Henrique Maluf

Gaviões da Fiel contra Bolsonaro

Por 12/05/2020, 07h:25 - Atualizado: 12/05/2020, 07h:30

Arte/Dayanne Dallicani

Colunista Henrique Maluf

Antes de mais nada quero deixar bem claro que sou flamenguista desde criança e estava ansioso pra assistir a campanha do Rubro Negro esse ano. Porém a postura da torcida organizada “Gaviões da Fiel” foi de vibrar como um golaço na final do brasileirão.

Nos anos 1980 o posicionamento pró-democracia da torcida Gaviões da Fiel foi potencializado pela notória militância política de seu maior craque, o Sócrates. O Doutor liderou um movimento pela democratização do futebol e pelas Diretas Já!

Vamos entender o caso. Foi neste último sábado (09), um grupo de aproximadamente 70 torcedores da “Gaviões da Fiel” se reuniram na Avenida Paulista em São Paulo para se manifestar em favor da democracia e contra um grupo de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, que saíra em manifestação. Entre os pedidos dos bolsonaristas estavam o fechamento do STF, do Congresso Nacional e um novo AI-5.

Numa pesquisa rápida aqui vi que o “Grêmio Gaviões da Fiel Torcida” foi fundada em 1969, em pleno regime militar, e que historicamente a torcida sempre se manteve ao lado da democracia brasileira. Em seu estatuto há um tópico que visa “Garantir a promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais;”.

Nos anos 1980 o posicionamento pró-democracia da torcida Gaviões da Fiel foi potencializado pela notória militância política de seu maior craque, o Sócrates. O “Doutor” liderou um movimento pela democratização do futebol e pelas Diretas Já!

A postura da torcida não é ética, mas é moral. O que a Organização Mundial da Saúde tem recomendado é o isolamento social, para achatar a curva de contaminação do novo coronavírus, o que não tem acontecido no Brasil, o que vemos é um afrouxamento no isolamento. Eram mais de 70 torcedores aglomerados, o que vai contra todas as recomendações da OMS.

Porém, em meio a uma crise mundial sem precedentes o Brasil atravessa outras grandes dificuldades, principalmente pela grande irresponsabilidade do presidente Bolsonaro em, literalmente, governar o país nessa crise.

Foram inúmeras declarações assombrosas de Bolsonaro em relação ao crescente número de mortes pela Covid-19. “É só uma gripezinha”, “Histeria”, “Não sou coveiro”, “E daí?”, “Vou fazer um churrasco” foram alguma delas, que imediatamente seguidas de uma péssima repercussão nacional e mundial.

O Brasil está em 5° lugar no ranking mundial de mortes, e muitas pessoas minimizam a pandemia, perpetuando opiniões sem o mínimo fundamento, endossadas pelo presidente da república que insiste em fazer críticas enfáticas às políticas de isolamento social adotadas por governadores e prefeitos, o que já lhe rendeu uma perda de apoio popular.

O presidente da torcida declarou que não tem como a Gaviões da Fiel apoiar um presidente que é declaradamente a favor da ditadura, pois vai contra tudo que eles sempre acreditaram

As crises no governo de Jair Bolsonaro estão num ponto muito crítico, principalmente depois das acusações feitas pelo ex-ministro Sério Moro, que apontou a já anunciada pretendida interferência do presidente sobre a Polícia Federal. O presidente está preocupado com investigações que culminam diretamente em sua família, como os casos do inquérito das Fake News, que tramita no Supremo Tribunal Federal e tem como um dos alvos o vereador Carlos Bolsonaro e a prática de “rachadinha” pelo hoje senador Flávio Bolsonaro, o famoso “Onde está o Queiroz?”.

A #ForaBolsonaro subiu no topic trends mundiais nos últimos dias o que serviu para colocar definitivamente o impeachment no cenário político. Essa perspectiva não é nada boa para a nação brasileira, dois processos de impedimento seguidos são um duro golpe na nossa tão jovem democracia.

Vendo os riscos ao seu mandato, Bolsonaro fez um movimento político qual ele sempre criticou, e aliou-se ao grupo político chamado “centrão” em troca de apoio parlamentar para uma insustentável manutenção de sua governabilidade.

O presidente da torcida declarou que não tem como a Gaviões da Fiel apoiar um presidente que é declaradamente a favor da ditadura, pois vai contra tudo que eles sempre acreditaram. Afinal Bolsonaro sempre se mostrou antidemocrático. Reflita.

