Temporada de mergulho aberta em MT

Por 28/05/2018, 00h:00 - Atualizado: 27/05/2018, 22h:23

sandra alves articulista perfil

Sandra Alves

Está aberta a temporada de mergulho com cilindo ou livre na Dolina da água milagrosa em Cáceres, que ocorre no período de maio a julho. Uma oportunidade de realizar atividade física ao ar livre e conhecer um pouco sobre a história da região.

História que aponta que escravos fugiam das senzalas e escondiam-se na pequena caverna na parte superior da encosta. Eles lavavam suas feridas nas águas azuis, que milagrosamente as curavam em um curto período de tempo.

Daí o local receber o nome de Dolina da água milagrosa. Localizada na Rota da Piraputanga, a aproximadamente 22km de Cáceres, a Dolina está cercada por imensos paredões rochosos (200 metros) e vegetação.

Dolina é uma depressão no solo formada pela dissolução química de rochas calcárias abaixo da superfície. Geralmente possuem formato circular e são mais largas que profundas.

Porém, no caso da Dolina de Cáceres, mergulhadores profissionais já submergiram 183 metros à procura do fundo, sem encontra-lo. A cor azul em seus diversos tons, a depender da posição do sol, causa a sensação de observação de um infinito universo. Cada um dos 150 degraus da escada íngreme de madeira para alcançá-la são compensados pelo êxtase do lugar.

A fazenda que abriga um dos lugares mais lindos do Estado é hoje de propriedade da cacerense Aparecida Castrillon, a Dona Cida, que explora e administra o local, auxiliada por sua família junto ao seu fogão à lenha. A simpatia e o acolhimento de Cida logo trazem os visitantes para a cozinha, para perto de sua alegria e da deliciosa comida caseira.

A noite as histórias de família permitem a viagem ao tempo. O parâmetro para apontar os anos que viveu naquelas terras é a morte de seu avô, já com cem anos, e depois toda a história de vida de seus pais, seguida de sua jornada, até os atuais cabelos grisalhos. A companhia dos filhos e netos, o entra e sai constante de seus visitantes, o fogão à lenha, e uma cerveja ao fim de tarde (claro!), preenchem uma vida feliz.

Toda sorte de dificuldades já afetaram a legalização do local para exploração turística. Os longos e complexos procedimentos administrativos permaneceram emperrados por nove anos até a recém liberação. As taxas governamentais impostas mais os gastos para manutenção do lugar fazem com que o lucro do pequeno investimento viabilize uma vida modesta.

A Dolina encanta quem observa, quem flutua sobre a água, quem mergulha e quem se deita às suas margens ou dentro dela para ver as estrelas. Mergulhar com cilindro na Dolina de Cáceres é uma experiência única. Chegar ao fundo da caverna sob alguns metros de água e olhar para cima até encontrar o sol radiante traduz a sensação de um voo para além de nosso próprio universo.

Em Cuiabá, a empresa West Dive Company realiza o curso de mergulho pelo instrutor Rogério Perdigão, que pode te levar a realizar esta magnífica experiência. Rogério é instrutor certificado pela PADI (Professional Association of Diving Instructors), a maior empresa mundial em credenciamento de mergulhadores.

As águas da Dolina de Cáceres continuam milagrosas

Rogério tem 20 anos de experiência em mergulhos apenas em Mato Grosso e sua capacidade em apresentar este mundo com a segurança e o fascínio necessários são indescritíveis. Além do mergulho recreativo ele também é reconhecido no Estado por atender em consultoria as empresas que necessitam do mergulho comercial (especialmente hidroelétricas, resgate de barcos naufragados e captadores de água).

Mas outras atividades encantam àqueles que desejam permanecer na superfície da água, com o uso de snorkel e coletes; realizar trilhas ou simplesmente – e não menos majestoso - fazer contemplação da paisagem. O restaurante, com gastronomia típica do meio rural, e hospedagem, em acomodações aconchegantes, além de piscina e uma bela vista para as serras que circundam a propriedade, completam a perfeição do lugar.

A beleza do povo batalhador mato-grossense aliada ao potencial turístico deste Estado são impressionantes. Descrever essas riquezas faz olhar a diante com novas forças, com fé e esperança na superação de tantas dificuldades.

Trilhar os 150 degraus da Dolina da Água Milagrosa hoje exige um grande esforço físico, mas incomparável àquele de algumas décadas atrás, quando a trilha era de 10 km e não existia a escada para tornar a descida tão cômoda como hoje. As águas da Dolina de Cáceres continuam milagrosas: hoje curam as feridas de um tempo de correria e estresse, recarregando as energias das pessoas que a visitam.

Sandra Cristina Alves é defensora pública do Estado, escritora e escreve exclusivamente neste Blog toda segunda (sandra_cristina_alves@hotmail.com)

Postar um novo comentário

PGR monitora delação de ex-deputado

jose riva 400 curtinha   Membros do alto escalão da Procuradoria-Geral da República, que rejeitou a proposta de delação de José Riva (foto) na esfera federal por causa de omissão de crimes, estão monitorando os bastidores do acordo de colaboração, agora entre o Ministério...

Fritado no PDT e buscando o Aliança

antonio galvan 400 curtinha   Fritado no PDT, o presidente da Aprosoja, Antonio Galvan (foto), pretende agora procurar espaço em um partido considerado de direita. E está se movimentando para assumir em MT o comando do Aliança pelo Brasil, partido que está sendo criado pelo presidente Bolsonaro. O sojicultor se mostra,...

Lúdio e incógnita sobre quem apoiar

ludio cabral 400 curtinha   Em 2010, com PT rachado, o hoje deputado estadual Lúdio Cabral (foto) não apoiou Carlos Abicalil, do seu partido, para o Senado. Preferiu virar cabo eleitoral de Pedro Taques, que se elegeu. Agora, para este pleito suplementar ao Senado marcado para 26 de abril, para preencher a vacância devido...

Cotado à cadeira de desembargador

francisco faiad 400 curtinha   É forte o movimento nos bastidores entre os juristas, dentro e fora da OAB/MT, pela indicação do nome de Francisco Faiad (foto) pela classe Quinto Constitucional à cadeira de desembargador. Bem articulado e com bom conceito no meio jurídico, Faiad foi presidente da OAB/MT por dois...

Pivetta promete permanecer no PDT

allan kardec 400 curtinha   O empresário Otaviano Pivetta, que se tornou o mais badalado nesta fase de pré-campanha ao Senado por causa da grande logística em torno do seu nome, se encontra numa saia-justa. Para líderes do Podemos com os quais passou a ter afinidade política, como os senadores Álvaro Dias e...

Ao Senado, 2 partidos e apoio para EP

elizeu nascimento 400 curtinha   Elizeu Nascimento (foto), terceiro-sargento PM licenciado, não é nada bobo. Ex-vereador pela Capital e no mandato de deputado estadual, Elizeu hoje controla o DC-MT e ainda levou aliados de confiança para o PSL-MT, partido que ainda está ligado ao presidente Bolsonaro e que só de...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.