Terapia social

sandra_artigo_segunda

Sandra Alves

Grandes momentos de estresse cultivam alguns relacionamentos humanos, algumas experiências fascinantes. O assalto, a prova, a competição e tantas outras circunstâncias que ativam o alerta de segurança na pessoa. A reação imediata - suor, vermelhidão, tremedeira, choro ou riso - ou a própria inação, na absoluta paralisação.

Naquele dia específico, o episódio era a realização de avaliação pessoal, o tempo cronometrado em cinco minutos para avaliar e definir uma vida profissional. Teoricamente o conhecimento, a experiência, as características da personalidade, tudo avaliado neste lapso. Superados os infernais e intermináveis cinco minutos, três candidatos se viram disputando o taxi, com o único objetivo de se afastar o mais rápido possível do evento. Concordaram em dividir o automóvel, bem como em se deslocar até o mesmo destino, o "boteco mais próximo".

Arrancar terno e gravata foi a próxima providência. A seguir, o acordo acerca da bebida, pois dois desejam cerveja e um deles vinho, ao que a minoria cedeu. A escolha do prato igualmente passou pela discussão coletiva. No caso, aquele que tivera o desejo pela bebida subjugado, agora obtinha vitória na "moqueca de camarões". As primeiras impressões sobre a avaliação, os inúmeros adjetivos apostos aos examinadores - do mais alto e mais baixo escalão -, pouco a pouco conduziam às risadas, ao desarmamento do espírito, ao alívio do estresse vivido.

Uma identificação singular de personalidades. A inquietude seria companheira incessante em suas vidas. Nada é o suficiente. O desejo de uma conquista a cada dia é o seu próprio eu. A dificuldade da compreensão social era outro fenômeno comum - "ora, se você já possui uma casa, um carro e viaja de férias, o que poderia faltar?!".

Obviamente que o conforto proporcionado pelos bens materiais fascina, mas não se trata somente disto. É o desafio de compreender o sistema e as ações em que se está inserido; não possuir aparelho de televisão em casa; desvalorizar os trajes impostos pela sociedade de consumo. É possível fazer escolhas próprias dentro de um sistema que te conduz a cada passo?

Divagações! Reunião proporcionada pelo estresse de uma avaliação singular. Conciliação inteligente de opções para atender às diversas necessidades. Terapia social gratuita. Pessoas com personalidades e características próximas - não se trata de espécimes extraterrenos, ainda que pareça - num encontro casual.

Deste momento em diante os três se tornariam amigos? Não necessariamente. Principalmente pelo fato de acreditarem que a vida não tem uma finalidade especial, um fim específico. Ao contrário, a finalidade é o ato de viver a cada dia, contemplado por experiências, inclusive pelo encontro de personalidades idênticas a sua, ainda que de modo casual.

Sandra Cristina Alves é tabeliã, registradora de imóveis, ex-analista do TJ/MT e escreve exclusivamente neste Blog toda segunda (sandrac.alves@terra.com.br)

Postar um novo comentário

Irmão de prefeito não deporá à CPI

francisco faiad 400 curtinha   Por meio de seu advogado Francisco Faiad (foto), Marco Polo de Freitas Pinheiro, o Popó, dono do instituto de pesquisa Mark e irmão do prefeito Emanuel Pinheiro, comunicou oficialmente hoje à CPI do Paletó, da Câmara da Capital, que não irá prestar depoimento nesta...

Nome reserva e vulnerável para IFMT

adriano 400 curtinha   O grupo do reitor Willian de Paula deve consolidar como candidato ao comando do Instituto Federal de Mato Grosso o professor Julio Santos, diretor do Campus de Alta Floresta. A eleição acontece em novembro. Mas há um candidato reserva da cúpula situacionista. Trata-se de Adriano Breunig (foto), que...

Prefeito e sobrepreço em álcool gel

gustavo melo 400 curtinha   O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), e sua secretária de Saúde, Manoela Nunes, têm cinco dias para apresentar defesa prévia ao TCE sobre uma denúncia de superfaturamento na compra de materiais de higienização destinados à prevenção do...

Procon decide fazer audiências virtuais

rosamaria 400 curtinha   Por causa da pandemia, que levou à suspensão dos serviços presenciais, a secretária estadual Rosamaria Ferreira (foto), de Assistência Social e Cidadania, e o adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Edmundo da Silva Taques, decidiram que agora o Procon-MT...

Empolgado e já morando em VG

emanuelzinho 400   O deputado federal Emanuelzinho (foto), do PTB, está tão empolgado com a possibilidade de concorrer a prefeito de Várzea Grande que não só transferiu o domicílio eleitoral de Cuiabá para o município vizinho, ainda no ano passado, como também alugou um apartamento...

Prorrogação de mandatos até 2022

Muitos prefeitos e vereadores já trabalham com a hipótese de ganharem mais dois anos de mandato, "esticando" o atual para 2022. O Senado está prestes a aprovar uma PEC para tornar coincidentes os mandatos eletivos. Nesse caso, mandato dos prefeitos, vice e dos vereadores, eleitos em 2016, teria duração de seis anos. E, a partir das urnas de 2022, as eleições passariam a ser gerais para presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.