A Copa chegou

gilson_sabado_colunista

Gilson Nunes

Não adianta pensar que o que aconteceu ou deixou de acontecer sobre as obras de mobilidade, ampliação do aeroporto e etc... vai mudar a minha Certidão de Nascimento: nasci no Brasil e ele é a minha Pátria. Tenho ouvido muitos cuiabanos se queixarem de desvios de dinheiro por parte dos executores das obras e que, por conta do resultado infame apresentado, não sabem aonde colocar a cara. A vergonha também se faz presente em mim, mas, e daí? A Seleção Brasileira não tem culpa da falta de compromisso de uns e da falta de responsabilidade de outros.

Sou brasileiro e vou torcer pela Seleção Brasileira ser hexacampeã mundial. Entretanto, o meu sentimento em relação a Seleção não vai desviar minha atenção daqueles que deixaram a desejar. As consequências do que foi mal feito ou deixou de se fazer cabe à Justiça e a própria consciência dos que fizeram do dinheiro público uma tentativa de independência financeira. Esses vão cair do cavalo e não merecem credibilidade, se é que eles algum dia tiveram. 

Os “zum zuns” que se houve por aí a respeito de prováveis manifestações e protestos têm por objetivo aproveitar que os olhos do planeta terra vão estar ligados e direcionados para o Brasil e nossa capital mato-grossense para mostrar a realidade de um país que se diz “ser de todos”. Volto a repetir: sou brasileiro e vou torcer pelo Brasil em qualquer situação, em qualquer instância, pois ele é a minha Pátria.

Política e futebol não se discutem. Diante do advento da Copa do Mundo, vimos que essa frase está ultrapassada. É imprescindível dizer que, se por um lado a Seleção Brasileira vai ter que colocar o coração na ponta da chuteira para conquistar o título de hexacampeão mundial de futebol, por outro faz-se necessário que a população não confunda “alhos” com “bugalhos” na escolha de seus representantes nas próximas eleições. O que está ficando claro e evidente é que, a política, queiramos ou não, tem se revelado na contramão dos interesses sociais.

Cuiabá bem que poderia estar vivendo em lua de mel com a sua população. Quando Cuiabá foi escolhida para ser uma das sedes da Copa do Mundo, o clima que se estabeleceu nos cuiabanos era de emoção fervendo nas veias, vibrando e brindando a alegria que o futebol traduz. A nossa capital seria vista por todo o mundo. Ninguém imaginava que o desdém político pudesse interromper essa euforia e Cuiabá desencantou o sonho. Todavia, o sentimento de orgulho de ser cuiabano, de ser brasileiro, de ter uma seleção que nos representa, não deve e não pode ser compartilhada com a falta de compromisso e de respeito das autoridades. É preciso saber separar o joio do trigo.

A Seleção Brasileira não é responsável pelas magnificas Arenas construídas Brasil afora e nem é responsável pelas improbidades administrativas e dos desvios de dinheiro público das autoridades que, via de regra, usam a lei da imunidade como escudo de interesses particulares. Eles não são e não podem ser tratados mais importantes que as instituições. Quão pobres são eles! 

Mesmo que a Seleção Brasileira seja hexacampeã do mundo, os nossos problemas vão continuar se a sociedade não souber fazer valer o seu voto de confiança a quem de fato merecer confiança.

Gilson Nunes é jornalista e funcionário público e escreve neste Blog todo sábado. E-mail: gnunes01@yahoo.com.br

Postar um novo comentário

PSD reforça nome de Flávio em VG

selleman mathias 400 curtinha psd vg   Chamou a atenção a presença do presidente do diretório do PSD, em Várzea Grande, Selleman Mathias (foto), no lançamento da candidatura do empresário Flávio Vargas (PSB) à sucessão da prefeita Lucimar Campos, nesta quarta. Ao que tudo...

Selo Amiga dos Animais pra empresas

misael galvao 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto), vai conceder o selo Amiga dos Animais para 20 empresas. Até o final do ano será realizada uma sessão solene para condecorar representantes dessas empresas. E também estão previstos a entrega da Ordem do Mérito...

Fecomércio vai à AL por menos ICMS

jose wenceslau 400 curtinha   O presidente da Fecomércio, José Wenceslau Souza Junior (foto), revelou nesta quarta, numa live ao RDTV, tv web do portal Rdnews, que vai procurar os deputados para reabrir o debate sobre a pesada carga tributária praticada em MT. Ele recorda que no final de 2019, o governo estadual alardeava que...

Gestores multados por irregularidades

arivaldo 400 curtinha   Dezenas de prefeitos e ex-gestores estão sendo multados por não enviar ao TCE prestação de contas periódica, informações e documentos obrigatórios, o que é considerado falha grave. Arivaldo Medeiros de Santana (foto), prefeito de São José do Povo,...

O "pai" da destruição de documentos

jose riva 400 curtinha   Na sua delação premiada, o ex-presidente da AL, José Riva (foto), acusa o presidente do TCE, Guilherme Maluf, de ter sumido com provas que incriminavam deputados quanto ao uso de suprimentos de fundos e verba indenizatória. Só que para o MPE, foi o próprio Riva quem organizou um...

DEM dividido e quase no colo de EP

emanuel pinheiro 400 curtinha   Num almoço na casa do prefeito Emanuel Pinheiro (foto), nesta quarta, lideranças da alta cúpula do DEM de Cuiabá e Várzea Grande discutiram possível apoio à reeleição do emedebista. Essa aproximação fere de morte o Palácio...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.