Dolina de Cáceres

sandra alves articulista perfil

Sandra Alves

Um dos pontos de mergulho mais deslumbrantes de Mato Grosso está aberto e totalmente azul. A história aponta que escravos fugiam das senzalas na região cacerense e escondiam-se na pequena caverna na parte superior da encosta.

Eles lavavam suas feridas nas águas azuis, que milagrosamente as curavam em um curto período de tempo. Daí o local receber o nome de Dolina da água milagrosa.

Localizada na Rota da Piraputanga, a aproximadamente 22 km de Cáceres, a Dolina está cercada por imensos paredões rochosos (200 metros) e vegetação.

Dolina é uma depressão no solo formada pela dissolução química de rochas calcárias abaixo da superfície. Geralmente possuem formato circular e são mais largas que profundas. Porém, no caso da Dolina de Cáceres, mergulhadores profissionais já submergiram 183 metros à procura do fundo, sem o encontrar.

A cor azul em seus diversos tons, a depender da posição do sol, causa a sensação de observação de um infinito universo. Cada um dos 150 degraus da escada íngreme de madeira para alcança-la são compensados pelo êxtase do lugar.

A fazenda que abriga um dos lugares mais lindos do Estado é hoje de propriedade da cacerense Aparecida Castrillon, a Dona Cida, que explora e administra o local auxiliada por sua família junto ao seu fogão à lenha. A simpatia e o acolhimento de Cida logo trazem os visitantes para a cozinha, para perto de sua alegria e da deliciosa comida caseira.

A noite as histórias de família permitem a viagem ao tempo. O parâmetro para apontar os anos que viveu naquelas terras é a morte de seu avô, já com cem anos, e depois toda a história de vida de seus pais, seguida de sua jornada, até os atuais cabelos grisalhos.

A companhia dos filhos e netos, o entra e sai constante de seus visitantes, o fogão à lenha, e uma cerveja ao fim de tarde (claro!), preenchem uma vida feliz.

Toda sorte de dificuldades já afetaram a legalização do local para exploração turística. Os longos e complexos procedimentos administrativos permaneceram emperrados por nove anos até a recém liberação. As taxas governamentais impostas mais os gastos para manutenção do lugar fazem com que o lucro do pequeno investimento viabilize uma vida modesta.

A Dolina encanta quem observa, quem flutua sobre a água, quem mergulha e quem se deita às suas margens ou dentro dela para ver as estrelas. Mergulhar com cilindro na Dolina de Cáceres é uma experiência única. Chegar ao fundo da caverna sob alguns metros de água e olhar para cima até encontrar o sol radiante traduz a sensação de um voo para além de nosso próprio universo.

Mas, outras atividades encantam àqueles que desejam permanecer na superfície da água, com o uso de snorkel e coletes; realizar trilhas ou simplesmente – e não menos majestoso - fazer contemplação da paisagem. Fazer uma caminhada e contemplar a Dolina pelo lado oposto é mais uma surpresa.

O restaurante, com gastronomia típica do meio rural, e hospedagem, em acomodações aconchegantes, além de piscina e uma bela vista para as serras que circundam a propriedade, completam a perfeição do lugar.

A beleza do povo batalhador mato-grossense aliada ao potencial turístico deste Estado são impressionantes. Descrever essas riquezas faz olhar a diante com novas forças, com fé e esperança na superação de tantas dificuldades. Trilhar os 150 degraus da Dolina da Água Milagrosa hoje exige um grande esforço físico, mas incomparável àquele de algumas décadas atrás, quando a trilha era de 10 km e não existia a escada para tornar a descida tão cômoda como hoje.

As águas da Dolina de Cáceres continuam milagrosas: hoje curam as feridas de um tempo de correria e estresse, recarregando as energias das pessoas que a visitam. Não deixe passar esta oportunidade, as águas azuis só permanecem no período de seca. O tempo é agora, faça uma visita.

  Sandra Cristina Alves é defensora pública do Estado, escritora e escreve exclusivamente neste Blog toda segunda (sandrac.alves@terra.com.br)

Postar um novo comentário

Jovem prefeito à reeleição e os Maia

gustavo melo 400 curtinha   Em Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), o mais jovem dos 141 prefeitos mato-grossenses - completa 36 anos no próximo 26 de junho -, está disposto a buscar a reeleição pelo PSB. Mas carrega forte desgaste. O que traz certo conforto para Gustavo é o fato de Maia Neto, que comandou o...

Suposta delação tira sono de Alencar

alencar soares 400 curtinha   A notícia de que o STJ já teria homolagada delação de Sérgio Ricardo caiu como uma bomba. Mesmo depois do ex-deputado e hoje conselheiro afastado do TCE vir a público desmenti-la, assegurando não ter motivos para fazer tal colaboração premiada, os efeitos...

SD também deseja Taques ao Senado

pedro taques 400 curtinha   Empolgado com resultado de uma pesquisa interna, na qual estaria bem pontuado, aparecendo entre os preferidos ao Senado, mesmo após deixar o cargo de governador bastante desgastado, Pedro Taques (foto) passou a flertar não só com o Cidadania, conduzido no Estado pelo seu ex-secretário Marco...

Presidente do TJ-MT assume Codepre

carlos alberto tj 400 curtinha   O presidente do TJ-MT Carlos Alberto (foto) foi eleito presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça (Codepre) do país. O cargo alça o membro de MT à liderança de discussões nacionais importantes. Dentre as atribuições do colégio...

Brecha pra futuro cassado ir à Justiça

kero kero curtinha 400   Wilson Kero-Kero (foto), ex-SD (socialista) que foi para ex-PSL (direita), anunciou ida para Podemos, mas permanecerá no partido direitista, é o relator do processo de cassação do colega Abílio Júnior, na CCJ da Câmara de Cuiabá. Na Comissão de Ética o...

Filho de Taborelli assume vaga em VG

Willy taborelli _ curtinha400   O pai coronel Taborelli está fora de combate, mas o filho Willy (PSC), suplente de vereador, vai assumir cadeira na Câmara de VG a partir de 2 de março. Vai atuar na vaga do correligionário Miguel Baracat, que se licencia para fazer tratamento de saúde. O filho do polêmico...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.