Cidades

Sexta-Feira, 17 de Maio de 2019, 09h:53 | Atualizado: 17/05/2019, 10h:05

SAÚDE

Saúde alerta para vírus que causa dengue letal e de ágil evolução registrado em MT

Reprodução

aedes-aegypti

Mosquito Aedes carrega novo vírus em circulação de alto potencial ofensivo ao ser humano

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, emitiu um alerta aos municípios para a identificação do vírus DENV-2, um tipo de dengue que evolui rápido e pode levar a óbito. De acordo com a área técnica, existe um risco de reinfecção e do surgimento de casos mais graves, especialmente em crianças. As redes municipais de saúde estão sendo orientadas a avisar o Governo sobre casos.

“Orientamos aos profissionais de saúde dos municípios que notifiquem todos os casos suspeitos das arboviroses dengue, chikungunya e zika, considerando o cenário epidemiológico dessas doenças. Ao observar os sintomas, é preciso que os profissionais redobrem a atenção”, recomenda a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SES-MT, Alessandra Moraes.

Orientamos aos profissionais de saúde dos municípios que notifiquem todos os casos suspeitos

Trecho de nota da SES

Segundo a pasta, o vírus já circulou no Estado em 2011. Na época, houve o bloqueio epidemiológico que evitou uma epidemia. Os casos considerados suspeitos do novo tipo apresentam febre de duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas juntas, dor ao redor dos olhos, cansaço e irritação na pele, além da exposição à área com transmissão de dengue ou com presença de Aedes Aegypti nos últimos quinze dias.

A Vigiância Estadual orientou os municípios de Mato Grosso sobre como deve proceder para enviar amostras para diagnóstico laboratorial dos casos suspeitos deste novo tipo da dengue. O Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) é a referência estadual para esses exames.

Alessandra alerta ainda que, nos casos de dengue grave ou óbitos com suspeitas da doença, a notificação aos serviços da Vigilância Epidemiológica Municipal e Estadual deve ser feita imediatamente. Outra recomendação às redes municipais é para que seja feita e investigação de antecedentes epidemiológicos do paciente.

“É importante enfatizar que, ao ser infectado por um sorotipo do vírus da dengue, a pessoa cria imunidade permanente contra esse sorotipo, entretanto, também cria anticorpos que podem agravar uma infecção caso seja infectado por um sorotipo diferente”, explicou a coordenadora.

O comunicado de alerta da SES-MT ressalta ainda que a notificação de doenças e agravos de saúde pública, além de ser uma obrigação legal do profissional de saúde, tem como objetivo sinalizar a ocorrência da doença e desencadear ações de Vigilância em Saúde (Com Assessoria).

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • geraldo | Sexta-Feira, 17 de Maio de 2019, 12h03
    2
    0

    Tem é que fazer uma operação de limpeza forçada nos terrenos baldios e cobrar a limpeza,tem que entrar nas casas dos moradores principalmente onde os índices são alarmantes,já denunciei sobre terrenos sujos no Araés e ninguém faz nada,na travessa joaquim da costa siqueira quase em frente a igreja seicho no ie e próximo da igreja adventista tem uma casa abandonada com matagal esconderijo de maconheiro e ninguém da administração municipal faz nada.

Matéria(s) relacionada(s):

Vander forte pela oposição em Tangará

vander masson curtinha   O nome mais forte hoje da oposição em Tangará da Serra, do ponto de vista da densidade eleitoral, é do empresário Vander Masson (foto), que ficou em terceiro lugar para prefeito em 2016 e, no pleito do ano passado, concorreu e perdeu para deputado federal. Filho do ex-prefeito e...

Prefeito de Tangará prepara sucessor

wesley torres curtinha tangara   Em Tangará da Serra, cidade pólo do Médio-Norte, o prefeito emedebista Fábio Junqueira, que está no segundo mandato, quer lançar à sucessão Wesley Torres (foto), diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Em...

Ex-tucano histórico agora reforça PSB

aparecido alves curtinha   O ex-deputado por alguns meses e ex-presidente do Intermat na época do Governo Dante, Aparecido Alves, o Cido (foto), se filiou neste sábado ao PSB, um mês depois de ter deixado os quadros do PSDB, do qual era considerado militante histórico, inclusive desde a década de 1990. Sua ficha...

França vira Plano B do PSB a prefeito

roberto franca curtinhas   O PSB, comandado no Estado pelo deputado Max Russi, tinha esperanças de lançar a prefeito de Cuiabá o hoje presidente da Câmara Municipal, vereador Misael Galvão. Mas frustrou-se. O próprio Misael, governista de carteirinha e já comprometido com o projeto de...

MM cancela visita para evitar grevistas

mauro mendes curtinha   Precavido, Mauro Mendes cancelou de última hora a presença no encontro do PSB neste sábado, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. É que em um outro auditório, mas dentro do mesmo hotel, acontecia, em paralelo, o encontro estadual do PT e com participação de...

TCE livra delator de pagar R$ 412 mil

junior mendon�a curtinha   O delator premiado e encrencado com a Justiça em vários processos Gércio Marcelino Mendonça Júnior, o Júnior Mendonça (foto), da Comercial Amazônia Petróleo, conseguiu perdão do TCE de R$ 412,5 mil, bem como de uma multa proporcional...

MAIS LIDAS

ENQUETE

Tramita na Câmara Federal o projeto 832/2019, do deputado José Medeiros, requentando uma proposta de 2007 do então deputado Jair Bolsonaro, propondo extinguir o Exame da Ordem como exigência para inscrição na OAB e, assim, poder exercer a profissão. O que você acha disso?

Concordo - esse Exame tem de acabar

Discordo - bacharel precisa, sim, se submeter ao Exame

Sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.