Cidades

Sábado, 01 de Fevereiro de 2014, 07h:37 | Atualizado: 01/02/2014, 07h:43

Taques critica papel do Incra


de Barra do Garças

Rodinei Crescêncio

Taques PDT

Senador critica Incra e diz que é ineficiente

O senador Pedro Taques (PDT), cobrou do Incra reforma agrária e agrícola verdadeira e não apenas desapropriação de terras. O senador lamentou a situação precária em que as famílias vivem nos assentamentos e projetos de assentamentos em Mato Grosso. No giro de 13 dias pela região do Araguaia, Taques esteve reunido com diversos sindicatos de trabalhadores e ouviu relatos da falta de estrutura e da regularização dos títulos agrários.

“É importante que a titularização seja feita de modo ágil, pois com os papéis nas mãos, essas famílias podem acessar programas e financiamentos, melhorando a produção e qualidade de vida. Hoje, infelizmente, o Incra é chamado de ‘incravado’”, disse o senador.

O pedetista lembrou  que quando um sindicato ou associação solicita a presença do Incra para realizar uma vistoria leva-se muito tempo, por ausência de condições financeiras para transporte ou falta de servidores. Além disso, as estradas dos assentamentos se encontram em péssima qualidade.

 Na visita ao Araguaia, o presidente do Sindicato Rural de São Félix do Araguaia, Manoel Ferreira, ressaltou que não é preciso a desapropriação de terras em Ribeirão Cascalheira ou Santa Terezinha, mas, sim reorganizar os mais de 60 assentamentos da região, pois a maioria está se tornando latifúndio ou fazenda.

O senador lamentou o que classificou como “aparelhamento” do Incra e, com isso, a ineficiência do órgão. No final do ano passado, Taques esteve reunido com o presidente do órgão, em Brasília, cobrando a liberação de recursos bloqueados para os assentamentos em Mato Grosso. 

Ele prometeu, na ocasião, cobrar do Incra e do Ministério de Minas e Energia, maior abrangência do programa "Luz para Todos", uma das principais reivindicações dos assentados que vivem às escuras. (Com assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • jose maria quinta feira 03 04 2014 | Quinta-Feira, 03 de Abril de 2014, 21h30
    0
    0

    senador, olha com carinho a questão da reforma agriria no baixo Araguaia,esse governo do pt e pior gorveno na questão da reforma agraria do pais e incra e órgão mais ´pilantra na região do Araguaia, eles recebe proprinas dos fazendeiros para não divulgar áreas improdutivas ou individadas para governo

  • Rubens | Quarta-Feira, 12 de Março de 2014, 12h08
    0
    0

    As famílias acampadas na Gleba marzagão, região de Rosário Oeste e Nobres MT sofrem de forma igual e ainda pior. Não se tem notícia ou informação alguma do ASSENTAMENTO dessas famílias. É preciso que o INCRA assuma sua verdadeira função e mostre a " cara ". Juiz que julga, Candidato ou não candidato? No INCRA e FETAGRI de igual forma. As Famílias acampadas quem vai socorrê-las ações concretas para solucionar o " PROBLEMA" que se arrasta numa espera, abe la Deus até quando. Essas Famílias querem trabalhar, não estão embaixo e lona porque gostam de estar ali.

  • joão benhur de almeida | Quinta-Feira, 13 de Fevereiro de 2014, 16h54
    0
    0

    Senador por favor a cpi da caixa federal-loterias, por favor urgente.

  • joão benhur de almeida | Quinta-Feira, 13 de Fevereiro de 2014, 14h07
    0
    0

    senador esse governo so quer poder não quer governar dentro do que presume o estado de direito. eles são de ideologia bolivariana.

  • joao paulo | Domingo, 02 de Fevereiro de 2014, 13h44
    1
    0

    Senador o aparelhamento está em quase todos os órgãos federais!!!! Vai na Funasa de Mato Grosso senador ai o Sr. vai conhecer a realidade dos servidores de carreira. Vai verificar as perseguições e humilhações e a motivação dos servidores. Então vai entender o que ocorre hoje nos órgãos públicos.

