Odontologia para bebês

Por 05/05/2019, 00h:00 - Atualizado: 03/05/2019, 21h:47

jackelyne_pontes_artigo_400

Jackelyne Pontes

Na maioria das vezes quando pergunto aos pais de recém-nascidos se eles já levaram seu bebê para uma consulta com o  dentista, ouço como resposta uma outra pergunta: “para que levar o meu filho ao dentista se ele não tem dentes?”.

Esta especialidade da odontologia se chama odontologia para bebês ou bebê clínica. O ideal é que essa consulta seja feita antes do bebê nascer, um pré-natal odontológico, onde a gestante é instruída sobre a sua saúde bucal e a saúde bucal do seu bebê.

Esclarece-se as alterações que ocorrem durante a gestação, a importância da amamentação, uso de chupetas e mamadeiras, orientação sobre hábitos inadequados, como por exemplo chupar o dedo e como proceder em casos de traumatismo resultante de acidentes como quedas ou batidas.

Algumas questões são recorrentes acerca das doenças bucais específicas da gravidez: quais alimentos são importantes para o desenvolvimento dos dentes do bebê,  há riscos para a gestante e o bebê em se fazer uso de anestésicos ou exames radiográficos, quais as formas de transmissão da doença cárie.              

A primeira visita do bebê ao odontopediatra deve acontecer logo após o nascimento

Jackelyne Pontes

Os enjôos e vômitos causam uma maior acidez bucal contribuindo para a formação bacteriana e descalcificação dos dentes, e uma higiene bucal satisfatória prevenirá doenças da boca, inclusive a cárie.

O comportamento dos pais tem papel importantíssimo dentro da família, principalmente no que diz respeito à questão da saúde, pois ditam os padrões a serem seguidos pelos filhos. Esses padrões de comportamento assimilados na primeira infância permanecem fixados profundamente pela vida afora. Filhos são responsabilidade dos pais, que devem cuidá-los e orientá-los amorosamente.

Importante destacar que a formação dos dentes de leite começa na sexta semana de gestação e dos dentes permanentes no quinto mês de vida intrauterina. Apesar da cárie se manifestar apenas após a erupção dos dentes, o bebê que é iniciado com sua  higiene bucal precoce aceita e incorpora com mais facilidade em sua rotina o ato da escovação. A cárie é uma doença bacteriana transmissível, por isso devemos evitar o compartilhamento de talheres e copos, assoprar os alimentos ou beijar o bebê na boca.

Os dentes de leite são importantes pois servem de guia para os dentes permanentes, proporcionam uma melhor mastigação e, consequentemente, digestão, assim como um crescimento harmônico das estruturas da face. Uma criança com cáries tem a sua integração social comprometida.  A primeira visita do bebê ao odontopediatra deve acontecer logo após o nascimento.

Este atendimento especializado é oferecido na rede particular e também nas clínicas odontológicas municipais espalhadas pelos bairros da Capital onde em uma delas tenho prazer e orgulho de trabalhar. Procure atendimento.

Jackelyne Pontes é cirurgiã-dentista e escreve exclusivamente para este blog todo domingo - jackelynepontes@gmail.com

Postar um novo comentário

Prejuízos para Acorizal de R$ 753 mil

clodoaldo monteiro 400 curtinha acorizal   O conselheiro interino Moisés Maciel concedeu medida cautelar proposta pela secretaria de Controle Externo de Contratações Públicas do TCE, suspendendo de imediato um termo de parceria, em vigor desde 2017, entre a prefeitura de Acorizal e a Oscip Iso Brasil. Foi descoberto...

"Eu não devo um centavo para Júlio"

sergio rezende 680   O empresário e ex-vereador de Chapada dos Guimarães, Sergio Rezende (foto), que foi "enquadrado" pelo cacique político do DEM, Júlio Campos, reagiu, mas sem as críticas duas de antes contra o ex-governador. Irritado pelos ataques feitos por Rezende em um grupo de WhatsApp, Julio gravou um...

Ex-vereador do DEM recua da disputa

ivan evangelista 400 curtinha   O pecuarista e ex-vereador Ivan Evangelista (foto) vai mesmo jogar a tolha. Apontado como uma das apostas do DEM na briga por vaga no Legislativo cuiabano, Ivan não se empolgou, notou dificuldades para se obter êxito nas urnas e vai comunicar a direção do partido de sua desistência da...

Gestão Tatá sob várias irregularidades

tata amaral 400 curtinha   A gestão Tatá Amaral (foto), em Poconé, está sendo marcada por uma série de irregularidades. Uma denúncia feita junto ao TCE pelo auditor público interno municipal, Ademar Vivan Júnior, foi confirmada. Descobriu-se, por exemplo, contratação...

Ucamb é multada por irregularidades

edio 400 curtinha   Numa sessão realizada por videoconferência, o TCE puniu o líder comunitário Édio Martins de Souza (foto) por irregularidades num convênio de 2009 com o Estado. Na época, Édio presidia a União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairro (Ucamb)....

PSD reforça nome de Flávio em VG

selleman mathias 400 curtinha psd vg   Chamou a atenção a presença do presidente do diretório do PSD, em Várzea Grande, Selleman Mathias (foto), no lançamento da candidatura do empresário Flávio Vargas (PSB) à sucessão da prefeita Lucimar Campos, nesta quarta. Ao que tudo...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.