Alternativa planejada

sandra_artigo_segunda

Sandra Alves

Tudo preparado. Prédio localizado, contrato assinado, reforma promovida, instalação de sistema de segurança, assinatura de planos junto às empresas de telefonia, água, energia elétrica. O sistema de esgoto existe, a coleta de lixo está prevista, a limpeza foi concluída, os órgãos públicos e os clientes foram avisados da suspensão do serviço. Já escurece, e agora é só aguardar o dia chegar para a mudança.

A senhora, idosa, cheia de alegria e conhecida pelos descendentes em linha reta de segundo grau como vó, preparou o bolo predileto dos netos, reuniu as demais encomendas (a bola esquecida, a assadeira para emprestar a filha e as facas do kit churrasco do genro), entrou em seu veículo – revisado e documentado - e saiu naquela tarde com todo o cuidado no trânsito.

Obviamente que para o empreendedor, chegar ao dia de mudança demandou muitos momentos de estresse: a porta de vidro veio com a medida errada; o pintor trocou as cores; o eletricista não veio; a entrega do material atrasou em mais de 30 dias do prazo contratado; entre diversos outros incidentes. Todavia, superação total. A solução estava sempre presente numa alternativa planejada.

A vovó ingressou na rodovia, sem imaginar o desfecho daquela viagem. Em uma fração de segundos, uma passarela de toneladas de cimento e ferro atingiria seu carro. Outras pessoas, pela mesma fração de segundo, não sofreram nem um arranhão. No mesmo instante, um raio encontrou como melhor caminho a torre da rede de telefonia a poucos metros do prédio do empreendedor, seguindo até os equipamentos deste e produzindo a inutilização de todos os equipamentos eletrônicos.

O humano é ser frágil vivendo em um mundo permeado por diversos perigos. O problema é que, não suficiente à certeza da morte, estes seres humanos insistem em condutas que afetam seu semelhante e o desenvolvimento da sociedade – forma de organização para uma vida mais digna e segura. A passarela foi derrubada brutalmente após a colisão de um caminhão com a caçamba levantada – talvez pela própria vontade do motorista para fugir da multa, já que não poderia trafegar naquela via.

O empreendedor não pode realizar a mudança de estabelecimento, também pela negligência de outros, que não conduzem a prestação de serviço de forma segura frente aos eventos naturais perfeitamente previsíveis e contornáveis. Um exemplo insignificante perto do tamanho do descaso com planejamento em muitas áreas.

Não se investe em educação e o preço é alto. Falta consciência de que não se pode falar ao celular enquanto se dirige; de que a tentativa de burla a uma multa pode ceifar vidas. Falta conhecimento técnico de bons profissionais para com decisões inteligentes e econômicas alavancarem o crescimento do país.

Sobram adolescentes fazendo “rolezinho”, marginais queimando ônibus, cantores adolescentes incentivando o uso de drogas e a realização de “rachas de automóveis”; dinheiro de corrupção sendo depositado a título de doação para “mensaleiros” e preparativos para o Carnaval.

É hora do ser humano se conscientizar sobre suas ações. Até quando vidas serão perdidas em função da negligência alheia? Até quando se aceitará a irresponsabilidade na condução das atividades de infraestrutura? Até quando será necessário ter uma alternativa planeja para combater a incompetência?

Sandra Cristina Alves é tabeliã e registradora de imóveis, ex-analista do TJ/MT e escreve exclusivamente para este Blog toda segunda-feira. (sandrac.alves@terra.com.br)

Postar um novo comentário

Neurilan critica Pivetta e faz campanha

otaviano pivetta 400 curtinha   Em discurso em Tangará da Serra, num evento promovido pela AMM que serviu de palanque eleitoral, Neurilan Fraga disparou críticas ao vice-governador Pivetta (foto), que também pretende concorrer ao Senado. Disse que Pivetta não aceita nem discutir o valor repassado hoje aos...

Evento da AMM para pré-candidatura

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto), que aproveita o trunfo de presidente da AMM para tentar projeção política, insiste na pré-candidatura ao Senado, mesmo com a filiação oficial ao PL fora do prazo exigido pela legislação, o que ensejará no indeferimento do registro. E...

Selma, carreata e "ciúmes políticos"

selma arruda 400 curtinha   Quem vê Selma Arruda (foto), senadora cassada por crimes eleitorais, e o ex-senador e federal José Medeiros afinados no Podemos, nem imagina que no pleito de 2018 ela optou por distanciá-lo motivada simplesmente por "ciúmes políticos". Selma carregava o slogan de "Senadora de Bolsonaro"....

Reunião pra debater viabilidade do VLT

wellington 400 curtinha   Após participar de uma reunião na Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, o senador Wellington (foto) revelou que no próxmo dia 10 vai ser realizado encontro com o secretário José Carlos Medalia e com integrantes do Governo de MT para discutir a viabilidade do VLT, cujas obras...

Estado reduz número de homicídios

alexandre bustamante curtinha 400   O secretário Alexandre Bustamante (foto), de Segurança Pública, está comemorando a redução do número de crimes em MT.  O Estado fechou 2019 com a menor taxa de homicídios dos últimos 10 anos. Nos 12 meses do ano passado foram contabilizados...

Acerto pra Pivetta se filiar ao Podemos

alvaro dias curtinha   Mais uma demonstração de que o senador Álvaro Dias (foto), líder do Podemos no Congresso, está ignorando a pré-candidatura ao Senado do seu próprio colega de partido, deputado José Medeiros. Álvaro já acertou com Pivetta apoio na disputa à...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Sobre a senadora Selma Arruda, que teve mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico, você acha que ela foi...

ingênua

corrupta

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.