Henrique Maluf é formado em Música pela UFMT, produtor cultural, pesquisador de cultura regional e arte educador. Escreve nesta coluna com exclusividade às terças. E-mail: herojama@gmail.com

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Andrade | Terça-Feira, 12 de Maio de 2020, 23h19
    1
    0

    Pessoal, leram o que este mané Zé da roça escreveu? "...todo povo brasileiro está com o Bolsonaro". Só um robô do Carluxo para escrever tamanha idiotice. Quem é o povo brasileiro? Aqueles 30% de gado que perderam toda noção da realidade e ainda defendem esta família miliciana? Aliás, menos de 30%, pois a cada dia tem muitos desses apoiadores que se arrependem de ter votado num incompetente desses. E um grupinho de de idiotas sem noção se consideram o povo brasileiro!

  • Leonildo | Terça-Feira, 12 de Maio de 2020, 19h59
    1
    0

    Gente, é praticamente impossível ter alguém tão tapado como este Zé da roça, depois de tudo que está acontecendo de ruim neste governo Bozonero. Sinceramente, ele deve estar postando aqui ordens recebidas do gabinete do ódio. Um robô a serviço da Familícia.

  • naldo | Terça-Feira, 12 de Maio de 2020, 19h55
    1
    0

    Alexandre, como você é idiota!

  • naldo | Terça-Feira, 12 de Maio de 2020, 19h55
    1
    0

    Alexandre, como você é idiota!

  • Covid no Biroliro | Terça-Feira, 12 de Maio de 2020, 15h45
    2
    0

    Ponto para a torcida corintiana!.... VAAAI CURINTIA.... PEGA FOGO CABARÉ.

  • Ze da roça | Terça-Feira, 12 de Maio de 2020, 12h17
    2
    10

    Não adianta distorcer os fatos, não adianta tentar caluniar Bolsonaro, não adianta articular segmentos contra o presidente nada disso vai funcionar de fato acabou a robaleira acabou o PT espero que nunca mais volta, espero acaba com o viés ideológico sou corinthiano e toda minha mora em São paulo meu pai é diretoria e sou Bolsonaro e todo Brasil continua com o presidente Bolsonaro.

  • Márcio | Terça-Feira, 12 de Maio de 2020, 08h42
    1
    11

    Idiota! Esse Henrique Maluf, deve ser daqueles que, além de ter sido doutrinado por marxista na UFMT, assisti a Globo o tempo todo. Suas palavras, parece os editoriais da Globo.

  • alexandre | Terça-Feira, 12 de Maio de 2020, 08h18
    1
    10

    Mimimi petebas..

Dorner vai tentar prefeitura de novo

roberto dorner 400 curtinha   Em Sinop, o empresário e ex-deputado federal por alguns meses Roberto Dorner (foto), que deixou o PSD e aderiu ao Republicanos, está disposto a encarar de novo a disputa a prefeito. Em 2016, ele perdeu para Rosana Martinelli (PR) por uma diferença de 3.388 votos. É possível que ambos...

Um líder sob insatisfação dos colegas

dilmar dal bosco curtinha 400   O líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (foto), tem enfrentado crítica velada e insatisfação dos colegas, principalmente dos deputados da base. Reclamam que o interlocutor do governador Mauro não move uma palha em defesa da liberação das emendas e, nas...

Jogada do prefeito Francis em Cáceres

paulo donizete 400 curtinha caceres   A sete meses de concluir o mandato, o prefeito cacerense Francis Maris (PSDB) lançou uma jogada estratégica para ver se "cola". Apoia publicamente para prefeito o seu diretor da autarquia Águas do Pantanal, Paulo Donizete (foto), do mesmo partido, inclusive participou da reunião...

Luta por mais leitos de UTI em Sinop

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita de Sinop, cidade pólo do Nortão, Rosana Martinelli (PR), demonstra preocupação com os poucos leitos de UTI do Hospital Regional no município. A unidade atende moradores de mais de 30 municípios da região e só dispõe de 10. Rosana diz esperar...

Priminho Riva deve disputar em Juara

priminho riva 400 curtinha   Dezesseis anos depois de comandar Juara por dois mandatos (1997 a 2004), Priminho Riva (foto) está de volta. Filiado ao PR, ele deve concorrer a prefeito. Político bastante popular e carismático, tende a enfrentar um páreo duro com dois nomes considerados fortes, o do ex-vice e que se tornou...

Contas de prefeita são reprovadas

thelma 400 curtinha   As contas de 2018 da prefeita chapadense Thelma de Oliveira (foto), do segundo ano de mandato, foram reprovadas pelo TCE-MT. Agora, cabe à Câmara Municipal aprová-las ou rejeitá-las. Em seu parecer, o conselheiro interino João Batista apontou 15 irregularidades, sendo 11 delas sobre...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.