Início, fim e o meio!

sandra_artigo_segunda

Sandra Alves

Ansiedade, euforia, medo, coragem, desespero e felicidade! Imagine uma situação em que todos estes sentimentos aflorem. Talvez tenha vindo a sua mente um meteoro caindo sobre a terra, e naquele exato momento você abraçando a pessoa que mais ama! É claro que você não seria muito normal caso tivesse pensado nisto!Mas, não. Nem é preciso tal cena cinematográfica ou esquizofrênica para ser possível ver as emoções que citei no semblante de um ser humano. É suficiente uma "confraternização de encerramento"! Ou melhor, aquela festinha de despedida.

Há poucos instantes tive a grata satisfação de participar deste evento. Todo aquele aspecto formal que deveria alinhavar o encontrou se desfez na doçura do sorriso do primeiro a usar a palavra. Dizia ele que não tinha preparado um discurso, já que não se havia previsto tal solenidade, mas mesmo assim - quem dispõe sempre de um plano "B" - sacou do bolso um pequeno papel amarelado, com escritas a mão, para externar seu agradecimento pela convivência com pessoas que lhe somaram de modo incomensurável.

A confraternização foi oferecida para concluir um período de dois anos de atividade - gestão, para os mais técnicos. Neste local específico, hoje é tempo de mudar a gestão. Algumas pessoas saindo, outras chegando. E mais algumas continuam. Isto não importa muito na verdade: quem está chegando está vindo de algum lugar; quem está saindo vai conhecer um novo horizonte; e quem fica, bem, quem fica tem a alegria de viver com quem finda e com quem inicia.

Certo, deixando a filosofia e voltando a minha observação do ambiente. Estive ali olhando tudo e todos por mais um instante. Vi nos olhos da pessoa mais "durona" da reunião um mar de lágrimas, contido e disfarçado, mas estava lá.

Duas colegas grávidas eram a todo tempo contempladas, representavam de forma simples as novas vidas que se aproximam - significavam ali a necessidade de seguir adiante. Um líder que se despedia daquele local - alçando vôos mais altos - falou de forma emocionada sobre o desafio na empreitada dos últimos dois anos. Eu consigo sintetizar suas palavras na frase "fazer a diferença na história através de nossos atos, atos que digam respeito a consideração pelas pessoas!"

Este tipo de encontro é sempre um momento único. Sabe aquela pessoa que você julga antipática e insensível? A voz dela também embargou ao ter que dizer algumas palavras. E aquela outra que primeiro chega e por último sai do trabalho, após ser chamada, caminha acanhadamente até o centro para receber as homenagens devidas. Esse turbilhão de pensamentos vieram me acompanhando no trajeto do trabalho ao lar. Como a manifestação da vida humana, naquele momento em que baixamos todas as nossas defesas e deixamos vir à tona o aspecto mais sensível de nossa alma, pode ser algo tão fantástico!

Uma emoção de momento: breve, passageira, fulgás! Provavelmente sim. Não nos permitimos viver desarmados e expor nossos sentimentos no dia a dia. Guardamos tudo para os momentos de "confraternização de fim de ano", para as "festas de despedida", para o início disso e o fim daquilo. Sugiro um caminho mais perigoso. Ouça as pessoas, interesse-se por pessoas. Sorria mais! Ás vezes é tudo meio desesperador, os sentimentos se intensificam e se misturam. Mas enfim, por que não? Que tal ser um pouco maluco beleza? "O início, o fim e o meio"!

Sandra Cristina Alves é tabeliã, registradora de imóveis, ex-analista do TJ/MT e escreve exclusivamente neste Blog toda segunda (sandrac.alves@terra.com.br)

Postar um novo comentário

Câmara cassará 3º eleito em 11 anos

ricardo saad 400   O emblemático e inconsequente Abílio Júnior (PSC) caminha para entrar para os anais da Câmara de Cuiabá como o terceiro vereador a ter o mandato cassado nos últimos 11 anos. Parecer da Comissão de Ética, sob relatoria de Ricardo Saad (foto), é pela perda da cadeira...

Apto, ex-prefeito vai disputar Chapada

gilberto mello 400 curtinha   O ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto de Mello (foto), contesta registro no Curtinhas, citando que ele estaria inelegível por responder a alguns processos e ter amargado condenações pela Justiça - saiba mais aqui. Filiado ao PL e disposto a ir à...

PT-Cuiabá sugere disputa ao Senado

bob pt 400 curtinha   Em resolução do diretório de Cuiabá, aprovada nesta quinta após discussões ampliadas, o PT municipal, presidido por Bob Almeida (foto), decidiu recomendar à Executiva Estadual o projeto de candidatura própria ao Senado. O documento dispara críticas tanto ao Governo...

Prefeituras agora pagam 27% de TIP

neurilan fraga 400 curtinha   A reforma tributária do governo estadual, aprovada pelos deputados, incluiu 27% de taxa de iluminação pública. Antes eram isentos. Com a cobrança do tributo, a conta de energia das prefeituras vai às alturas. A fatura de Cuiabá vencida em 28 de dezembro, por exemplo, foi...

Vereadores, Tapurah, reajuste e férias

odair tapurah vereador curtinha 400   Em Tapurah, no Nortão, com menos de 15 mil habitantes, seus nove vereadores iniciam o 2020 com salário reajustado em 4,48%, seguindo a tabela do INPC. Mesmo ainda em férias, eles vão receber já na folha de janeiro R$ 5,8 mil cada. No caso do presidente Odair César Nunes...

Vereador, reunião e apoio a músicos

diego guimaraes curtinha 400   Músicos e representantes da Prefeitura de Cuiabá sentaram à mesa nesta quinta, na Câmara Municipal, para tentar resolver impasse sobre horário de funcionamento e volume do som nos estabelecimentos e também estudar ajustes na lei do Disk-Silêncio. O presidente da...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.