  • Min Barroso | Sábado, 01 de Fevereiro de 2014, 19h23
    0
    0

    Caro Senador Pedro Taques, o INCRA SR13 não com falta de servidores para fazer vistoria, não falta servidor em área nenhuma, o que falta é é reorganização administrativa que só ocorreria se os dirigentes do INCRA fossem servidores de carreira. Há muitos servidores que vão lá no INCRA e nas suas unidades avançadas para preencher a planilha de ponto e vão cumprir suas funções institucionais se receberem diárias, gratificações em desvio de função e sem o devido exercício do destino da gratificação. É uma verdadeira farra do boi nas unidades do INCRA. Até mesmo comissão de sindicância não são montadas no intuito de perpetuar a impunidade. Terras desapropriadas já tem mais do que o suficiente e não são destinadas ao fim proposto. Os assentamentos no Mato Grosso estão sendo meras áreas arrendadas aos sojicultores e pecuaristas, um exemplo fácil, o assentamento Dom Ozorio em Campo Verde, é uma vergonha e todos sabem e nada é feito.

  • Kerley L Silva | Sábado, 01 de Fevereiro de 2014, 13h11
    0
    0

    Oportuna e necessária a abordagem do senador Pedro Taques (PDT) com relação a falta de seriedade do INCRA no tocante a reforma agrária e agrícola no estado. De fato, aquele órgão é encravado, burocrático e ineficiente. Um dos exemplos mais gritantes é a morosidade letárgica e atrofiante do Programa Amazônia Terra Legal. Inúmeras famílias estão à espera de regularização das áreas que ocupam a décadas. Requerimentos são protocolizados, visitas são feitas ao órgão, mas nada adianta. O programa não avança, não sai do papel e ninguém faz nada. Enquanto isso, os ocupantes ou posseiros nada podem fazer. Sem documento das propriedade, impossível falar em acesso ao crédito, seja ele público ou privado. Enquanto milhares de famílias vivem verdadeiro drama, os políticos dormem em berço esplêndido. Parabéns, senador, mas que não fique apenas no discurso. É preciso agir. A prática é mais eloquente.

Evitando nova polêmica com prefeito

mauro mendes curtinha 400   Mauro Mendes (foto) dá sinais de que pretende colocar um fim ao clima de conflito com Emanuel Pinheiro. Ao menos por enquanto. Uma semana depois de disparar críticas duras ao prefeito da Capital, levando ambos a trocar farpas e acusações, o governador foi perguntado, em dois momentos na...

Janaina, perda de um bebê e repouso

janaina riva curtinha   A vice-presidente da Assembleia Janaina Riva (foto), do MDB, que está em licença médica desde o ano passado, usou as redes sociais nesta terça (28) para comunicar luto familiar. Grávida de gêmeos, a parlamentar lamentou que um deles perdeu os batimentos cardíacos e disse que...

Jayme afirma ter 4 opções para VG

jayme campos 400 curtinha   Em meio ao debate otimista sobre pré-candidaturas do DEM nas cidades pólos, em reunião nesta segunda, no Palácio Paiaguás, Jayme Campos (foto) comentou que, em Várzea Grande, onde sua esposa Lucimar está concluindo o segundo mandato, há quatro nomes sob...

DEM agora tem 5 querendo prefeitura

fabio garcia 400 curtinha   Com o peso de quem comanda hoje em Mato Grosso os dois Poderes políticos, o Executivo e o Legislativo, com Mauro e Botelho, respectivamente, o DEM aposta na conquista não só da Prefeitura da Capital, mas também das outras nove maiores. Dirigentes do partido fizeram espécie de...

Presidente ora por harmonia no TCE

maluf 400 curtinha   Num Tribunal de Contas sob tensão, nada mais aconselhável do que um culto ecumênico para servidores e conselheiros, com participação de padre e pastor, em defesa da harmonia, união e amor no ambiente de trabalho. A ideia partiu do novo presidente Guilherme Maluf (foto), que reuniu...

PDT quer França, mas não pra suplente

allan kardec 400   Embora o deputado e secretário de Cultura do Estado, Allan Kardec (foto), presidente regional do PDT, tenha flertado com Roberto França, tentando atraí-lo para o partido e com expectativa de candidatura, não há nenhum convite para este ser um dos suplentes ao Senado na chapa de Pivetta. A ideia...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Sobre a senadora Selma Arruda, que teve mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico, você acha que ela foi...

ingênua

corrupta

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.