Cidades

Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019, 10h:38 | Atualizado: 19/11/2019, 18h:31

viralizou na web

Vovó que distribuiu afeto na Parada da Diversidade tinha irmão gay - conheça

Uma senhora de cabelos brancos, com sorriso de canto a canto da boca, que não parava de dançar e distribuir abraços. Assim, ela aparece em uma das filmagens publicadas no twitter durante a Parada da Diversidade, que ocorreu no sábado (16), em Cuiabá.

A reportagem localizou a casa da senhora em uma tradicional avenida da cidade, tocou a campainha, e se deparou com a personalidade marcante de Renil Mendes Garcia, 72 anos. Cuiabana, com sotaque arrastado, ela é casada com Terêncio Marcus, mãe de dois filhos e avó de sete netos.

Rodinei Crescêncio

Renil Mendes Garcia

Renil Mendes Garcia ficou famosa ao abraçar participantes da Parada da Diversidade. Ela relata preconceito sofrido por irmão e pede mais amor ao próximo

Ela cresceu na casa em que recebeu o , onde mora desde o oito anos de idade. E, antes do falecimento do irmão caçula, dividiu bons momentos com ele. O irmão era homossexual e, por isso, desde muito cedo Renil o protegeu de ataques em uma sociedade que era ainda mais tradicional do que a de hoje.

Quando mais jovem, ela andava com um estilingue no bolso, mirava na molecada que tentava machucar seu irmão e espantava todos eles com a boa mira que tem. “Acertava em cheio, não deixava ninguém fazer mal a ele não. Subíamos a rua, que ainda era de paralelepípedo, e chegávamos em casa recebendo todo carinho do nosso pai. Fomos criados com muito amor e acredito que todos nós precisamos ser respeitados pelo que somos”, relata.

Rodinei Crescêncio

Renil Mendes Garcia

Renil Mendes Garcia esbanja carisma ao receber a equipe do Rdnews em sua casa, em que mora desde os oito anos e exibe orgulhosa os quadros da família

Antenada, tem WhatsApp, Twitter, blog e Facebook muito antes de se tornar “famosa” pelo seu afeto. Entre as coisas que mais gosta de fazer, na internet, costuma acessar os sites que falam dos famosos no Twitter e, por isso, ela quis fazer um. Além disso, fica olhando vídeos de tutoriais de crochê no Youtube, ao confessar que esse é um dos seus passatempos prediletos, pois adora fazer tapetes, capas, forros, caminhos e toalhas de mesa.

Ao exibir seus retratos de família e apontar as gerações passadas e também as mais recentes, ela se gaba que todos eles estudaram e pede para filmar também os santos, além das fotos. “De noite, quando escuta uma barulheira, pode correr aqui na sala que são eles estão brigando por espaço”, brinca, ao falar do santuário cheinho deles, como Nossa Senhora, Nossa Senhora de Fátima, São Benedito e outros.

Não demora muito e pede uma pausa na entrevista, tem que dar banho em Dona Crementina, a primeira secretária do lar que sua mãe teve e que mora com Renil há 50 anos. Hoje, Crementina tem seus 90 anos. Ela não tem nenhum parente que queira acolher e cuidar, coisa que não foi problema para a família de Renil – que fez questão de “adotá-la” após tantos anos dedicados a sua família.

A casa é grande, passa por algumas reformas, e tem um pé de caju de mais de 20 anos. Orgulhosa, a “vovózinha” da parada cata uma bacia cheia das frutas, exibe o tamanho de cada um deles, faz suco, doce e diz que não gosta de chupar – mas se a reportagem quiser, pode ficar à vontade.

Não é difícil perceber que, além de muito amorosa e de bem com a vida, ela distribui mesmo a alegria de viver até nas pequenas coisas – acolhe a equipe com apertados abraços. Perfumada, pede para que bênçãos caiam sobre a cabeça de quem quer que seja. “O importante da vida é fazermos o bem, dar mais amor ao mundo, não implicar com as pessoas pela orientação que elas têm. Sou feliz por isso, e qualquer um que entenda, vai ser feliz também”, finaliza.

Convite para parada

Segundo Renil, algumas pessoas já entraram em contato com ela sobre a próxima Parada da Diversidade, e a convidaram para subir no trio. No entanto, a vovózinha disse que, se tiver viva e com forças, quer ir caminhando junto com todos os outros pela rua. 

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • CARLOS ROBERTO FERREIRA | Quarta-Feira, 20 de Novembro de 2019, 18h19
    0
    0

    Que pessoa linda! Estou emocionado! Quero conhecê-la e abraça-la. Dona Renil faz a diferença nesse mundo de tantos preconceitos, ainda encontramos uma pessoa com tanto amor e afeto pra nos oferecer e nos dar força. Que ela seja eternamente, muito feliz!

  • Só na observação | Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019, 18h46
    6
    0

    Pessoa muito querida ! Ela é tudo isso e muito mais. Vive sorrindo e fazendo piadas; mesmo as situações mais difíceis ela enfrenta com bom humor. Ela era realmente muito unida com o João, seu falecido irmão, de quem era ferrenha defensora. Ela chegou a participar de algumas passeatas como um forma de homenagear a memória do seu querido irmão.

  • CUIABANO | Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019, 16h00
    3
    0

    O NOME DO IRMÃO????????

  • Orlandir Cavalcante | Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019, 13h49
    10
    0

    Linda...

Matéria(s) relacionada(s):

Sindal e a traição por alíquota de 14%

jovanildo antonio sindal curtinha 400   Jovanildo Antonio da Silva (foto), presidente do Sindal que já tem uma atuação pífia, agora está levando porrete de todo lado dos servidores da Assembleia. É que, ao invés de sair em defesa da categoria e se manifestar contra o projeto do governo de elevar a...

2ª suplente de Selma amarga 2 perdas

clerie fabiana curtinha 400   Clérie Fabiana Mendes (foto), que surgiu do nada na vida pública e ganhou notoriedade como 2ª suplente da senadora Selma Arruda, vai perder duas vezes. Primeiro, ficará sem o cargo eletivo, por causa da cassação da chapa, encabeçada por Selma, por caixa 2. Segundo,...

Após aprontar, Abílio pede desculpas

juca do guaran� curtinha 400   Acuado, Abílio Brunini (PSC) recorreu agora a uma outra estratégia na esperança de escapar da cassação do mandato, depois de tanto aprontar, com denúncias sem provas, constrangimento, brigas, manipulação e ataques a diversas pessoas. Da...

Cervejaria cuiabana devolve R$ 270 mi

rogerio gallo 400 curtinha   Após negociação, por intermédio do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA), uma cervejaria de Cuiabá vai devolver aos cofres públicos cerca de R$ 270 milhões nos próximos dias. O montante se refere a diferenças no ICMS...

Lei em Cuiabá veta cortar luz e telefone

misael galvao 400 curtinha   Seguindo exemplo de outros municípios, a Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto), rejeitou veto do prefeito Emanuel e promulgou uma lei, que proíbe empresas de gás e concessionárias de serviço público de energia elétrica, no caso a Energisa,...

Visita a todos setores e agradecimento

domingos neto tce 400 curtinha   Numa demonstração de humildade e respeito aos servidores, o presidente do TCE Domingos Neto visitou nesta 4ª todo os setores do Tribunal para agradecer pessoalmente o esforço, dedicação e a contribuição de cada colaborador para que sua gestão do...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.