Trajetória

sandra_artigo_segunda

Sandra Alves

Algumas pessoas impressionam por sua trajetória nesta vida, longa ou curta, o jornalista, a magistrada, o dentista e tantos outros. Trajetória é o nome dado ao percurso realizado por um determinado corpo no espaço, em um conceito técnico. Trajetória é o resultado de nossas escolhas no período que denominamos vida!

Algumas vezes desafiamos a vida e nos propomos a cumprir trajetórias próprias. A dedicação de uma vida de estudos e trabalhos para atingir o concurso público, auxiliar a sociedade com o firme propósito de solucionar conflitos, até atingir o objetivo. Talvez a missão esteja cumprida; talvez a trajetória se altere de forma brusca demais, fruto das insatisfações dos relacionamentos humanos.

Viagens para a realização dos trabalhos seguem também percursos, rotinas, trajetos. O grupo se reúne na madrugada e a partir deste momento, uma série de eventos indeterminados pode ocorrer. Se o trabalho exigir o deslocamento deste grupo, reunido e em único veículo por mais de 7 horas na estrada, os resultados certamente são avassaladores.

O início da viagem com o abraço de despedida do pai e do menino de tenra idade, que frente a inevitável ausência deste por dias em razão do trabalho faz brotar lágrimas, em razão do inconformismo com o motivo da distância. As lágrimas do pai não apareceram, afinal, aos homens não é muito permitido chorar, quem dirá se for “autoridade”. Mas, enfim, não é porque não foram vistas que não existiram, prova seu coração jovem e já com reparos.

Fechados em uma van, várias horas, viagem, itinerário, mesmo hotel, comer juntos, trabalho, trabalho. Você perceberá a integração de muitas personalidades e o charme de uma reunião de pessoas. Em cada partida, o Chefe pergunta a todos sobre o uso do cinto.

Vários caminhos à frente. Um dos integrantes nem é percebido, dorme do ponto inicial ao final; outro não pode conter a língua dentro da boca; o terceiro fica responsável pelas palhaçadas, o quarto se recusava a aprender a jogar canastra, até que cede; o quinto, cujo estado civil é o de solteiro, atento às perspectivas da região; o sexto, tem o nome trabalho e o sobrenome simpatia; o sétimo, dirige; o oitavo, manda; e o último, escreve!

Esse que dirige não é lá muito dado aos segredos dos grupos que viajam consigo, e entregou (ainda que esteja sob a ameaça de prisão) que um magistrado teve a roupa suja de barro após um pequeno escorregão ao verificar as condições da ponte, estando de terno e sapato, vestimenta – no caso – inadequada.

O integrante de primeira viagem percebe o cuidado entre os membros do grupo. O carinho, a atenção, a preocupação e também aquele ciúme, claro! Caminho, curso, estrada, carreira, vida, enfim, trajetória. Longa ou curta. Completa ou interrompida. Não existe a certeza. Aliás, existe, traduzida na música que fez todos cantarem ao tocar no notebook improvisado em substituição ao som inexistente da van: “Esse é o nosso mundo: O que é demais nunca é o bastante. E a primeira vez é sempre a última chance”.

Sandra Cristina Alves é tabeliã e registradora de imóveis, ex-analista do TJ/MT e escreve exclusivamente para este Blog toda segunda-feira. (sandrac.alves@terra.com.br)

Postar um novo comentário

Deputada critica Bruno no Operário-VG

janaina riva 400 curtinha   Acostumada a enfrentar temas polêmicos, dentro e fora da seara política, Janaína Riva foi a única parlamentar a se manifestar publicamente sobre a decisão do Operário de Várzea Grande de contratar o goleiro Bruno, condenado a 20 anos por matar e ocultar o corpo da...

Espólio político de Selma que não virá

otaviano pivetta 400 curtinha   O vice-governador e pré-candidato ao Senado, Otaviano Pivetta (foto), tem encampado um equivocado entusiasmo sobre possível espólio político de Selma Arruda. Mas a tendência, se insistir nessa tese, é de amargar uma tremenda frustração. Pivetta tem dito aos...

Beto decide em maio quem vai apoiar

beto farias 400 curtinha   O prefeito barra-garcense e empresário Beto Farias (foto), que conclui neste ano o segundo mandato consecutivo, não sabe ainda quem apoiar à sucessão municipal. E só tomará uma decisão em maio, já faltando dois meses para as convenções. Até...

Lucas impõe regras pra cortar energia

luiz binotti 400 curtinha   Em Lucas do Rio Verde, a Energisa está proibida de interromper o fornecimento de energia elétrica, mesmo por inadimplência, sem informar ao consumidor, por escrito e com antecedência de 15 dias, sobre a suspensão dos serviços. O projeto aprovado pelos vereadores se transformou na...

Cidinho declina do convite à suplência

cidinho 400 curtinha   O ex-senador e empresário Cidinho Santos (foto), do PL, declinou do convite para compor uma das suplências da chapa ao Senado de Otaviano Pivetta (PDT). Em princípio, ele havia aceitado ser o primeiro-suplente. Mas questões empresariais não permitem que neste ano Cidinho concorra a cargo...

Conselhos, o populismo e a reeleição

ze do patio 400 curtinha   Em Rondonópolis, o prefeito Zé do Pátio (foto), bastante conhecido pelo perfil populista, busca se apegar cada vez mais às massas. Até para inaugurar um posto de saúde, Pátio, estrategicamente, aproveita para criar, ali na comunidade, os chamados conselhos. Busca debater...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.