Sirlei Theis

As mulheres estão acordando para a política

Por 18/11/2019, 07h:54 - Atualizado: 18/11/2019, 07h:59

Dayanne Dallicani

Colunista Sirlei Theis

Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto, é realidade, assim diz a canção do saudoso Raul Seixas.

Para um grupo de mulheres essa frase fez todo o sentido. Durante 4 dias elas se reuniram em uma imersão, mulheres de várias partes dos Brasil que juntas trataram de assuntos de interesses não só da mulher, mas de toda a sociedade. Assim posso resumir o que foi o Encontro Nacional do Partido Verde Mulher.

A participação da mulher na política, que caminha a passos lentos e, exatamente por isso, é necessário criar estratégia e engajamento para mostrar às mulheres a importância de se envolverem no processo político

A cidade escolhida para o evento foi João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, terra do mais bonito por do sol e de praias deslumbrantes. Não faltou o tradicional passeio pela cidade histórica, mas foi mesmo o encontro e as muitas discussões travadas, a parte mais importante.

Mulheres se conectando através de Sonhos e projetos, guerreiras que há muito entenderam que precisavam sonhar juntas e assim elas fizeram, compartilharam sonhos, o principal deles, construir um Brasil melhor.

Um dos temas tratado no encontro não poderia deixar de ser a participação da mulher na política, que caminha a passos lentos e exatamente por isso, é necessário criar estratégia e engajamento para mostrar às mulheres a importância de se envolverem no processo político.

Atualmente a mulher representa 51,7% dos eleitores no Brasil, enquanto que o percentual feminino em cargos políticos é muito inferior. No legislativo por exemplo, este percentual está em 15% e se formos falar do executivo a participação da mulher é ainda menor. Isso acontece, em razão da grande maioria das mulheres não quererem fazer parte da política, pois ainda acham que ser candidato é coisa pra homem. Esquecem elas, que na vida, tudo gira em torno da política e quem não tem representação, dificilmente terá seus direitos respeitados. Num País de cultura predominantemente patriarcal, como o brasil, onde o homem sempre foi o dono do espaço político, é natural que isso aconteça, afinal a educação machista atinge homens e mulheres.

Pra mudar essa cultura machista/patriarcal, a mulher precisa dar o primeiro passo. Necessita acreditar que também faz parte do espaço político, independentemente da posição ocupada por eles.

Fato é que a mudança desse cenário não depende apenas de criação de cotas e garantia de um percentual de mulheres nas casas legislativas, ela começa na filiação e com a candidatura do maior número de mulheres preparadas para competir de igual para igual com os homens.

A existência de legislação que garanta a participação feminina nos processos eleitorais não é sinônimo de representação feminina, pois as vagas somente serão preenchidas se as mulheres se prepararem e participarem do pleito.

Dessa forma, o principal objetivo desse encontro foi o de mostrar para as mulheres que todas as questões que envolvem direitos de gênero, a sua solução está relacionada a política e não há como mudar o contexto atual sem a participação feminina.

Um encontro que contou com a participação de mulheres de todos os estados brasileiros, unidas em torno de um único objetivo, voltar para os seus Estados com uma única missão, a de se preparar e também preparar outras mulheres já para o próximo pleito eleitoral.

2020, é ano de eleições municipais, e esta poderá ser a grande oportunidade para a mulher dar um grande passo e aumentar o percentual de representatividade no legislativo e executivo municipal.

Outro tema debatido durante o encontro, foi a violência contra a mulher, que tem crescido muito e desestruturado famílias em todo o país. O Brasil é o quinto pior país para uma mulher morar, somos o quinto País que mais mata mulheres no mundo, fato que não foi ignorado pelas participantes.

Quem sonha e se movimenta realiza

Eu ministrei a palestra SUPERE-SE, que leva muita informação sobre a violência contra a mulher, estatísticas, orientação, sempre com foco na superação. Incrível, foi ver que embora não nos conhecíamos pessoalmente, as 3 palestras estavam alinhadas na abordagem. A palestra emocionou e o meu sonho passou a ser o sonho de muitas mulheres e eu volto para casa com a certeza que esse projeto em breve estará em todo o Brasil, ou como a Dora, lá do Rio de Janeiro disse, em breve deverá estar em todo o planeta. Eu poderia até me auto boicotar e dizer, imagina, fora do Brasil! Porém, hoje mesmo, recebi um contato de Portugal e se Deus quiser, em breve levarei a palestra supere-se pra lá.

Quem sonha e se movimenta realiza. Supere-se você também, seja na vida, seja na politica. O que não podemos, é ficar paradas.

Sirlei Theis é advogada, especialista em gestão pública, palestrante e treinadora comportamental e escreve com exclusividade para esta coluna às segundas. E-mail: sirleitheis@gmail.com. Instagram: @sirleitheis. Facebook: sirleitheisoficial

Postar um novo comentário

Arena fechada ao público por 3 dias

virginia mendes curtinha 400   Nos seis primeiros dias de portas abertas, a Arena Encantada, considerada o maior parque natalino que Mato Grosso já viu, recebeu quase 10 mil visitantes. Mas ficará três dias inacessível ao grande público. Na segunda (16), a Arena será exclusiva das milhares de crianças...

Insistência em 2 disputas em 2020

adilton sachetti curtinha 400   Aliados de Adilton Sachetti (foto), como Blairo Maggi, orientaram-no a desistir da nova disputa ao Senado, no pleito suplementar do próximo ano, já que pretende concorrer de novo à Prefeitura de Rondonópolis. Avaliam que ele pode se queimar politicamente se continuar demonstrando sede...

Sindal e a traição por alíquota de 14%

jovanildo antonio sindal curtinha 400   Jovanildo Antonio da Silva (foto), presidente do Sindal que já tem uma atuação pífia, agora está levando porrete de todo lado dos servidores da Assembleia. É que, ao invés de sair em defesa da categoria e se manifestar contra o projeto do governo de elevar a...

2ª suplente de Selma amarga 2 perdas

clerie fabiana curtinha 400   Clérie Fabiana Mendes (foto), que surgiu do nada na vida pública e ganhou notoriedade como 2ª suplente da senadora Selma Arruda, vai perder duas vezes. Primeiro, ficará sem o cargo eletivo, por causa da cassação da chapa, encabeçada por Selma, por caixa 2. Segundo,...

Após aprontar, Abílio pede desculpas

juca do guaran� curtinha 400   Acuado, Abílio Brunini (PSC) recorreu agora a uma outra estratégia na esperança de escapar da cassação do mandato, depois de tanto aprontar, com denúncias sem provas, constrangimento, brigas, manipulação e ataques a diversas pessoas. Da...

Cervejaria cuiabana devolve R$ 270 mi

rogerio gallo 400 curtinha   Após negociação, por intermédio do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA), uma cervejaria de Cuiabá vai devolver aos cofres públicos cerca de R$ 270 milhões nos próximos dias. O montante se refere a diferenças no ICMS...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.