O cirurgião-dentista deve cobrar consulta?

Por 14/04/2019, 00h:00 - Atualizado: 12/04/2019, 21h:36

jackelyne_pontes_artigo_400

Jackelyne Pontes

É um verdadeiro dilema para o cirurgião-dentista: cobrar ou não cobrar a consulta inicial. Muita gente acha que não devemos cobrar, mas esquecem que a parte mais importante de um tratamento, em qualquer área da saúde, é o diagnóstico, que é iniciado justamente no primeiro contato do profissional com o paciente.

Para o paciente pode ser um ponto crucial na escolha de qual profissional será responsável pela sua saúde bucal. Alguns, quando ligam para agendar e a secretária avisa que será cobrada a primeira consulta, desistem porque pensam assim: “se tem muitos que não cobram, porque eu deveria ir em um que cobra?”. Acham um absurdo o dentista cobrar “só para olhar”. E ainda têm aqueles que pensam: “nem sei se é bom, como vou pagar sem saber?”.

Acho válida uma pesquisa de preço, o que pode parecer contraditório, mas também acho que há meios de investigar sobre a conduta do seu futuro dentista através de depoimentos de outros pacientes (a propaganda boca a boca ainda funciona em todos os ramos profissionais), ou em uma consulta ao CRO (Conselho Regional de Odontologia).

Temos que nos atentar que, para que um profissional tenha a sua formação completa, ele passa de quatro a cinco anos na faculdade, e outros muitos anos em constantes especializações e aperfeiçoamentos para que o seu trabalho seja cada vez mais qualificado e o seu diagnóstico preciso.

Então, valorizar o seu conhecimento aliado à prática refinada não é pecado. Os cursos de marketing na área odontológica orientam o profissional a cobrar a consulta e dão subsídios para que esta prática seja feita de forma honesta e eficaz. Estudos comprovam que o fato de cobrar consulta não faz crescer ou decair o número de pacientes no consultório, o que faz a diferença é o modelo de atendimento impresso pelo profissional.

Impregnados na primeira consulta, que vai muito além do diagnóstico, estão o seu relacionamento com o paciente, o prognóstico e o plano de tratamento, que irá evoluir para o tratamento em si à medida que as consultas acontecem. O que o profissional deve fazer é agregar valor.

Será que se eu fosse médica estaria escrevendo este artigo?

Jackelyne Pontes

A decisão de cobrar ou não a consulta cabe a cada profissional, porém a divulgação da não cobrança constitui infração ética segundo o Código de Ética Odontológica:

Art. 20 Constitui infração ética:

  • * Oferecer serviços gratuitos a quem possa remunerá-los adequadamente
  • * Divulgar ou oferecer consultas e diagnósticos gratuitos ou sem compromisso.
  •  

Eu, particularmente, acho que o cirurgião-dentista deve sim cobrar a consulta por diversos motivos. E, somente para citar alguns, a não cobrança da consulta desvaloriza a prática profissional, promove uma concorrência desleal, e a nivelação dos serviços e honorários acaba sendo feita por baixo.

Afinal, para a consulta foi utilizado material clínico, mão de obra qualificada, encargos realtivos à energia, água, alvarás, e outros gastos acoplados. Se o profissional começar a sua carreira não cobrando consulta porque “precisa fazer o nome no mercado”, acredite, dificilmente conseguirá faze-los pagar pela consulta no futuro. A valorização profissional começa de cada um.

E me resta ainda uma última pergunta para reflexão: será que se eu fosse médica estaria escrevendo este artigo?               

Jackelyne Pontes é cirurgiã-dentista e escreve exclusivamente para este blog todo domingo - jackelynepontes@gmail.com

Postar um novo comentário

SD também deseja Taques ao Senado

pedro taques 400 curtinha   Empolgado com resultado de uma pesquisa interna, na qual estaria bem pontuado, aparecendo entre os preferidos ao Senado, mesmo após deixar o cargo de governador bastante desgastado, Pedro Taques (foto) passou a flertar não só com o Cidadania, conduzido no Estado pelo seu ex-secretário Marco...

Presidente do TJ-MT assume Codepre

carlos alberto tj 400 curtinha   O presidente do TJ-MT Carlos Alberto (foto) foi eleito presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça (Codepre) do país. O cargo alça o membro de MT à liderança de discussões nacionais importantes. Dentre as atribuições do colégio...

Brecha pra futuro cassado ir à Justiça

kero kero curtinha 400   Wilson Kero-Kero (foto), ex-SD (socialista) que foi para ex-PSL (direita), anunciou ida para Podemos, mas permanecerá no partido direitista, é o relator do processo de cassação do colega Abílio Júnior, na CCJ da Câmara de Cuiabá. Na Comissão de Ética o...

Filho de Taborelli assume vaga em VG

Willy taborelli _ curtinha400   O pai coronel Taborelli está fora de combate, mas o filho Willy (PSC), suplente de vereador, vai assumir cadeira na Câmara de VG a partir de 2 de março. Vai atuar na vaga do correligionário Miguel Baracat, que se licencia para fazer tratamento de saúde. O filho do polêmico...

Sem acordo para ter apoio de Selma

otaviano pivetta 400 curtinha   O empresário e vice-governador Otaviano Pivetta, pré-candidato ao Senado, disse que, de fato, recebeu convite para se filiar ao Podemos, inclusive do deputado Medeiros, um de seus prováveis adversários nas urnas de abril, mas que segue firme no PDT. Destaca ser um admirador do senador...

Na expectativa para disputar Senado

nelson barbudo 400 curtinha   Se o TRE flexibilizar a data de filiação para quem quer concorrer ao Senado, na eleição suplementar de abril, a inflação de candidatos tende a ser ainda maior. Entrariam no páreo, além dos 10 que já se dizem pré-candidatos, o ex-governador Pedro...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.