Rose Domingues

Você cuida do seu dinheiro?

Por 02/08/2020, 00h:03 - Atualizado: 02/08/2020, 08h:00

Dayanne Dallicani

Colunista Rose Domingues

A pandemia apenas revelou o que já sabíamos: a maioria dos brasileiros não sabe lidar com o próprio dinheiro, ou seja, não faz planejamento do orçamento, não possui reserva de emergência, não investe, e o que é grave, mais de 70% da população já começa o ano endividada.

Eu falo por experiência própria, até um ano atrás, eu não sabia quanto efetivamente “gastava”. Tenho amigos que ainda hoje dizem “nem quero saber”. Isso é bastante grave porque gera um percentual de 80% de famílias com dívidas de cartão de crédito e/ou financiamento em bancos.

Você tem noção que a maioria da nação hoje é refém do sistema financeiro, que aplica juros exorbitantes? Mesmo o servidor público, que em média ganha 40% a mais que a maioria dos trabalhadores da iniciativa privada, está devendo!

O primeiro passo para mudar a rota da vida financeira é admitir “eu não sei, vou estudar”. Depois, tem que se comprometer a dar um passo de cada vez, diariamente. Eu comparo este processo à matrícula na academia. Ninguém começa pegando peso de 100 kg ou fazendo 1h de spinning! Calma, respeite o seu limite.

Faz um ano que estou estudando e aplicando os exercícios para chegar ao momento atual, com muitos erros e acertos, porque estava fazendo sozinha. Mas há dois meses decidi me matricular em um curso de educação financeira. Vantagem? Ter um método de aprendizado e de brinde uma “professora-mentora-personal”.

Além disso, temos reuniões semanais em que podemos tirar dúvidas, debater conteúdo, fazer exercícios e até chorar juntos (eu já chorei!). Porque toda essa questão emocional faz parte, como sempre escuto: “dinheiro não é sobre dinheiro”. Em um mês de mentoria, consegui planilhar tudo que eu devida, por categorias, e fazer um roteiro de quitação.  

Hoje, o desafio já é outro, aprender a fazer o planejamento dos gastos mensais semana a semana, de forma categorizada do essencial ao supérfluo, que aliás não significa menos importante. Comprar uma “blusinha” nova pode ser legal, desde que esteja no orçamento e seja uma “compra consciente”. Nesse caminho, não vale ceder ao impulso.

Ficar craque no planejamento mensal pode levar algum tempo, segundo a professora, alguns demoram mais de um ano para atingir a “perfeição”. Antes eu fazia tudo isso à mão e sem incluir gastos variáveis, mas fixos, como combustível, lazer, supermercado, farmácia, filhos e pets, etc. Agora o desafio é estipular valores e cumprir o plano.  

Não é uma questão de “parar de comprar tudo”. É colocar no papel, calcular, planejar, enxugar aqui e acolá, empreender

Rose Domingues

São muitas novas informações neste “recomeço”, por isso é essencial criar um novo hábito: uma reunião mensal com o próprio dinheiro. Afinal, se você não sentar com ele, alguém sentará, pode ser o agiota, o banco, as lojinhas onde sempre haverá uma “blusinha na promoção”, seus filhos, sua esposa/marido!

Não é uma questão de “parar de comprar tudo”. É colocar no papel, calcular, planejar, enxugar aqui e acolá, empreender. O curso ensina, por exemplo, sobre a importância de “se pagar primeiro”, que é separar um valor mensal para investir nos próprios sonhos. Outro detalhe primordial é “não menosprezar pequenos valores”. Mas tudo bem, você vai dizer que não tem sonhos e que vive igual o Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar”.

No livro Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll, há um diálogo interessante entre a menina e o gato que ilustra bem a importância das nossas escolhas (ou ausência delas): “Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui?”, a menina perguntou. “Isso depende muito de para onde quer ir”, respondeu o Gato. “Para mim, acho que tanto faz...”, disse a menina. “Nesse caso, qualquer caminho serve”, respondeu o Gato.

Sinto em informar, mas não escolher também é uma escolha. Significa terceirizar a responsabilidade sobre a própria vida, esperando que os outros nos façam felizes. Criamos expectativas, para depois nos vitimizar pelas frustrações e fracassos, em uma atmosfera miserável em que mendigamos atenção, carinho e reconhecimento. Talvez esteja na hora de mudar e cuidar de nós mesmos e do nosso dinheiro.

Rose Domingues Reis é jornalista graduada pela UFMT, especialista em Liderança e Coaching – MBA pela Unic, com formação em Psicologia Positiva pelo Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento (IPPC) de São Paulo e escreve exclusivamente neste espaço aos domingos. E-mail: rosidomingues@gmail.com​

Postar um novo comentário

Galli espalha "fake"; Medeiros rebate

victorio galli 400 curtinha   O ex-deputado federal Victorio Galli (foto), presidente do Patriota-MT e primeiro-suplente da chapa de Fernanda ao Senado, começou a espalhar que José Medeiros (Podemos) irá desistir da corrida para senador porque não terá o apoio que tanta esperava do presidente Bolsonaro. Medeiros,...

PSDB joga pesado pra atrair Valdeníria

carlos avalone 400 curtinha   O PSDB de Cáceres acionou até o presidente estadual do partido, deputado Carlos Avalone (foto), para tentar convencer a vereadora de cinco mandatos Valdeníria Dutra Ferreira, que hoje está no PSC, a apoiar o tucano Paulo Donizete para prefeito. Ela poderia entrar de vice da chapa ou...

Barbudo apoia Fernanda para Senado

nelson barbudo 400 curtinha   Nelson Barbudo (foto), o deputado youtuber, anunciou que vai trabalhar o nome da tenente-coronel Rúbia Fernanda (Patriota) ao Senado. Perguntado se Bolsonaro garantirá mesmo o apoio à militar, assim como fez no início do ano, bem antes da pandemia da Covid-19, Barbudo afirmou que...

Licença da PRF para disputar eleição

Arthur Nogueira_400_curtinha   As eleições municipais e ao Senado continuam inflacionando o número de pré-candidatos. O ex-superintendente da PRF, Arthur Nogueira (foto), anunciou que se afastou das atividades policiais para colocar o seu nome à disposição da Rede para concorrer a vaga da senadora...

Possível recuo de Fábio pra prefeito

fabio garcia 400 curtinha   O ex-deputado federal, primeiro-suplente do senador Jayme e presidente estadual do DEM, Fábio Garcia (foto), faz mistério sobre encarar ou não a corrida pela Prefeitura de Cuiabá. Empurrou a decisão para a próxima semana, sem precisar data e horário. O dirigente do...

Fórum aponta traição de 3 deputados

joao batista 400 curtinha   Fórum Sindical está na bronca com os deputados que aprovaram a reforma da Previdência, mas voltam seus canhões com mais força contra 3 deles: João Batista (ex-presidente do Sindispen), Delegado Claudinei e Faissal Calil. Em nota, o Fórum dispara que se elegeram com os votos...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.