Henrique Maluf

Ixpia, o festival online de música matogrossense

Por 21/04/2020, 08h:04 - Atualizado: 28/04/2020, 07h:24

Dayanne Dallicani

Colunista Henrique Maluf

Ressignificar, esse é o assunto nos últimos dias, o que faremos quando tudo passar? Qual a maior lição que tiraremos disso tudo? No que vamos melhorar? São várias as dúvidas, os medos, as tentavivas, as buscas por algo que nos aproxime e que faça com que essas incertezas sejam amenizadas.

O isolamento passou a ser obrigatório em quase todos os lugares do mundo, o que fez com que artistas, gravadoras e organizações buscassem alternativas para que o distanciamento não afastasse em definitivo os artistas do seu público. Nesse sentido a saída estão sendo as lives

O setor de entretenimento será praticamento o último a estabilizar, o fechamento de espaços culturais, bares, casas de show, cancelamentos de shows e festivais, tem deixado vazia a mesa dos músicos, e pior, tem tirado o que de melhor um artista pode ter, o público.

O isolamento passou a ser obrigatório em quase todos os lugares do mundo, o que fez com que artistas, gravadoras e organizações buscassem alternativas para que o distanciamento não afastasse em definitivo os artistas do seu público.

Nesse sentido a saída estão sendo as lives, o que também não é nenhuma novidade, pois essa ferramenta já existe há muito tempo, a diferença é que eram usadas com mais frequência pela “nova geração’’, por pessoas que estão mais inteiradas e literalmente, conectadas ao universo hi-tech e suas possibilidades. O pessoal um pouco mais “das antigas” não estão, ou pelo menos não estavam por dentro das lives, as preocupações eram outras, como correr atrás de fechar shows, das relações interpessoais que se dão nas movimentações artísticas. Em várias partes do mundo, diversos shows já foram realizados e outros tantos estão programados para os próximos dias com nomes famosos e não tantos.

Visualizando esse delicado momento e a necessidade de fomentar a música da terra, principalmente a autoral, os músicos Rauni Valentin, da banda cacerense “O Mormaço Severino” e o canta autor André Coruja estão produzindo o “Festival Ixpia”, um festival online com artistas de Mato Grosso.

Ixpia será realizado de 24 de abril a 3 de maio, são mais de 70 artistas, numa média de 9 apresentações por dia. A grande maioria dos músicos são engajados na cena autoral mato-grossense e nacional. Artistas que produzem a arte que está fora dos grandes mercados fonográficos, em sua maioria, artistas alternativos. O festival conta também com cantores que se dedicam a interpretação, ou seja, o couvert, ou cover, o que foi pensado para que o festival atraia o maior número de espectadores.

Uma super ação que está mobilizando muita gente boa, o objetivo maior do festival é a conscientização do público do quanto é importante o distanciamento social para diminuição dos impactos causados pela pandemia de Covid-19.

Um momento único da nossa história, estamos atentos do quanto é delicado, mesmo com grandes dificuldades financeiras, o festival optou por não fazer nenhum tipo de campanha de arrecadação monetária. A ideia é proporcionar entretenimento gratuito e online para quem está enfrentando a pandemia do novo coronavírus sem sair de casa.

Um suspiro para os artistas, que longe dos palcos encontram no Ixpia Festival uma solução imediata para a reaproximação com seu público. As ações de toda produção do festival tem sido feita por um grupo de WhatsApp, o que tem reforçado o caráter colaborativo entre os artistas envolvidos.

Festivais online estão acontecendo por todo o mundo, de Rolling Stones a completos desconhecidos, ambos ajudam a sensibilizar a população para a necessidade de ficar em casa durante a crise do coronavírus

Há um ditado que diz que aprendemos pelo amor ou pela dor, dessa vez a dor tem dado um fruto incrível para a cena artística alternativa mato-grossense, num movimento que sintetiza o espírito mútuo colaborativo e solidário através do diálogo.

Uma das cláusulas do regulamento do Ixpia Festival me chamou atenção, e diz que “não será tolerado nenhum posicionamento racista, machista, misógino, homofóbico, lgbtfóbico ou que denote preconceitos de quaisquer naturezas”, um posicionamento muito importante, principalmente frente a uma crescente onda de intolerância que vem ganhando voz e força em nosso país.

Festivais online estão acontecendo por todo o mundo, de Rolling Stones a completos desconhecidos, ambos ajudam a sensibilizar a população para a necessidade de ficar em casa durante a crise do coronavírus.

Acabam sendo também programas solidários, que ajudam a manter o senso de comunidade entre artistas e fãs, e ajudam a dar colorido e alegria a esses dias de isolamento e de incertezas. Aproveitem o Ixpia Festival, apoie os artistas da nossa terra.

Henrique Maluf é formado em Música pela UFMT, produtor cultural, pesquisador de cultura regional e arte educador. Escreve nesta coluna com exclusividade às terças. E-mail: herojama@gmail.com

Postar um novo comentário

Dorner vai tentar prefeitura de novo

roberto dorner 400 curtinha   Em Sinop, o empresário e ex-deputado federal por alguns meses Roberto Dorner (foto), que deixou o PSD e aderiu ao Republicanos, está disposto a encarar de novo a disputa a prefeito. Em 2016, ele perdeu para Rosana Martinelli (PR) por uma diferença de 3.388 votos. É possível que ambos...

Um líder sob insatisfação dos colegas

dilmar dal bosco curtinha 400   O líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (foto), tem enfrentado crítica velada e insatisfação dos colegas, principalmente dos deputados da base. Reclamam que o interlocutor do governador Mauro não move uma palha em defesa da liberação das emendas e, nas...

Jogada do prefeito Francis em Cáceres

paulo donizete 400 curtinha caceres   A sete meses de concluir o mandato, o prefeito cacerense Francis Maris (PSDB) lançou uma jogada estratégica para ver se "cola". Apoia publicamente para prefeito o seu diretor da autarquia Águas do Pantanal, Paulo Donizete (foto), do mesmo partido, inclusive participou da reunião...

Luta por mais leitos de UTI em Sinop

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita de Sinop, cidade pólo do Nortão, Rosana Martinelli (PR), demonstra preocupação com os poucos leitos de UTI do Hospital Regional no município. A unidade atende moradores de mais de 30 municípios da região e só dispõe de 10. Rosana diz esperar...

Priminho Riva deve disputar em Juara

priminho riva 400 curtinha   Dezesseis anos depois de comandar Juara por dois mandatos (1997 a 2004), Priminho Riva (foto) está de volta. Filiado ao PR, ele deve concorrer a prefeito. Político bastante popular e carismático, tende a enfrentar um páreo duro com dois nomes considerados fortes, o do ex-vice e que se tornou...

Contas de prefeita são reprovadas

thelma 400 curtinha   As contas de 2018 da prefeita chapadense Thelma de Oliveira (foto), do segundo ano de mandato, foram reprovadas pelo TCE-MT. Agora, cabe à Câmara Municipal aprová-las ou rejeitá-las. Em seu parecer, o conselheiro interino João Batista apontou 15 irregularidades, sendo 11 delas sobre...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.