Rose Domingues

Jardinagem durante a quarentena

Por 26/04/2020, 09h:12 - Atualizado: 26/04/2020, 09h:19

Dayanne Dallicani

Colunista Rose Domingues

Certamente não imaginávamos que os acontecimentos de 2020 nos obrigariam a ficar em casa. Faz 35 dias que estou em isolamento social, trabalhando "homeoffice", e saindo o menos possível por causa do coronavírus. Parei com academia, natação, aulas de piano, reuniões, passeios, quase tudo. Mas houve ganhos: o jardim está florido.

Há os que perguntam, mas plantas não dão trabalho? Sim, obviamente. Todos os seres vivos exigem cuidado e dedicação. Mas eu não deixaria de ter plantas, filhos, amigos e animais de estimação. Para quem mora em uma casa e dispõe de espaço, como eu, é possível explorar várias opções. Também já cultivei um minijardim na sacada do apartamento onde morei.

Atualmente tenho inúmeras plantas, entre elas, seis árvores, das quais quatro frutíferas (acerola, limão, amora e goiaba). Resolvi fazer uma cerca viva para separar o espaço da frente com o vizinho e deu muito certo. Além de fresco, acordo diariamente vendo as flores desabrocharem com a luz do sol, o que traz sensação de bem-estar e encantamento.

Aliás, já quis ter vários tipos de flores, porém é complicado em Cuiabá. Como trabalho muito, nem sempre consigo acompanhar as necessidades de cada uma delas, como mudança de local, volume de água e por isso aquelas mais sensíveis costumam morrer. Então, as minhas preferidas são as rosas, pois se adaptam bem, são resistentes e lindas.

As plantas trazem amor e beleza para a vida, cada vez que a gente investe nosso tempo e dedicação, elas correspondem. São seres vivos, conversam conosco, mas na linguagem delas sem palavras, se murcham precisam de água urgente, por exemplo

Rose Domingues

Rosas precisam de espaço, portanto, compre um vaso grande, terra boa, adube e escolha um local com bastante sol. Tenha uma tesoura de poda para cortar cada botão que murchar, assim, vai garantir florada contínua. Outras flores ótimas de cultivo são a lantana, que atraem muitas borboletas, e o hibisco, com suas flores belíssimas. O segredo é similar à rosa, espaço, terra boa, muita água, adubo e sol.

Não resisti e há duas semanas comprei uma muda linda de primavera, que tem uma cor marcante, “pink”. As lembranças com ela são ótimas na entrada da escola na infância e em frente à casa da minha avó Maria. Não se acanhe com o nome, pode chegar ao viveiro e pedir “maria-sem-vergonha”, existem de várias cores, elas adoram calor, sol e precisam de água diariamente. Uma bandeja com elas no gramado da frente é um espetáculo!

Para dentro de casa, possuo um vaso grande de lírio, que precisa de calor, luz e pouco água, então, borrifo diariamente em suas folhas para aliviar o mormaço, sem exagero. Aproveitei o tempo em casa para replantar uma samambaia e adubar a outra, ambas adoram água e sombra, mas observe bem o local da casa onde "elas querem ficar". 

Já as duas zamioculcas gostam de ambientes iluminados, sem sol direto, mas com luz do sol, e pouca água. Para ficarem bem verdes e bonitas, é importante periodicamente limpar folhas mortas, revolver a terra e adubar. Elas agradecem. Ah, não corte as folhas e sim arranque desde a raiz (outra dica)

A minha jiboia que está num belo vaso, nestes dias, ganhou ganchos para “trepar” pela parede da sala. É um ornamento vivo e livre, como meu espírito de poeta! Tenho ainda espadas de São Jorge, que são protetoras, na entrada e nos fundos da casa, e as "minis" ficam nos banheiros, em vasos graciosos. Na lateral, cultivo uma pequena horta, com manjericão, hortelã e tomate. Já perceberam que esse é um assunto sem fim pra mim?

As plantas trazem amor e beleza para a vida, cada vez que a gente investe nosso tempo e dedicação, elas correspondem. São seres vivos, conversam conosco, mas na linguagem delas sem palavras, se murcham precisam de água urgente, por exemplo. Folhas amarelas indicam a falta de adubo mineral e orgânico ou apenas muita exposição ao sol. Meu pé de acerola estava embirrado, só deu frutos quando passei a adubar mensalmente e colocar muita água.

Mais que satisfação, ter tempo para cuidar do meu jardim durante as últimas semanas me trouxe uma riqueza de reflexões sobre tanta coisa. Observei, por exemplo, como estou cuidando de mim e das minhas necessidades. Sou um ser vivo e preciso de uma série de elementos para crescer bonita e saudável, mas nem sempre priorizo isso. 

Já olhando para fora, pensei na complexidade dos meus relacionamentos. Cada pessoa é um universo particular a ser respeitado. E um bom jardineiro faz muitas perguntas: Onde há mato para arrancar? Grama, árvore e arbusto para podar? Tenho adubado suficiente? Qual delas precisa de mais ou menos sol? Muita água ou pouco água?

No meio das divagações, me questionei sobre que tipo de plantinha eu sou. Mas, sorrindo, eu concluí: sou uma Rose, oras!

Rose Domingues Reis é jornalista graduada pela UFMT, especialista em Liderança e Coaching – MBA pela Unic, com formação em Psicologia Positiva pelo Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento (IPPC) de São Paulo e escreve exclusivamente neste espaço aos domingos. E-mail: rosidomingues@gmail.com​

Postar um novo comentário

Ex-deputada vai à vereadora em VG

zilda pereira 400 curtinha   A ex-deputada estadual Zilda Pereira Leite (foto) permaneceu pouco tempo na base dos Campos em Várzea Grande. Chateada por não ter sido renomeada como secretária de Educação, de cuja pasta havia se afastado por problemas de saúde, Zilda se filiou ao PSB, do pré-candidato...

Breunig destaca aprovação de contas

adriano breunig curtinha 400   O professor Adriano Breunig (foto), ex-adjunto e ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia no Governo Silval e hoje diretor de Políticas de Desenvolvimento Institucional do IFMT, contesta o registro em Curtinha, apontando-o como candidato reserva e "vulnerável" à...

Borgato não sairá mais de secretaria

nilton borgato 400 curtinha   Nilton Borgato (foto), ex-prefeito de Glória D'Oeste e filiado ao PSD, não sairá mais do comando da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dias atrás, ele chegou a ser avisado pelo governador que seria substituído e que iria para o Escritório...

Dorner vai tentar prefeitura de novo

roberto dorner 400 curtinha   Em Sinop, o empresário e ex-deputado federal por alguns meses Roberto Dorner (foto), que deixou o PSD e aderiu ao Republicanos, está disposto a encarar de novo a disputa a prefeito. Em 2016, ele perdeu para Rosana Martinelli (PR) por uma diferença de 3.388 votos. É possível que ambos...

Um líder sob insatisfação dos colegas

dilmar dal bosco curtinha 400   O líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (foto), tem enfrentado crítica velada e insatisfação dos colegas, principalmente dos deputados da base. Reclamam que o interlocutor do governador Mauro não move uma palha em defesa da liberação das emendas e, nas...

Jogada do prefeito Francis em Cáceres

paulo donizete 400 curtinha caceres   A sete meses de concluir o mandato, o prefeito cacerense Francis Maris (PSDB) lançou uma jogada estratégica para ver se "cola". Apoia publicamente para prefeito o seu diretor da autarquia Águas do Pantanal, Paulo Donizete (foto), do mesmo partido, inclusive participou da reunião...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.