Pau-rodado ou Chapa e Cruz!

sandra_artigo_segunda

Sandra Alves

Pau-rodado que sou, não consegui picar a mula! Pranchei de banda do arroz com pequi, mas depois de comer cabeça de pacu, larguei de mão de tentar ir embora. Talvez eu seja um pouco bocó de fivela! Certo, sossega o pito que vou para de rodear o toco!

É fácil amar o lugar onde você nasceu. Afinal de contas, já respirou a primeira vez ali mesmo, tomou aquela primeira palmadinha da parteira – hoje do médico, claro! – seu pai, seu avô, sua avó, seus tios, padrinhos, todo mundo ali. E nem se justificaria dizer que tô com saudade do mamãe! Espia lá! Nasci num lugar em que, simplesmente, nasci. Não tenho a menor ideia de como é a família lá, não me lembro das pessoas. São apenas duas as recordações: a terra era marrom; e tinha um primo que não servia muito aos anjos celestiais que jogava pó de milho nos meus olhos enquanto eu brincava.

Sempre quis ser uma pessoa do mundo, pretendia ficar de déu-em-déu; e não atarracar em ninguém! Até andei um pouco por estas estradas, até que a vida me fez bobó cheira-cheira! Dia desses mudei para Cuiabá! E aqui chegando, enquanto alguém já sabia de um apartamento para alugar; outro conhecia quem fazia a mudança; o terceiro tinha um conhecido que montava os armários; outro indicava a diarista; outro levava bolo-de-arroz; no sábado já tinha peixada no almoço e uma “gelada” à noite; no domingo Maria Isabel, farofa de banana e paçoca... Bom demás!

E o mais interessante é que todos esses eram de Cuiabá! Nem todos nascidos aqui, muitos pau-rodado, mas pau-rodado se entrega tanto a Cuiabá, que passa a ser Cuiabano! Aqui conheci uma senhora, sorridente, alto astral e conhecida de todos, virou minha mamãe, que não nasceu em Cuiabá, mas era Cuiabaníssima! E pouco a pouco muitas outras pessoas me deixaram coloiada nelas.

Tchá por Deus, correria do dia a dia, viagem de trabalho, outra cidade, sotaque e o taxista perguntou: “De onde você é?” - “Cuiabá!” – Respondi de pronto. Como não....! Só posso ser de Cuiabá! Trabalho, conquisto, ensino, aprendo, sofro, sorrio, choro... enfim, vivo e pertenço a Cuiabá! Ser Cuiabano não é só nascer em Cuiabá! Ser Cuiabano é um jeito de ser; é a receita do peixe; é dançar siriri e cururu; é a festa do Divino; é a viola de cocho; é o café da manhã com a Cuiabania; é a corrida de Reis; é o chá com bolo; é a alegria; “é o sol mais quente que há”!

Cuiabá é hoje cidade grande! Mas tem “povo hospitaleiro como não se viu jamais”, que acolhe todos que quiserem se achegar! Não oferece só oportunidade, oferece uma família, amigos, o sentimento de que você sempre foi daqui! E lá se vão muitos anos de Cuiabá! Já a maior parte de minha vida! Bejô, bejô, quem não bejô, não beja mais! De tudo apenas uma certeza: o local de nascimento pode até me fazer pau-rodado, mas o coração me torna cuiabana de chapa e cruz!

Sandra Cristina Alves é tabeliã e registradora de imóveis, ex-analista do TJ/MT e escreve exclusivamente para este Blog toda segunda-feira. (sandrac.alves@terra.com.br)

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • Cristian Labra | Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2020, 09h58
    1
    0

    Que texto maravilhoso! Me identifiquei "de cara". São 30 anos de amor por CuiaBrasa, e olha que nem no Brasil eu nasci, "onde eu nasci meu Bom Jesus mandou buscar".

