Henrique Maluf

Sugar baby: prostituição ou uma forma de amar?

Por 19/11/2019, 11h:10 - Atualizado: 26/11/2019, 12h:09

Dayanne Dallicani

Colunista Henrique Maluf

Os termos Sugar Daddy e Sugar Baby estão em alta nas redes sociais. A novela “A Dona do Pedaço” é uma das responsáveis por isso e, na onda, o Fantástico fez uma matéria bem interessante no último domingo. O que você pensa sobre a temática? Relacionamento ou Exploração?

A interpretação mais óbvia seria a de prostituição, mas será que o relacionamento sugar é baseado apenas em sexo e o pagamento? 

Ao pé da letra a tradução de Sugar Baby é “Bebê de Açúcar”, Sugar Daddy, “Papai de Açúcar” e Sugar Mommy “Mamãe de Açúcar” e diz respeito às relações amorosas entre casais de idades bem diferentes, que tenham um vínculo financeiro, onde a pessoa mais velha do relacionamento (Daddy ou Mommy) sustenta ou paga para a pessoa mais nova, as Babies, independente do gênero.

A interpretação mais óbvia seria a de prostituição, mas será que o relacionamento sugar é baseado apenas em sexo e o pagamento pelo mesmo? Seria o termo “Sugar” apenas uma glamourização da prostituição? Antes de opinar sobre o relacionamento sugar, levantei alguns dados sobre a prostituição no Brasil.

Desde 2002 é reconhecida pelo Ministério do Trabalho como ocupação profissional, há também um projeto de “regulamentação”, o PL Gabriela Leite, que causa grandes discussões sobre o tema, de um lado quem é a favor e defende que o resultado seria a inclusão social e a diminuição da marginalização e do outro quem é contra argumentando que a PL nada mais é que a legalização das atividades dos cafetões e empresários do sexo onde o resultado é a mercantilização do corpo da mulher.

As estatísticas da prostituição são preocupantes, 87% acontece na rua, 90% gostariam de ter outro trabalho, 78% são mulheres, 59% são chefes de família e sustentam seus filhos sozinhas, além do baixo grau de escolaridade. Isso tudo num país onde o turismo sexual é um grave problema/atrativo, obviamente, sem contar com a problemática da prostituição infantil. Esses dados deixam evidente que o assunto é uma questão social e de saúde pública.

Os relacionamentos amorosos com pessoas de idades muito diferentes estão em nosso cotidiano há a muito tempo. Os mais conservadores e moralistas sempre apontaram o dedo para esses perfis de casais, como era o caso de Marília Gabriela e Reynaldo Gianechini, Fatima Bernardes com seu novo namorado, os cantores Marcelo Camelo e Mallu Magalhães, dentre muitos outros, recentemente um caso em especial esteve em alta, o do Presidente francês Emmanuel Macron e sua esposa Brigitte Trogneux, 24 anos de diferença e uma incrível história de amor, sendo ele, o mais novo, o apaixonado.

O traço comportamental dos “Sugar”, independente de quem banca, ou é bancado, não é nenhuma novidade, não é de hoje que esse tipo de relacionamento existe, em sua maioria de forma discreta. O que sempre gera burburinhos com a curiosidade de saber aonde fulano(a) arrumou aquela novinha(o) e que esta é só uma relação de interesse, sempre colocando a novinha como a interesseira.

É exatamente nesse recorte que surge o badalado relacionamento sugar, no puro interesse, as Babies procuram por Daddys que lhe deem segurança financeira, apoio de carreira, possibilidade de realizações de sonhos e estabilidade emocional, e é levado a sério por ambas partes.

