Cidades

Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 18h:07 | Atualizado: 17/09/2019, 18h:15

AÇÃO DE FACÇÃO

Seis reeducandos são "chicoteados" por outros presos que cumprem pena na PCE

Divulgação

Reeducandos agredidos PCE

Reeducandos agredidos por outros dentro da PCE, na Capital, com marcas nas costas e em outras partes do corpo

Seis reeducandos que cumprem pena na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, foram espancados por outros presos da unidade na madrugada desta segunda (16). Conforme a presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen-MT), Jacira Maria da Costa, servidores que faziam a ronda flagraram a agressão e retiraram as vítimas da cela. 

Por meio de nota, a assessoria da secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) alegou que as imagens sobre a violência que viralizaram nesta terça (17), correspondem a uma agressão ocorrida contra dois detentos, no início da operação pente-fino na PCE, deflagrada no dia 13 de agosto. 

Conforme Jacira, a suspeita é de que o preso agredido faça parte de uma organização criminosa. Para ela, a volta das visitas, que ficou suspensa por 30 dias durante a primeira fase da operação, pode ter culminado na agressão, já que os presos voltaram a receber informações de fora da prisão. 

Em uma filmagem, um dos agentes penitenciários pergunta aos detentos o motivo deles estarem machucados e quem teria provocado as agressões. Os presos respondem que foram agredidos por outros dois detentos conhecidos como "Borracha" e "Baiano". 

Apesar das afirmações, Jacira afirmou que ainda não é possível indicar quem teria começado com as agressões. Segundo a presidente do Sindspen, os detentos teriam sido agredidos por um tipo de fio, já que tinham marcas de "chicotadas" nas costas. Nas fotos também é possível ver que alguns deles possuem marcas de socos no rosto e abdômen. 

"Os servidores questionaram o motivo das agressões, mas os presos se negam a falar, porque são assuntos criminosos que eles resolvem entre eles. As agressões foram vistas durante uma ronda, os agentes estranharam a movimentação. Mas as vítimas nem gritavam, nem isso eles [os presos] permitem", disse. 

Os detentos foram encaminhados para atendimento médico, mas, até o momento, não há informações sobre o estado de saúde deles. A Sesp informou que, desde a retomada das visitas na PCE, nenhum tipo de ocorrência foi registrada. 

Um dos procedimentos internos adotados para garantir que não haja tumultos, é de que os presos retornem para as celas e somente após esse procedimento, os visitantes serão liberados para saída da unidade.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Walter bezerra | Segunda-Feira, 03 de Fevereiro de 2020, 09h13
    0
    0

    Walter bezerra , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Paulo | Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019, 07h11
    0
    0

    Paulo, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • joao | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 21h23
    6
    2

    Em presídios isto é normal.

  • Advogada | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 21h06
    4
    5

    A pena pelos crimes cometidos já está sendo cumprida, quer sejam bandidos de profissão ou eventual. São pois, tutelados pelo Estado que, em hipótese alguma, deve permitir isso.

  • Jacobs Gunter | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 18h58
    4
    2

    Que se foram... Isso não é assunto nosso. Devemos deixar isso Para direito penal do INIMIGO!

Puxando o "rei" pra baixo em Tangará

reinaldo morais 400 curtinha   A pré-campanha ao Senado do empresário Reinaldo Morais (foto), o "rei dos porcos", evangélico e bolsonarista, vem ganhando aceitação popular em vários municípios. Mas, em Tangará da Serra, enfrenta muita resistência. Algumas pessoas próximas ao...

3 estaduais e 2 federais para prefeito

juarez costa 400 curtinha   Se na Assembleia, três dos 24 deputados se articulam por candidatura a prefeito, na Câmara Federal dois entre oito da bancada mato-grossense também pretendem fazer o mesmo. Tratam-se do emedebista Juarez Costa (foto), que apostará todas as fichas no retorno ao comando de Sinop, e do petebista...

PSDB rachado sobre nome a prefeito

ricardo saad 400 curtinha   O tucanato enfrenta uma incógnita em Cuiabá. A bancada na Câmara, hoje composta pelos vereadores Renivaldo Nascimento, Ricardo Saad (foto) e Toninho de Souza, defende apoio ao projeto de reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro. O partido, presidido na Capital por Saad, já faz parte...

Poucos da AL se arriscam pra prefeito

silvio favero 400 curtinha   Inicialmente seriam seis dos 24 deputados estaduais dispostos a concorrer ao pleito de novembro deste ano. Mas a lista vem sendo reduzida à medida que se aproxima das convenções. Sílvio Fávero (foto), por exemplo, sabe que a chance de ganhar a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, onde...

Transferindo pandemia para Cuiabá

lucimar campos 400   Prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (foto) transferiu praticamente o pepino da pandemia da Covid-19 à gestão da cidade vizinha, comandada por Emanuel Pinheiro. Ela faz questão de enfatizar que, numa reunião com porta-vozes do governo estadual, do TCE, da Assembleia e dos dois maiores...

"Oposição desorganizada ajuda Pátio"

blairo maggi 400 curtinha   Com a experiência de quem já foi governador por dois mandatos, senador e ministro da Agricultura, o megaempresário Blairo Maggi (foto) disse, em entrevista numa live nesta sexta, com os jornalistas Eduardo Ramos e Lucas Perrone, que se a oposição não se organizar em...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.