Tratamento Humanizado, usuário do SUS merece

Por 28/10/2018, 00h:00 - Atualizado: 27/10/2018, 16h:27

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Jackelyne Pontes

Fiquei extremamente feliz ao ler uma postagem nas mídias sociais, vindo de um amigo, elogiando o tratamento recebido pelos funcionários da Policlínica do Verdão, em Cuiabá. E aqui cabe sim nominar da unidade de saúde pois é mérito do servidor esta resposta pública tão positiva.

Sabemos que em se tratando de funcionalismo público o que quase sempre se escuta é: não gosta de trabalhar, trata o usuário com má vontade, faltou ao trabalho, chegou tarde, ou ainda veio e ficou somente uma hora. Isso é fato. Porém a regra não deve ser aplicada a todos, temos em nosso quadro de servidores pessoas altamente qualificadas e comprometidas com a prestação de serviço adequada à população.

Em 2003 uma Política Nacional de Humanização foi pensada para trazer este sentimento de solidariedade nas práticas cotidianas de atenção à saúde e também de gestão, qualificando, instruindo e incentivando gestores, trabalhadores e usuários. Sabemos que as enfermidades tanto por parte do doente quanto por parte do profissional de saúde pode afetar a qualidade do cuidado, produzindo práticas e atitudes muitas vezes desumanizadas. A dor, o sofrimento, a doença fala mais alto quando temos necessidade de atendimento. Todos temos problemas que necessitam de solução, mas antes de nos destratarmos (profissionais de saúde para com o usuário e vice versa), devemos levar em conta o histórico de acontecimentos do cotidiano.

O usuário pode estar vindo de uma perigrinação sem fim, de unidade em unidade de saúde, sem sucesso, e o profissional de saúde pode estar em meio a um plantão interminável, ou até mesmo em uma tempestade de cunho pessoal, e o ideal é nos esforçarmos para que esses processos negativos não causem desgastes e estresses entre ambos. Sabemos que todos temos dificuldades e problemas, a sugestão é focarmos na criação de vínculos solidários, sem qualquer tipo de distinção melhorando assim as condições de trabalho e de atendimento.

Humanizar é incluir-se no processo de cuidado e de produção de saúde

Humanizar é incluir-se no processo de cuidado e de produção de saúde. É definir-se como protagonista de tais ações positivas que não são construídas por uma só pessoa, e sim pelo coletivo, pelo grupo, pela comunidade e equipe da unidade de saúde que atende o seu bairro. Todos somos responsáveis pela mudança, que já está acontecendo. O usuário e o profissional de saúde devem ser agentes ativos e sugerirem mudanças de práticas e comportamentos.

Um tratamento humanizado e um acolhimento adequado resulta em redução de filas e atendimento mais resolutivo, ampliando assim o acesso ao serviço de saúde. De nada adianta esbravejar a procura de atendimento, ou tratar o doente como se estivesse fazendo um favor em atende-lo, a postura educada, ponderada e até mesmo sábia tem que vir de ambas as partes, tem que ser uma via de mão dupla.

Quem trabalha atendendo o usuário merece respeito, e ao mesmo tempo o trabalhador deve entender a necessidade do usuário,  que é o protagonista do SUS. A mudança de comportamento não acontece do dia para a noite, mas continuamos a regar a sementinha já plantada em 2003. Baraúna (2005) afirma que “a humanização é um processo de construção gradual, realizada através do compartilhamento de conhecimentos e de sentimentos”. Então que criemos uma rede de empatias, que seja promovida uma troca positiva onde a ética, o respeito e a individualidade sejam peças chaves. 

Jackelyne Pontes é cirurgiã-dentista, filiada ao Sinodonto-MT (Sindicato dos Odontologistas do Estado de Mato Grosso) e escreve exclusivamente para este blog todo domingo - jackelynepontes@gmail.com

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