Sirlei Theis

As mulheres estão acordando para a política

Por 18/11/2019, 07h:54 - Atualizado: 18/11/2019, 07h:59

Dayanne Dallicani

Colunista Sirlei Theis

Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto, é realidade, assim diz a canção do saudoso Raul Seixas.

Para um grupo de mulheres essa frase fez todo o sentido. Durante 4 dias elas se reuniram em uma imersão, mulheres de várias partes dos Brasil que juntas trataram de assuntos de interesses não só da mulher, mas de toda a sociedade. Assim posso resumir o que foi o Encontro Nacional do Partido Verde Mulher.

A participação da mulher na política, que caminha a passos lentos e, exatamente por isso, é necessário criar estratégia e engajamento para mostrar às mulheres a importância de se envolverem no processo político

A cidade escolhida para o evento foi João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, terra do mais bonito por do sol e de praias deslumbrantes. Não faltou o tradicional passeio pela cidade histórica, mas foi mesmo o encontro e as muitas discussões travadas, a parte mais importante.

Mulheres se conectando através de Sonhos e projetos, guerreiras que há muito entenderam que precisavam sonhar juntas e assim elas fizeram, compartilharam sonhos, o principal deles, construir um Brasil melhor.

Um dos temas tratado no encontro não poderia deixar de ser a participação da mulher na política, que caminha a passos lentos e exatamente por isso, é necessário criar estratégia e engajamento para mostrar às mulheres a importância de se envolverem no processo político.

Atualmente a mulher representa 51,7% dos eleitores no Brasil, enquanto que o percentual feminino em cargos políticos é muito inferior. No legislativo por exemplo, este percentual está em 15% e se formos falar do executivo a participação da mulher é ainda menor. Isso acontece, em razão da grande maioria das mulheres não quererem fazer parte da política, pois ainda acham que ser candidato é coisa pra homem. Esquecem elas, que na vida, tudo gira em torno da política e quem não tem representação, dificilmente terá seus direitos respeitados. Num País de cultura predominantemente patriarcal, como o brasil, onde o homem sempre foi o dono do espaço político, é natural que isso aconteça, afinal a educação machista atinge homens e mulheres.

Pra mudar essa cultura machista/patriarcal, a mulher precisa dar o primeiro passo. Necessita acreditar que também faz parte do espaço político, independentemente da posição ocupada por eles.

Fato é que a mudança desse cenário não depende apenas de criação de cotas e garantia de um percentual de mulheres nas casas legislativas, ela começa na filiação e com a candidatura do maior número de mulheres preparadas para competir de igual para igual com os homens.

A existência de legislação que garanta a participação feminina nos processos eleitorais não é sinônimo de representação feminina, pois as vagas somente serão preenchidas se as mulheres se prepararem e participarem do pleito.

Dessa forma, o principal objetivo desse encontro foi o de mostrar para as mulheres que todas as questões que envolvem direitos de gênero, a sua solução está relacionada a política e não há como mudar o contexto atual sem a participação feminina.

Um encontro que contou com a participação de mulheres de todos os estados brasileiros, unidas em torno de um único objetivo, voltar para os seus Estados com uma única missão, a de se preparar e também preparar outras mulheres já para o próximo pleito eleitoral.

2020, é ano de eleições municipais, e esta poderá ser a grande oportunidade para a mulher dar um grande passo e aumentar o percentual de representatividade no legislativo e executivo municipal.

Outro tema debatido durante o encontro, foi a violência contra a mulher, que tem crescido muito e desestruturado famílias em todo o país. O Brasil é o quinto pior país para uma mulher morar, somos o quinto País que mais mata mulheres no mundo, fato que não foi ignorado pelas participantes.

Quem sonha e se movimenta realiza

Eu ministrei a palestra SUPERE-SE, que leva muita informação sobre a violência contra a mulher, estatísticas, orientação, sempre com foco na superação. Incrível, foi ver que embora não nos conhecíamos pessoalmente, as 3 palestras estavam alinhadas na abordagem. A palestra emocionou e o meu sonho passou a ser o sonho de muitas mulheres e eu volto para casa com a certeza que esse projeto em breve estará em todo o Brasil, ou como a Dora, lá do Rio de Janeiro disse, em breve deverá estar em todo o planeta. Eu poderia até me auto boicotar e dizer, imagina, fora do Brasil! Porém, hoje mesmo, recebi um contato de Portugal e se Deus quiser, em breve levarei a palestra supere-se pra lá.

Quem sonha e se movimenta realiza. Supere-se você também, seja na vida, seja na politica. O que não podemos, é ficar paradas.

Sirlei Theis é advogada, especialista em gestão pública, palestrante e treinadora comportamental e escreve com exclusividade para esta coluna às segundas. E-mail: sirleitheis@gmail.com. Instagram: @sirleitheis. Facebook: sirleitheisoficial

Postar um novo comentário

PSD reforça nome de Flávio em VG

selleman mathias 400 curtinha psd vg   Chamou a atenção a presença do presidente do diretório do PSD, em Várzea Grande, Selleman Mathias (foto), no lançamento da candidatura do empresário Flávio Vargas (PSB) à sucessão da prefeita Lucimar Campos, nesta quarta. Ao que tudo...

Selo Amiga dos Animais pra empresas

misael galvao 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto), vai conceder o selo Amiga dos Animais para 20 empresas. Até o final do ano será realizada uma sessão solene para condecorar representantes dessas empresas. E também estão previstos a entrega da Ordem do Mérito...

Fecomércio vai à AL por menos ICMS

jose wenceslau 400 curtinha   O presidente da Fecomércio, José Wenceslau Souza Junior (foto), revelou nesta quarta, numa live ao RDTV, tv web do portal Rdnews, que vai procurar os deputados para reabrir o debate sobre a pesada carga tributária praticada em MT. Ele recorda que no final de 2019, o governo estadual alardeava que...

Gestores multados por irregularidades

arivaldo 400 curtinha   Dezenas de prefeitos e ex-gestores estão sendo multados por não enviar ao TCE prestação de contas periódica, informações e documentos obrigatórios, o que é considerado falha grave. Arivaldo Medeiros de Santana (foto), prefeito de São José do Povo,...

O "pai" da destruição de documentos

jose riva 400 curtinha   Na sua delação premiada, o ex-presidente da AL, José Riva (foto), acusa o presidente do TCE, Guilherme Maluf, de ter sumido com provas que incriminavam deputados quanto ao uso de suprimentos de fundos e verba indenizatória. Só que para o MPE, foi o próprio Riva quem organizou um...

DEM dividido e quase no colo de EP

emanuel pinheiro 400 curtinha   Num almoço na casa do prefeito Emanuel Pinheiro (foto), nesta quarta, lideranças da alta cúpula do DEM de Cuiabá e Várzea Grande discutiram possível apoio à reeleição do emedebista. Essa aproximação fere de morte o Palácio...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.