Henrique Maluf

Mangueira 2020: Jesus(es), minorias e Bolsonaro

Por 25/02/2020, 07h:51 - Atualizado: 25/02/2020, 07h:58

Dayanne Dallicani

Colunista Henrique Maluf

A Estação Primeira de Mangueira, ou simplesmente Mangueira, é uma escola de samba do Rio de Janeiro, uma das mais tradicionais sendo a segunda com mais títulos, um total de 20, atrás apenas da Portela, com 22.

O Carnaval do Rio de Janeiro é o maior do mundo, os holofotes miram o sambódromo para apreciar essa linda festa. A Mangueira é a atual campeã e conquistou seu último título com um enredo muito forte e engajado, em que contava a história do Brasil dando foco aos nossos heróis da resistência negra e indígena.

O atual carnavalesco da escola é o jovem Leandro Vieira, que estreou em 2016 conquistando o título de campeã num samba enredo que homenageava Maria Bethânia. Leandro trouxe enredos mais politizados para a Mangueira, em 2019 foi fortemente aplaudida ao falar da vereadora Marielle Franco, num desfile que ficará para posteridade, a campeã do povo.

Neste último domingo (23) a Mangueira clamou por respeito e tolerância, apontando a violência e o fundamentalismo religioso como algozes das minorias sociais, e para ilustrar seu pedido desfilou uma das histórias mais contadas do mundo, a de Jesus Cristo, porém de uma maneira diferente da que sempre ouvimos. A escola trouxe várias versões de Jesus e de como ele poderia ser nos dias atuais, um índio, uma mulher, um negro, um favelado, um preso.

A comissão de frente trouxe policias violentos agredindo os dançarinos, que representavam pobres em bailes funks no morro, entre eles, também sendo agredido, o próprio Cristo, que ali tinha a aparência que nos foi desenhada a vida toda: branco e de cabelos e barbas longas.

No carro abre-alas a cantora Alcione e Nelson Sargento representavam João e Maria, pais de um Jesus indígena cercado por anjinhos brancos. Outra versão impactante foi a feminina, representada pela rainha de bateria Evelyn Bastos, vestida de roxo, acorrentada e com coroa de espinhos, ela não sambou na avenida.

A porta bandeiras foi cortejada por um mestre sala negro de cabelos trançados – dreadlock – e logo um carro alegórico com um menino Jesus negro, com vestimentas cheia de pedras brilhantes e uma enorme coroa, representação do Cristo Rei e também trouxe para a avenida um pastor que representou Cristo como um morador de rua.

Cristo morre todos os dias por meio do genocídio de jovens negros nas periferias brasileiras e também no assassinato de indígenas, trabalhadores rurais

Henrique Maluf

A Mangueira trouxe uma das alegorias mais emblemáticas da história do carnaval do Rio, um Jesus Cristo negro e jovem, com ares de morador de comunidade, com uma tatuagem em forma de cruz no pescoço, cabelo crespo e pintado de loiro, crucificado e crivado de balas, no carro, ainda, é mostrado a crucificação de mulheres, indígenas, LGBTQI+ e outras minorias. Ainda houve um último carro alegórico apresentando a ressurreição de Cristo, com um Jesus negro ascendendo aos céus.

A escola fez várias menções ao governo Jair Bolsonaro, a ala “Bandido bom é bandido morto” (ala que antecede o Cristo negro cravejado de balas) faz uma crítica direta ao discurso da extrema-direita bolsonarista, exibindo como vítimas os grupos mais vulnerabilizados da sociedade. Há também um trecho do samba enredo que diz: “Favela, pega visão. Não tem futuro sem partilha. Nem messias de arma na mão”.

Diferente do ano passado, a Mangueira não empolgou o público, seus aplausos foram contidos, além de alguns pequenos problemas técnicos, como carro emperrado. Na minha opinião, a escola não se consagra a campeã de 2020. Quando houve o anúncio do tema, esferas conservadoras da comunidade cristã se manifestaram de formas exaltadas, o que resultou num abaixo assinado de mais de 90 mil assinaturas contra a escola, obviamente, um dos riscos ao tratar de um assunto tão pragmático e velado.

Porém, eu me senti feliz com que vi, eu acho Jesus um cara muito legal, o que não mudaria em nada se ele fosse negro, índio ou mulher, tampouco sua orientação sexual o transformaria numa má pessoa. Seu grande papel foi vir a terra e dar sua vida em salvação da nossa, para que, simplesmente, entendêssemos que Deus é amor.

Cristo morre todos os dias por meio do genocídio de jovens negros nas periferias brasileiras e também no assassinato de indígenas, trabalhadores rurais. Ele morre junto com cada mulher assassinada dentro de casa pelo seu companheiro, ele agoniza junto com a população LGBTQI+ que é brutalmente espancada todos os dias, apenas por serem quem são, humanos.

Henrique Maluf é músico, produtor cultural e pesquisador em Cuiabá. Escreve nesta coluna com exclusividade às terças-feiras. E-mail: herojama@gmail.com

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