  • João Paulo | Quarta-Feira, 10 de Abril de 2019, 13h56
    0
    0

    Não entendi nada

  • TARCIZIO CARLOS SIQUEIRA DE CAMARGO | Sexta-Feira, 22 de Dezembro de 2017, 15h58
    0
    0

    Esplendido texto. Também sou cuiabano por livre escolha. Nasci paulista, sou pantaneiro de ancestralidade. Ninguém me nega, que um ancestral, meu esteve com Pascoal Moreira Cabral, aqui por estas bandas. Vôte seo vivente! Agora quando?

  • João Batista Epaminondas Malhado | Sábado, 08 de Julho de 2017, 02h50
    1
    0

    Muito bom este texto. Parabéns à autora pelo carinho, pela atenção e também pelo orgulho de ser cuiabana, expressos em suas palavras e no uso preciso dos jargões.

  • Itacir | Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2016, 09h08
    0
    0

    Oi Sandra meio Cuiabano assim como você, pau rodado, cheguei em Cuiabá nos bons anos de 1990, ali fiz faculdade casei e apendi a amar este povo, hoje não moro mais em Cuiabá, mas sempre que da dou um pulinho ai, nem que seja só pra comer um petche.

  • edmir | Sábado, 22 de Março de 2014, 12h52
    1
    0

    espetáculo texto. linda declaração de amor e respeito....parabéns e obrigado por ser cuiabana!!!

  • jean biancardini | Segunda-Feira, 17 de Março de 2014, 23h44
    1
    0

    Vc ja é cuiabanissima. Parabens

  • Cuiabanos | Segunda-Feira, 17 de Março de 2014, 17h38
    2
    1

    Sandra Cristina com sua simpatia , soube como poucas traduzir a maneira de ser Cuiabano. É uma grande satisfação tê-la como Cuiabana por adoção.

  • FRANCISCO GUEDES NETO | Segunda-Feira, 17 de Março de 2014, 09h33
    7
    0

    gostei do texto cuabanes parabens menina

2 secretários acionados sobre compras

ozenira 400 curtinha   Os secretários municipais de Cuiabá, Luiz Antonio Possas de Carvalho (Saúde) e Ozenira Félix Soares (foto), de Gestão, têm 48 horas para prestar esclarecimentos sobre compras, sem licitação, de óculos de proteção e macacões destinados a...

Valdir, conta rejeitada e pedido negado

valdirzinho 400 curtinha   Valdir Pereira de Castro, o Valdirzinho (foto), prefeito de Santo Antonio de Leverger, ingressou com pedido de revisão no TCE sobre o parecer contra aprovação das contas de 2018. O Tribunal apontou uma série de irregularidades, entre elas registros contábeis incorretos, abertura de...

Stopa vira trunfo do prefeito Emanuel

jos� roberto stopa 400   Filiado histórico do PV, José Roberto Stopa (foto) se tornou espécie de trunfo do prefeito Emanuel Pinheiro. Se o emedebista resolver buscar a reeleição, o que seria o caminho natural, Stopa pode entrar na chapa como candidato a vice ou simplesmente ficar de fora do...

Sem chance para ser desembargador

pio da silva curtinha 400   Pio da Silva (foto) é um advogado que não desiste nunca. Age no meio jurídico como aquele candidato insistente que faz questão de concorrer a cargo eletivo em toda eleição, mesmo sabendo da chance mínima de êxito nas urnas. Pio já se tornou um "eterno"...

Delação de Riva tira apoios à Janaina

max russi 400 curtinha   A delação de José Riva, que deve complicar a vida de vários ex-deputados e alguns dos atuais, dificultou a entrada da filha, deputada Janaina Riva, como primeira-secretária da futura Mesa, que será eleita na próxima semana, com Botelho na presidência pela terceira vez....

Wallace, calendário eleitoral e disputa

wallace 400 curtinha   Cassado em maio de 2015 por gastos ilícitos na campanha, após dois anos e quatro meses de mandato, o ex-prefeito de Várzea Grande, Wallace Guimarães (foto), do PV, está torcendo pelo adiamento da data das eleições. Com ganho de mais tempo, ele acredita que consiga obter ...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.