Cidades

Sábado, 20 de Novembro de 2010, 07h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

RONDONÓPOLIS

Wellington diz que PR disputará prefeitura e lembra de Percival

Wellinton Fagundes (PR)   O Partido da República terá candidato a prefeito de Rondonópolis em 2012. É o que garante o deputado federal Wellington Fagundes, presidente regional da sigla. O parlamentar, que tem sua base política no municípi, localizado ao Sul do Estado, diz ser muito cedo ainda para falar sobre sucessão municipal. Admite, no entanto, que os partidos já se movimentam para discutir a sucessão de Zé do Pátio (PMDB). Diante do desgaste que o prefeito vem enfrentando, a sucessão já entrou na pauta da legenda tão logo se encerraram as eleições deste ano.

   É natural no mundo político, no balanço dos pleitos, desencadearem as discussões sobre a eleição seguinte, embora uma distância de dois anos separe um do outro. Wellington analisa que as definições para 2012 passam “necessariamente” pelo desempenho do governo Silval Barbosa (PMDB). Pesa ainda a postura controvertida de Pátio na eleição estadual. “Ele ficou contra tudo e contra todos de seu partido. Vamos ver como será de agora em diante, depois que todo mundo que ele defendeu perdeu a eleição”, diz Fagundes.

   Ele se refere ao fato do prefeito Zé do Pátio apoiar para o governo o ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), para senadores os candidatos de chapas contrárias à da aliança da qual seu partido fazia parte, e da mesma forma os candidatos a deputado federal e estadual. “Isso o isolou definitivamente”, arrematou Fagundes.

   E é justamente o fator Pátio que desloca o centro das atenções para a sucessão em Rondonópolis. Terceira maior cidade de Mato Grosso, Rondonópolis é celeiro de forças políticas importantes de Mato Grosso. É de lá ao menos três ex-governadores da história política recente do Estado: Carlos Bezerra (PMDB), Rogério Salles (PSDB) e Blairo Maggi (PR). Bezerra, que também foi senador, se reelegeu para deputado federal e foi prefeito da cidade. Maggi foi eleito para o Senado e Salles, que já foi prefeito, não conseguiu conquistar uma cadeira na Câmara Federal no pleito deste ano.

   Os três nomes são os ícones das principais forças políticas do município. Corre por fora o deputado estadual Percival Muniz (PPS), ex-prefeito de Rondonópolis. Embora tenha sido reeleito, o socialista sai do pleito enfraquecido. Ele apostou todas as suas fichas em Mauro Mendes (PSB) para o Palácio Paiaguás. Seu candidato perdeu logo no primeiro turno e seu partido, na aventura nacional da candidatura de José Serra, saiu ainda menor do que entrou.

   Até 2012, muita água deverá rolar por debaixo da ponte. Inclusive o futuro do PPS, que volta e meia aventa a possibilidade de se fundir ao PSDB, surgindo daí uma nova legenda. Outras fusões poderão surgir, como a do DEM com o próprio PSDB e PPS, ou apenas com um deles. Tudo, no entanto, vai depender do primeiro ano do governo Dilma, dos governos estaduais e da atuação do Congresso Nacional. O fato, no entanto, é que os partidos de oposição a Lula saíram muito enfraquecidos das eleições e devem tentar se recompor, de uma forma ou de outra, seja por meio de fusões, seja formando novas alianças ou se reciclando programaticamente.

   Todo o desenrolar dessa conjuntura vai apontar os rumos da sucessão estadual, seja em Rondonópolis, Cuiabá ou qualquer outra cidade de Mato Grosso e do Brasil. Ocorre, entretanto, que a principal cidade do Sul do Estado tem aqueles ingredientes já mencionados e um prefeito que é mais do que uma caixa de surpresas e, paradoxalmente, previsível.

   Os três maiores partidos devem lançar candidatos. Wellington Fagundes descarta concorrer. Ele cita como opções os nomes do ex-prefeito e ex-presidente da Agecopa, Adilton Sachetti, na esperança de que ele retorne ao partido, no deputado Jota Barreto, e nos vereadores Hélio Pichioni e Mohamed Zaher.

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Lucas Ribeiro. | Terça-Feira, 23 de Novembro de 2010, 22h57
    0
    0

    Essa turma do Zé do Pátio e a Turma da Butina tão é loucos, querendo ficar + 4 anos sugando das tetas municipais alheias. Só um nome representa de verdade a honestidade e eficiência e esse nome é Rogério Salles. E o Percival tmbm é um bom nome porque o povo de Rondonópolis cansou de ser maltratado nesses últimos 6 anos!!!!

