco de alianças define vice de Eliene

eliene liberato 400 curtinha   A professora e vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (foto), pré-candidata do PSB à sucessão municipal, disse que a definição do nome para vice de sua chapa só sairá na pré-convenção. Até lá, o amplo arco de alianças...

Pesquisa derruba discurso de Jayme

jayme campos 400 curtinha   O resultado da pesquisa Analisando, que traz Emanuelzinho com boa vantagem nas intenções de voto sobre todos os pré-candidatos a prefeito de Várzea Grande, está provocando uma reviravolta nos bastidores. Os dados vieram a público nesta quinta, em publicação no...

Tucano dá título a Bolsonaro em Sinop

dilmair callegaro 400 curtinha   O presidente Jair Bolsonaro, que comanda o país desde janeiro do ano passado, irá receber o título de Cidadão Sinopense, mesmo sem previsão de pisar os pés, por enquanto, ao município considerado Capital do Nortão. A homenagem partiu do vereador do PSDB Dilmair...

Ação pró-Thiago, mas Luizão resiste

carlos bezerra 400   Com uma pesquisa debaixo do braço, cujo resultado traz Thiago Silva na dianteira na corrida à Prefeitura de Rondonópolis, inclusive na frente do prefeito Zé do Pátio (SD), o MDB de Carlos Bezerra (foto) tenta convencer o empresário Luizão (PRB) a recuar para apoiar o...

Padrinho político de Fabio a prefeito

mauro mendes 400 curtinha   Após se reunir com o governador Mauro Mendes (foto) na sexta (14), o suplente de senador Fabio Garcia, presidente regional do DEM, deve oficializar sua pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá. Fabinho quer discutir com Mauro, que é seu padrinho político, o arco de aliança e...

4 ex-prefeitos se juntam em Chapada

gilberto mello 400 curtinha   Considerado nome mais forte da oposição, Gilberto Mello (foto), do PL, lançou sua pré-candidatura à sucessão em Chapada dos Guimarães com apoio de nada menos que três ex-prefeitos, fora ele próprio, que administrou o município entre 2005 e 2008....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.