Nos Estados Unidos, faz mais de dez anos que existem redes sociais e sites especializados nesse tipo de relacionamento. No Brasil alguns sites e aplicativos tem se destacado, tais como o Meu Patrocínio, Universo Sugar, Meu Rubi. Confira matéria exclusiva aqui

O relacionamento sugar vem se tornando uma opção para aqueles que buscam transparência, objetividade e alinhamento de expectativas, que são muito definidas: sexo e dinheiro

Essas plataformas capricham na propaganda das Babies e na vantagem de ser um Daddy ou Mommy. Tais como, “Sugar Babies são mulheres jovens, determinadas, objetivas e que almejam conquistar todos os seus sonhos. Elas têm em seus Sugar Daddies verdadeiros mentores, que podem auxiliá-las na busca pela ascensão social e profissional” ou “Um verdadeiro relacionamento Sugar é baseado na transparência de ambas as partes e em benefícios mútuos. Todo mundo sai ganhando!”

Há uma política comportamental nesses sites e aplicativos que determinam que as possíveis relações dali saídas não seja caracterizada como prostituição, inclusive banindo os desrespeitosos, o intuito é apenas um, que a babie encontre seu daddy.

O relacionamento sugar vem se tornando uma opção para aqueles que buscam transparência, objetividade e alinhamento de expectativas, que são muito definidas: sexo e dinheiro. Sinal dos tempos modernos, ou nem tanto? De uma coisa eu tenho certeza, como diz Lulu Santos, “consideramos justa toda forma de amor!”

Henrique Maluf é músico, produtor cultural e pesquisador em Cuiabá. Escreve nesta coluna com exclusividade às terças-feiras. E-mail: herojama@gmail.com

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Nilton Ferreira | Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019, 12h55
    3
    0

    sei. até a mais velha profissão do mundo foi modernizada - um uber da prostituição prostituição não é crime sites que incentivam isso ai é outra coisa e se virar eventualmente uma relação de união estável? e os bens do Dady? mommy? e a família deles vão dividir com a sugar?

Francis dispara contra Túlio, Adriano...

tulio fontes 400 curtinha   O prefeito de Cáceres, Francis Maris, que chegou dos EUA na última quinta, aproveitou dois eventos para, publicamente, disparar sua metralhadora verbal contra algumas pessoas. Na sexta, inaugurou uma unidade do Centro de Testagem e Aconselhamento e fez abertura do Natal de Luzes, no centro. Nas duas...

Audiência na AL em prol dos autistas

diana serpe 400 curtinha   Convidada pela Assembleia, a advogada com forte atuação em São Paulo, Diana Serpe (foto), autora do e-book Autismo Educação e especialista na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, vai participar de uma audiência pública e proferir palestra na segunda (9),...

Folha em dia e previsão do 13º dia 20

mauro mendes 400 curtinha   É possível que no dia 20 o governo estadual consiga pagar integralmente o décimo-terceiro dos cerca de 100 mil servidores. Ao anunciar que a folha de novembro será paga na próxima terça (10), em única parcela, pela primeira vez no ano, o governador Mauro destacou que...

Cidinho é o que mais agrega ao Senado

cidinho 400 curtinha   Depois de Blairo Maggi, o nome do empresário e ex-senador Cidinho Santos (foto) seria hoje o que mais agregaria a classe política e o agronegócio em torno de uma candidatura ao Senado numa eventual eleição suplementar. Conta com simpatia do senador Jayme Campos e do governador Mauro Mendes,...

Prova da lisura de membros do Gaeco

paulo prado 400 curtinha   O resultado da auditoria do TCE-MT sobre a prestação de contas do Gaeco das verbas secretas, entre 2012 e 2017, assegurando a sua legalidade, resgata a credibilidade, lisura e reputação ilibada dos membros que atuaram na época nesse braço investigativo do MPE, como o procurador e...

Posse 2 dias antes do possível retorno

maluf 400 curtinha   Guilherme Maluf (foto), que nem esquentou direito a cadeira de conselheiro, vai tomar posse na presidência do TCE-MT dois dias antes do STJ julgar um recurso que tende a suspender as medidas cautelares e definir pelo retorno ao Pleno dos cinco conselheiros afastados há dois anos. A solenidade acontece no...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.