Retrospectiva

 

sandra_artigo_segunda.jpg

Sandra Alves

“Beeeep!!!! Prepara que agora é hora...” de olhar para os fatos do ano de 2013, encerrar o ciclo, concluir a etapa de eventos, utilizar símbolos, fazer rituais, fechar o balanço! Dizem os psicólogos e profissionais afim que os seres humanos têm necessidade dos fogos, lentilhas, uvas, pular sete ondas, colocar folha de louro na carteira, etc, etc.

 

   Tudo indica que se trata de um ritual para marcar o fim de um ciclo e o início de outro; balanço de pontos positivos e negativos; delimitação dos objetivos para a nova etapa; renovação das velhas ou confecção de novas promessas. Pode ser! Se bem que gera um certo inconformismo o fato de alguém ligar às 23 horas gritando ao telefone “Feliz Ano Novo! Estou aqui em Copacabana e lembrei de você!”

 

   Deixa para lá. Concentração na retrospectiva: Cuiabá foi tema de samba-enredo; greve no Judiciário; aposentadoria de desembargador; afastamento de defensor-geral; afastamento de presidente da Câmara Municipal; houve protesto histórico com a reunião de muitos jovens, que não sabiam exatamente o que pleiteavam; importação de médicos; briga por passe livre; preço de passagem de ônibus exorbitante; funcionários fantasmas; licitação para reativar radares; greve de bancários; aeroporto em caos; obras de Copa atrasadas, inauguração de obra sem conclusão, inundação de obra concluída; ex-deputado algemado; AL aprovando emenda para mudar eleição de presidente do TJ/MT; carros novos; auxílio alimentação; escândalos de maquinário, Secopa, MT Saúde e Detran. Foram muitos escândalos. Ninguém saiu ileso em 2013!

 

   Ciclo fechado, fim de 2013! Renovação de esperanças e perspectivas para 2014. Lei orçamentária anual votada. Cidadãos atentos aos candidatos das próximas eleições. Ano de Copa do Mundo. Cuiabá será objeto dos olhos do mundo por alguns instantes. Hora de mais uma vez acreditar!

 

   Retrospectiva pessoal? O Facebook ajuda! Tecnologia é algo fantástico. Num clique os principais episódios de sua vida em 2013 se repetem. Aquelas crianças fofinhas que nasceram neste ano; as festas de aniversário, sem aniversário, com motivo, sem motivo; parado no trânsito; em casa; no trabalho; de bom humor; de mal humor; vitórias; derrotas; enfim, 2013!

 

   Mais um ano. 365 dias de labuta, trabalho, labor, serviço. Repetir aos filhos um milhão de vezes o que é certo e o que é errado, corrigir, participar, servir de motorista, comemorar as festas da escola, receber os elogios dos professores e em alguns casos as advertências. Pais, irmãos e irmãs, quanta paciência! Meia noite, duas horas de conversa e ainda existem motivos para chorar acerca da insatisfação no trabalho. E ainda receber trote do amigo engraçadinho. Ano comprido!

 

   Paixão, amor, ternura, loucura. Talvez só você saiba, você e um amigo, você e todo mundo, se for o caso, que seu coração e sua alma viveram 365 dias em montanha-russa! Chorar, sofrer, reinventar, sorrir e recomeçar tudo de novo. Ciclo fechado. Momento importante para o ser humano: para iniciar o próximo com mais força, mais fé, mais esperança.

 

   Festa da virada, abraços de familiares e amigos, fogos, roupas brancas para a paz, amarelas para a riqueza, vermelhas para o amor. Fim de ciclo e ritual de passagem com festa de Ano Novo. Se alguém liga de Copacabana é porque se importa, ouça. Use os olhos, um na sociedade e outro na família. O coração, deixe bater. E a música... bem, se até Roberto Carlos ficou “babando”... “Prepara que agora é hora!”

 

   Sandra Cristina Alves é tabeliã e registradora de imóveis, ex-Analista do TJ/MT e escreve exclusivamente para este Blog toda segunda-feira. (sandrac.alves@terra.com.br)

Postar um novo comentário

Salgadinhos sim; caminhão pipa, não

humberto bolinha 400 curtinha   Em Guiratinga, o prefeito Humberto Domingos, o Bolinha (foto), resolveu homologar na última segunda, 1º de junho, processo licitatório para contratar uma empresa com vistas a fornecer salgadinhos nas 11 secretarias municipais. Vão ser gastos com salgados R$ 21,7 mil. No mesmo dia, Bolinha...

Nepotismo e demissão na gestão Pátio

leandro junqueira 400   Acuado pela notificação recomendatória do Ministério Público Estadual, o prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, não teve outra saída senão exonerar a servidora Renata Castilho Moreno do cargo comissionado de gerente do Departamento de Engenharia e...

Candidatíssima à vereadora em Cuiabá

gisele almeida 400 curtinha   A apresentadora de TV, Gisele Almeida (foto), vai mesmo encarar o teste das urnas como candidata à vereadora em Cuiabá. Irmã do ex-vereador, ex-deputado e hoje conselheiro afastado do TCE, Sérgio Ricardo, ela não perde tempo nas articulações. Recentemente, recebeu no...

Quebra-cabeça para definir a chapa

eduardo botelho 400 curtinha   Eduardo Botelho (foto) está postergando ao máximo a definição dos nomes de sua chapa ao comando da Mesa Diretora. A eleição já acontece no dia 10, na próxima semana. Como 12 dos 24 deputados brigam por espaço, o presidente da Assembleia sabe que, ao final,...

Secretário terá de explicar contrato

alex vieira 400 curtinha   O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira (foto), tem dois dias para apresentar defesa ao TCE sobre uma representação da empresa F. M Paragas, propriedade de Fernando Marcelo, que apontou supostas irregularidades na contratação, por dispensa de...

Presidente da OAB e péssimo exemplo

leonardo campos 400 curtinha   Continua repercutindo muito mal, inclusive em âmbito nacional, o escândalo em que se envolveu Leonardo Campos, o Léo Capataz (foto), que acabou se afastando da presidência da OAB-MT. Deu um péssimo exemplo à sociedade. Ele foi parar na Delegacia, na semana passada, sob...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.