Trajetória

sandra_artigo_segunda

Sandra Alves

Algumas pessoas impressionam por sua trajetória nesta vida, longa ou curta, o jornalista, a magistrada, o dentista e tantos outros. Trajetória é o nome dado ao percurso realizado por um determinado corpo no espaço, em um conceito técnico. Trajetória é o resultado de nossas escolhas no período que denominamos vida!

Algumas vezes desafiamos a vida e nos propomos a cumprir trajetórias próprias. A dedicação de uma vida de estudos e trabalhos para atingir o concurso público, auxiliar a sociedade com o firme propósito de solucionar conflitos, até atingir o objetivo. Talvez a missão esteja cumprida; talvez a trajetória se altere de forma brusca demais, fruto das insatisfações dos relacionamentos humanos.

Viagens para a realização dos trabalhos seguem também percursos, rotinas, trajetos. O grupo se reúne na madrugada e a partir deste momento, uma série de eventos indeterminados pode ocorrer. Se o trabalho exigir o deslocamento deste grupo, reunido e em único veículo por mais de 7 horas na estrada, os resultados certamente são avassaladores.

O início da viagem com o abraço de despedida do pai e do menino de tenra idade, que frente a inevitável ausência deste por dias em razão do trabalho faz brotar lágrimas, em razão do inconformismo com o motivo da distância. As lágrimas do pai não apareceram, afinal, aos homens não é muito permitido chorar, quem dirá se for “autoridade”. Mas, enfim, não é porque não foram vistas que não existiram, prova seu coração jovem e já com reparos.

Fechados em uma van, várias horas, viagem, itinerário, mesmo hotel, comer juntos, trabalho, trabalho. Você perceberá a integração de muitas personalidades e o charme de uma reunião de pessoas. Em cada partida, o Chefe pergunta a todos sobre o uso do cinto.

Vários caminhos à frente. Um dos integrantes nem é percebido, dorme do ponto inicial ao final; outro não pode conter a língua dentro da boca; o terceiro fica responsável pelas palhaçadas, o quarto se recusava a aprender a jogar canastra, até que cede; o quinto, cujo estado civil é o de solteiro, atento às perspectivas da região; o sexto, tem o nome trabalho e o sobrenome simpatia; o sétimo, dirige; o oitavo, manda; e o último, escreve!

Esse que dirige não é lá muito dado aos segredos dos grupos que viajam consigo, e entregou (ainda que esteja sob a ameaça de prisão) que um magistrado teve a roupa suja de barro após um pequeno escorregão ao verificar as condições da ponte, estando de terno e sapato, vestimenta – no caso – inadequada.

O integrante de primeira viagem percebe o cuidado entre os membros do grupo. O carinho, a atenção, a preocupação e também aquele ciúme, claro! Caminho, curso, estrada, carreira, vida, enfim, trajetória. Longa ou curta. Completa ou interrompida. Não existe a certeza. Aliás, existe, traduzida na música que fez todos cantarem ao tocar no notebook improvisado em substituição ao som inexistente da van: “Esse é o nosso mundo: O que é demais nunca é o bastante. E a primeira vez é sempre a última chance”.

Sandra Cristina Alves é tabeliã e registradora de imóveis, ex-analista do TJ/MT e escreve exclusivamente para este Blog toda segunda-feira. (sandrac.alves@terra.com.br)

Postar um novo comentário

Prorrogação de mandatos até 2022

Muitos prefeitos e vereadores já trabalham com a hipótese de ganharem mais dois anos de mandato, "esticando" o atual para 2022. O Senado está prestes a aprovar uma PEC para tornar coincidentes os mandatos eletivos. Nesse caso, mandato dos prefeitos, vice e dos vereadores, eleitos em 2016, teria duração de seis anos. E, a partir das urnas de 2022, as eleições passariam a ser gerais para presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados e...

"Cenário apocalíptico" e respiradores

z� do patio 400 curtinha   Um mês depois do escândalo sobre a compra e pagamento de quase R$ 4 milhões por 22 respiradores falsificados, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, tomou duas decisões, mas nenhuma delas no sentido de investigar eventuais falhas de servidor da...

Binotti, a popularidade e a oposição

luiz binotti 400 curtinha   O grupo político do hoje vice-governador Otaviano Pivetta, que comandou Lucas do Rio Verde por mais de duas décadas, terá dificuldades para reconquistar o comando local no pleito deste ano. O pré-candidato Marino Franz, que foi vice de Pivetta e depois prefeito, será o...

Um mês no Senado e com um projeto

carlos favaro 400 curtinha   Em um mês como senador, Carlos Fávaro (foto), oficialmente com 12 assessores, por enquanto, fez dois pronunciamentos da tribuna, não atua na relatoria de nenhuma propositura e apresentou um projeto, justamente o que pede socorro financeiro a um dos setores do agronegócio, o algodoeiro. Na...

Desagregador luta pra retornar à Ager

fabio calmon 400   Fábio Calmon (foto), que foi adjunto da Sinfra no Governo Taques e depois nomeado presidente da Ager-MT, não desiste da Agência, mesmo sabendo que ali se tornou uma pessoa non grata por uma série de situações. Foi carimbado de incompetente, burocrata, arrogante e desagregador. O governador...

Oportunismo e na defesa de Bolsonaro

niuan ribeiro curtinha 400   Niuan Ribeiro (foto), presidente do Podemos em MT, agora virou defensor do Governo Bolsonaro. Eis o que o vice-prefeito de Cuiabá escreveu no Instagram, em postagem acompanhada de sua foto, sobre o conteúdo da reunião ministerial de 22 de abril que expôs várias faces do governo. "Apesar...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.