Garçom!

 

sandra_artigo_segunda.jpg

Sandra Alves

Arrependimento por deixar de fazer algo ou não tomar certa atitude, ou perder oportunidade; ressentimento geralmente causado por ciúme e traição amorosa, ou ainda, dor de corno, dor de amor! Reginaldo Rossi cantava que o remédio para esta dor se encontrava na “vida noturna” e que “a dor do amor é com outro amor que a gente cura”!

   O falecimento do cantor que recebeu o título de “Rei do Brega” provocou a manifestação de milhares de fãs por diversas redes de comunicação. Muitos assumiram seu lado brega e as inúmeras vezes que ouviram, cantaram e choraram suas dores de amor com as músicas de Rossi. Interessante, entretanto, o número de pessoas que - embora jamais tenham vivido a famosa “fossa” na mesa de bar, ou ao menos, negam isto terminantemente - não são adeptos do estilo musical, mas que admiram a trajetória e o sucesso do cantor.

   O Brega como gênero musical ainda não conta com uma conceituação precisa, e alguns músicos a identificam como um tipo de música romântica, com arranjo musical sem grandes elaborações, bastante apelo sentimental, fortes melodias, letras com rimas fáceis e palavras simples, em outras palavras, uma música supostamente de "mau gosto" ou "cafona".

   Rossi cantava o Brega. Foram 50 álbuns lançados. Ele recebeu 14 discos de ouro, dois de platina, um de platina duplo e um de diamante. Em 2011, Rossi venceu o Prêmio da Música Brasileira na categoria de melhor cantor popular, pelo álbum ao vivo "Cabaret do Rossi". Com estes números, é inegável reconhecer que Rossi compreendia e encontrou uma forma de externar o sentimento de um grande público, mesmo que, Brega!

   Também disseram a respeito do falecimento: “Já vai tarde!” Atitude desrespeitosa e provavelmente a título de recalque de personalidade. Críticas devem ser admitidas, mas ofensas pessoais que atingirão os familiares e sem qualquer fundamentação são dispensáveis. Concordando ou não com o gênero musical que Rossi representou, faz parte da cultura brasileira e merece reconhecimento.

   De um jeito ou outro, a identificação do sentimento vivido pelas pessoas e cantado por Reginaldo é um fato. Quantas vezes o recebimento de um convite de casamento levou o destinatário ao bar para relatar ao “Garçom”: “Saiba que o meu grande amor// Hoje vai se casar// Mandou uma carta pra me avisar// Deixou em pedaços meu coração”.

   Seres humanos! Avisar que irá se casar com outrem é sacanagem! Na melhor das hipóteses a tentativa desesperada do futuro cônjuge de que alguém impeça uma bobagem que fará no dia de seu casamento, casar-se com a pessoa que não ama. Dificilmente esta estratégia surte o resultado esperado. Na maior parte dos casos o provocado irá para a “Boate Azul”, ao invés de impedir o casamento, permanecendo lá até o encerramento dos trabalhos. Hora de ir embora? Sair? – “Sair de que jeito// Se nem sei o rumo para onde vou// Muito vagamente me lembro que estou// Em uma boate aqui na zona sul”.

   Brega ou não, dor de amor dói mesmo e merece ser vivida no bar. O problema seria representar o Brega sozinho, mas os números de Rossi desmistificaram tal fato. Então, problema nenhum em chamar: “Garçom, amigo! // Apague a luz da minha mesa// Eu não quero que ela note// Em mim tanta tristeza // Traga mais uma garrafa// Hoje vou embriagar-me.”

   Sandra Cristina Alves é tabeliã e registradora de imóveis, ex-Analista do TJ/MT e escreve exclusivamente para este Blog toda segunda-feira. (sandrac.alves@terra.com.br)

Postar um novo comentário

Beto decide em maio quem vai apoiar

beto farias 400 curtinha   O prefeito barra-garcense e empresário Beto Farias (foto), que conclui neste ano o segundo mandato consecutivo, não sabe ainda quem apoiar à sucessão municipal. E só tomará uma decisão em maio, já faltando dois meses para as convenções. Até...

Lucas impõe regras pra cortar energia

luiz binotti 400 curtinha   Em Lucas do Rio Verde, a Energisa está proibida de interromper o fornecimento de energia elétrica, mesmo por inadimplência, sem informar ao consumidor, por escrito e com antecedência de 15 dias, sobre a suspensão dos serviços. O projeto aprovado pelos vereadores se transformou na...

Cidinho declina do convite à suplência

cidinho 400 curtinha   O ex-senador e empresário Cidinho Santos (foto), do PL, declinou do convite para compor uma das suplências da chapa ao Senado de Otaviano Pivetta (PDT). Em princípio, ele havia aceitado ser o primeiro-suplente. Mas questões empresariais não permitem que neste ano Cidinho concorra a cargo...

Conselhos, o populismo e a reeleição

ze do patio 400 curtinha   Em Rondonópolis, o prefeito Zé do Pátio (foto), bastante conhecido pelo perfil populista, busca se apegar cada vez mais às massas. Até para inaugurar um posto de saúde, Pátio, estrategicamente, aproveita para criar, ali na comunidade, os chamados conselhos. Busca debater...

Educação Inclusiva no Nilo Póvoas

marioneide 400 curtinha   A Seduc, sob Marioneide Kliemaschewsk (foto), decidiu desativar a tradicional escola estadual Nilo Póvoas, que funcionava há 50 anos no bairro Bandeirantes, em Cuiabá, o que acabou gerando protesto de pais e alunos. O prédio agora vai abrigar o Centro de Referência em...

Partidos com 2 ou mais pré ao Senado

margareth buzetti 400 curtinha   Dirigentes partidários estão passando apurado, nesta fase de pré-campanha, para conduzir o processo de escolha de candidatura ao Senado para a vaga de Selma Arruda, cassada por crimes eleitorais. Mesmo sabendo que as chances são remotíssimas de êxito nas urnas, alguns...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.