Retrospectiva

 

sandra_artigo_segunda.jpg

Sandra Alves

“Beeeep!!!! Prepara que agora é hora...” de olhar para os fatos do ano de 2013, encerrar o ciclo, concluir a etapa de eventos, utilizar símbolos, fazer rituais, fechar o balanço! Dizem os psicólogos e profissionais afim que os seres humanos têm necessidade dos fogos, lentilhas, uvas, pular sete ondas, colocar folha de louro na carteira, etc, etc.

 

   Tudo indica que se trata de um ritual para marcar o fim de um ciclo e o início de outro; balanço de pontos positivos e negativos; delimitação dos objetivos para a nova etapa; renovação das velhas ou confecção de novas promessas. Pode ser! Se bem que gera um certo inconformismo o fato de alguém ligar às 23 horas gritando ao telefone “Feliz Ano Novo! Estou aqui em Copacabana e lembrei de você!”

 

   Deixa para lá. Concentração na retrospectiva: Cuiabá foi tema de samba-enredo; greve no Judiciário; aposentadoria de desembargador; afastamento de defensor-geral; afastamento de presidente da Câmara Municipal; houve protesto histórico com a reunião de muitos jovens, que não sabiam exatamente o que pleiteavam; importação de médicos; briga por passe livre; preço de passagem de ônibus exorbitante; funcionários fantasmas; licitação para reativar radares; greve de bancários; aeroporto em caos; obras de Copa atrasadas, inauguração de obra sem conclusão, inundação de obra concluída; ex-deputado algemado; AL aprovando emenda para mudar eleição de presidente do TJ/MT; carros novos; auxílio alimentação; escândalos de maquinário, Secopa, MT Saúde e Detran. Foram muitos escândalos. Ninguém saiu ileso em 2013!

 

   Ciclo fechado, fim de 2013! Renovação de esperanças e perspectivas para 2014. Lei orçamentária anual votada. Cidadãos atentos aos candidatos das próximas eleições. Ano de Copa do Mundo. Cuiabá será objeto dos olhos do mundo por alguns instantes. Hora de mais uma vez acreditar!

 

   Retrospectiva pessoal? O Facebook ajuda! Tecnologia é algo fantástico. Num clique os principais episódios de sua vida em 2013 se repetem. Aquelas crianças fofinhas que nasceram neste ano; as festas de aniversário, sem aniversário, com motivo, sem motivo; parado no trânsito; em casa; no trabalho; de bom humor; de mal humor; vitórias; derrotas; enfim, 2013!

 

   Mais um ano. 365 dias de labuta, trabalho, labor, serviço. Repetir aos filhos um milhão de vezes o que é certo e o que é errado, corrigir, participar, servir de motorista, comemorar as festas da escola, receber os elogios dos professores e em alguns casos as advertências. Pais, irmãos e irmãs, quanta paciência! Meia noite, duas horas de conversa e ainda existem motivos para chorar acerca da insatisfação no trabalho. E ainda receber trote do amigo engraçadinho. Ano comprido!

 

   Paixão, amor, ternura, loucura. Talvez só você saiba, você e um amigo, você e todo mundo, se for o caso, que seu coração e sua alma viveram 365 dias em montanha-russa! Chorar, sofrer, reinventar, sorrir e recomeçar tudo de novo. Ciclo fechado. Momento importante para o ser humano: para iniciar o próximo com mais força, mais fé, mais esperança.

 

   Festa da virada, abraços de familiares e amigos, fogos, roupas brancas para a paz, amarelas para a riqueza, vermelhas para o amor. Fim de ciclo e ritual de passagem com festa de Ano Novo. Se alguém liga de Copacabana é porque se importa, ouça. Use os olhos, um na sociedade e outro na família. O coração, deixe bater. E a música... bem, se até Roberto Carlos ficou “babando”... “Prepara que agora é hora!”

 

   Sandra Cristina Alves é tabeliã e registradora de imóveis, ex-Analista do TJ/MT e escreve exclusivamente para este Blog toda segunda-feira. (sandrac.alves@terra.com.br)

Postar um novo comentário

Partidos com 2 ou mais pré ao Senado

margareth buzetti 400 curtinha   Dirigentes partidários estão passando apurado, nesta fase de pré-campanha, para conduzir o processo de escolha de candidatura ao Senado para a vaga de Selma Arruda, cassada por crimes eleitorais. Mesmo sabendo que as chances são remotíssimas de êxito nas urnas, alguns...

Muitos cuiabanos votam em Chapada

thelma de oliveira 400 curtinha   A ex-deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB), que em 2016 transferiu o domicílio eleitoral de Cuiabá para Chapada dos Guimaráes, já está trabalhando nos bastidores o projeto de reeleição. E, agindo nos bastidores e de forma estratégica, ela conseguiu um...

Câmara cassará 4º eleito em 11 anos

ricardo saad 400   O emblemático e inconsequente Abílio Júnior (PSC) caminha para entrar para os anais da Câmara de Cuiabá como o quarto vereador a ter o mandato cassado nos últimos 11 anos. Parecer da Comissão de Ética, sob relatoria de Ricardo Saad (foto), é pela perda da cadeira...

Apto, ex-prefeito vai disputar Chapada

gilberto mello 400 curtinha   O ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto de Mello (foto), contesta registro no Curtinhas, citando que ele estaria inelegível por responder a alguns processos e ter amargado condenações pela Justiça - saiba mais aqui. Filiado ao PL e disposto a ir à...

PT-Cuiabá sugere disputa ao Senado

bob pt 400 curtinha   Em resolução do diretório de Cuiabá, aprovada nesta quinta após discussões ampliadas, o PT municipal, presidido por Bob Almeida (foto), decidiu recomendar à Executiva Estadual o projeto de candidatura própria ao Senado. O documento dispara críticas tanto ao Governo...

Prefeituras agora pagam 27% de TIP

neurilan fraga 400 curtinha   A reforma tributária do governo estadual, aprovada pelos deputados, incluiu 27% de taxa de iluminação pública. Antes eram isentos. Com a cobrança do tributo, a conta de energia das prefeituras vai às alturas. A fatura de Cuiabá vencida em 28 de dezembro, por exemplo, foi...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.