  • MARCIO OLIVEIRA DANTAS | Segunda-Feira, 22 de Novembro de 2010, 11h33
    0
    0

    VALE APENA LEMBRAR QUE O PSC VAI TER CANDIDATO A PPREFEITO É O EX VEREADOR ALCIMAR BORGES , CRIADOR DA SECRETARIA DE ESPORTE , CICLOVIA DE VILA OPERARIA LEI DE ENCENTIVO AO ESPORTE E MUITAS OUTRA QUE NOS CIDADÃO SOMOS BENEFICIADOS ( VAI FIRME PORQUE QUEM LUTA PORTI E DEUS )

  • Antonio Cintra | Domingo, 21 de Novembro de 2010, 23h22
    0
    0

    Rondonopolis com certeza vai surpreender em 1012, o eleitor vai ter varias opções para votar, vai ter candidato para todos os gostos, varios partido terão candidatos proprios, inclusive o PTB.

  • jose carlos | Sábado, 20 de Novembro de 2010, 22h45
    0
    0

    tomara que isto acontese o pau vai se dobrado o ze do patio por esta o dois ano sozinho concedero o melho prefeito de rondonopolis com todo respeito o deputado weliton ja tentou por duas vezes não consegui que perde mas uma ves e ese deputado percival que não trose uma enmenda para rondonopolis 2012 vem air e o ze de novo sai fora coja da maldade rondonopolis de quen gosta de pobre poriso vamos em peso c om o ze do patio omelhor prefeito do mundo do mundo do mundo

  • cristiano | Sábado, 20 de Novembro de 2010, 20h55
    0
    0

    Pode juntar td mundo se o SACHETTI se candidatar ele dá pau em tds os outros!! Ah é o Zé cebola, como dizem aqui... não ganha nem pra presidente de bairro!!!

  • Percilia | Sábado, 20 de Novembro de 2010, 18h13
    0
    0

    É Percival é Percival ooo é Percival, é Percival que vem dando o seu alô. Inclusive valorizando os servidores concursados. Dando a eles muito valor

  • altamiro maia | Sábado, 20 de Novembro de 2010, 16h46
    0
    0

    Isto é muito bom , quantos mais candidatos se apresentarem, ficará mais facil para o atual prefeito Zé do Patio derrota-los no proximo pleito, está escritos nas tabuas da lei, Vai dar Zé do Patio outra vez, e desta vez a surra será maior, viva a democracia.

  • jeca | Sábado, 20 de Novembro de 2010, 15h54
    0
    0

    jeca, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • lincoln Silva | Sábado, 20 de Novembro de 2010, 12h00
    0
    0

    É imprecionante a cara de pau de alguns políticos, inclusive esse tal de Wellington. No momento que a casa começa a cair, com informações contundentes sobre seu envolvimento nas fraudes do araguaia, tendo outros integrantes do PR também envolvidos, começa a criar fatos políticos novos para desviar a atenção sobre acontecimentos grave que o envolve. Isso é uma vergonha!!!

  • jeca | Sábado, 20 de Novembro de 2010, 11h12
    0
    0

    Romilson cadê o noticiário da corrupção no Araguaia? Só seu site não está colaborando com o povo brasileiro.

    Resposta - Menos, Jeca. Acompanhe as matérias editadas nesta sexta e você constatará cobertura completa do caso. Uma delas está neste link, inclusive com nome das pessoas que foram presas - http://rdnews.com.br/noticia/ex-secretario-ligado-a-prefeito-esta-entre-presos-veja-a-lista - Atenciosamente - Romilson Dourado

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "Rei do Gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...

Ajudando a enterrar CPI do Paletó

luciana zamproni 400 curtinha   O Palácio Alencastro está convicto de que, assim como na primeira votação, o relatório da CPI do Paletó que propõe punição ao prefeito Emanuel e vai ser votado nesta terça, será arquivado pela maioria dos vereadores cuiabanos. O desfalque do...

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...

Niuan de fora da suplência ao Senado

niuan ribeiro 400 curtinha   O deputado federal José Medeiros não conseguiu segurar o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (foto), como primeiro-suplente de sua chapa ao Senado. Há alguns dias, o filho do ex-vice-governador e ex-deputado Osvaldo Sobrinho vinha demonstrando desejo de pular fora, em meio a...

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.