Cidades

Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 18h:07 | Atualizado: 17/09/2019, 18h:15

AÇÃO DE FACÇÃO

Seis reeducandos são "chicoteados" por outros presos que cumprem pena na PCE

Divulgação

Reeducandos agredidos PCE

Reeducandos agredidos por outros dentro da PCE, na Capital, com marcas nas costas e em outras partes do corpo

Seis reeducandos que cumprem pena na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, foram espancados por outros presos da unidade na madrugada desta segunda (16). Conforme a presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen-MT), Jacira Maria da Costa, servidores que faziam a ronda flagraram a agressão e retiraram as vítimas da cela. 

Por meio de nota, a assessoria da secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) alegou que as imagens sobre a violência que viralizaram nesta terça (17), correspondem a uma agressão ocorrida contra dois detentos, no início da operação pente-fino na PCE, deflagrada no dia 13 de agosto. 

Conforme Jacira, a suspeita é de que o preso agredido faça parte de uma organização criminosa. Para ela, a volta das visitas, que ficou suspensa por 30 dias durante a primeira fase da operação, pode ter culminado na agressão, já que os presos voltaram a receber informações de fora da prisão. 

Em uma filmagem, um dos agentes penitenciários pergunta aos detentos o motivo deles estarem machucados e quem teria provocado as agressões. Os presos respondem que foram agredidos por outros dois detentos conhecidos como "Borracha" e "Baiano". 

Apesar das afirmações, Jacira afirmou que ainda não é possível indicar quem teria começado com as agressões. Segundo a presidente do Sindspen, os detentos teriam sido agredidos por um tipo de fio, já que tinham marcas de "chicotadas" nas costas. Nas fotos também é possível ver que alguns deles possuem marcas de socos no rosto e abdômen. 

"Os servidores questionaram o motivo das agressões, mas os presos se negam a falar, porque são assuntos criminosos que eles resolvem entre eles. As agressões foram vistas durante uma ronda, os agentes estranharam a movimentação. Mas as vítimas nem gritavam, nem isso eles [os presos] permitem", disse. 

Os detentos foram encaminhados para atendimento médico, mas, até o momento, não há informações sobre o estado de saúde deles. A Sesp informou que, desde a retomada das visitas na PCE, nenhum tipo de ocorrência foi registrada. 

Um dos procedimentos internos adotados para garantir que não haja tumultos, é de que os presos retornem para as celas e somente após esse procedimento, os visitantes serão liberados para saída da unidade.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Paulo | Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019, 07h11
    0
    0

    Paulo, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • joao | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 21h23
    3
    1

    Em presídios isto é normal.

  • Advogada | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 21h06
    2
    3

    A pena pelos crimes cometidos já está sendo cumprida, quer sejam bandidos de profissão ou eventual. São pois, tutelados pelo Estado que, em hipótese alguma, deve permitir isso.

  • Jacobs Gunter | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 18h58
    3
    2

    Que se foram... Isso não é assunto nosso. Devemos deixar isso Para direito penal do INIMIGO!

Matéria(s) relacionada(s):

Prova da lisura de membros do Gaeco

paulo prado 400 curtinha   O resultado da auditoria do TCE-MT sobre a prestação de contas do Gaeco das verbas secretas, entre 2012 e 2017, assegurando a sua legalidade, resgata a credibilidade, lisura e reputação ilibada dos membros que atuaram na época nesse braço investigativo do MPE, como o procurador e...

Posse 2 dias antes do possível retorno

maluf 400 curtinha   Guilherme Maluf (foto), que nem esquentou direito a cadeira de conselheiro, vai tomar posse na presidência do TCE-MT dois dias antes do STJ julgar um recurso que tende a suspender as medidas cautelares e definir pelo retorno ao Pleno dos cinco conselheiros afastados há dois anos. A solenidade acontece no...

Alerta sobre hanseníase nos presídios

alexandre bustamante curtinha 400   Duas secretarias do TCE ingressaram com representação contra duas secretarias de Estado. As de Controle Externo de Educação e Segurança Pública e de Saúde e Meio Ambiente acionaram no próprio Tribunal as pastas de Segurança Pública,...

Reunião pra complô desmoraliza Abílio

abilio 400 curtinha   A considerar as imagens de circuito interno de vídeo do hospital privado São Benedito, exibidas nesta quinta, durante sessão na Câmara de Cuiabá, a situação de Abílio Brunini (foto) se complica mais ainda. Investigado pela Comissão de Ética por reincidentes...

Contra mudar multas do Fundecontas

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro (foto) vetou a inclusão de um dispositivo no artigo 2º da lei de 2005 que criou o Fundo de Reaparelhamento e Modernização do TCE. Essa alteração foi aprovada pela Assembleia na sessão de 29 de outubro e, na prática, iria retirar e dar outro...

Ex-deputado quer comandar Chapada

roberto nunes 400   O ex-deputado Roberto Nunes (foto), que recebe dois vencimentos da Assembleia, um como aposentado e outro como beneficiário do extinto FAP, somando mais de R$ 30 mil mensais, está se articulando para encarar mesmo a disputa pela Prefeitura de Chapada dos Guimarães. Transferiu para lá o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.