Sirlei Theis

Como superar o medo das câmeras

Por 06/07/2020, 06h:51 - Atualizado: 06/07/2020, 06h:55

Arte/Dayanne Dallicani

Colunista Sirlei Theis

Não se trata de superar desafios, mas do quanto você quer vencer.

Se quiser mais ou menos alguma coisa, os obstáculos que surgirem, vão te fazer desistir facilmente, mas se quiser muito vencer, nada te tirará do foco. Na realidade os desafios que surgirem vão te motivar ainda mais.

Muitas pré-candidatas falam comigo sobre a dificuldade de gravar um vídeo e fazer um stories e, foi exatamente por isso que resolvi escrever este artigo. Os bastidores de uma gravação.

Hoje, quando sou chamada para uma gravação, as pessoas já sabem que a minha parte é tranquila e rápida, mas poucas pessoas sabem que nem sempre foi assim.

Sou casada com o jornalista @luizfernando, que no acender da luzinha da câmera, se transforma. Sempre admirei muito o talento dele e, de certa forma, isso me inibia ainda mais. Só de pensar em falar para uma câmera, todo o meu conhecimento desaparecia e eu não conseguia falar uma frase completa.

Tudo isso começou a mudar em 2017, quando comecei a gravar vídeos para o facebook e youtube. Era um sofrimento para mim toda gravação, principalmente porque para o meu professor, não existia mais ou menos. A gravação só parava quando estivesse “boa”. Teve vídeos de 2 a 3 minutos, que demorei mais de 4 horas para gravar, mas o mais importante nisso tudo foi que não desisti. Quando tive oportunidade de sair candidata a vice-governadora em 2018, soube mais do que nunca o quanto aquele meu esforço tinha valido a pena.

Quanto você está disposto a se dedicar para chegar onde almeja?

Então a pergunta que deixo para você hoje é, quanto você quer vencer? Quanto você está disposto a se dedicar para chegar onde almeja? A grande maioria das pessoas preferem se esconder atrás das desculpas a continuar tentando. Vou aqui expor apenas algumas que com certeza você já deve ter ouvido por aí. Vamos lá: Eu tenho vergonha, acho minha voz no microfone muito feia, eu não fico bem na câmera, eu esqueço tudo que vou falar quando olho para a câmera, o publico me dá pavor, tenho muito medo de me dar um branco, e por aí vai. Poderia aqui enumerar algumas dezenas de pensamentos limitantes que podem estar te impedindo de ter o sucesso que você sempre sonhou.

Você percebe que estas desculpas não passam de enganações que podem impedir de fato a pessoa de falar em público. Cada um destes fatores pode ser vencido com treinamento específico. Eu mesma fiz muitos treinos, usei técnicas que foram desconstruindo as verdades que me impediam de me comunicar com eficiência. Exercícios de fala, de discurso, técnicas de espelho e lá se vão os medos caindo por terra e quando a confiança chega, ela é plena, te invade jogando todas as objeções por terra, basta você querer.

O microfone se tornará um companheiro e a câmera uma amiga e assim como nos grandes filmes de sua vida você vai ansiar pelo momento em que o diretor disser 'ação', afinal você vai ter a certeza que chegou seu momento de brilhar

Lembro que um dia fui pro carro e fiquei lá por quase duas horas, até sair o texto que tinha em mente.

Aos poucos fui adquirindo uma confiança e hoje, acontece o que acontecer, eu sei exatamente o que fazer.

Não é discurso, é prática. Então pare de desculpas. Não permita que ninguém e não seja você a primeira pessoa a te colocar para baixo.

Sua voz é linda, suas ideias são fantásticas, você pode e vai conseguir. Olho no olho e lá se vai mais uma fala, mais um discurso, mais uma plateia satisfeita.

Falo por experiência própria, você vai conseguir, basta se deixar tentar. Se você fizer isso o microfone se tornará um companheiro e a câmera uma amiga e assim como nos grandes filmes de sua vida você vai ansiar pelo momento em que o diretor disser “ação”, afinal você vai ter a certeza que chegou seu momento de brilhar.

Sirlei Theis é advogada, especialista em gestão pública, palestrante e treinadora comportamental e escreve com exclusividade para esta coluna às segundas. E-mail: sirleitheis@gmail.com. Instagram: @sirleitheis. Facebook: sirleitheisoficial

Postar um novo comentário

Prefeito de Sapezal e aditivo com 15%

valdecir casagrande 400 curtinha sapezal prefeito   O prefeito de Sapezal, Valcir Casagrande (foto), autorizou o quarto aditivo de um contrato sem licitação, firmado em 2019 entre o município e a Casa de Saúde Santa Marcelina. Chamam atenção o valor e o aumento. A continuidade do atendimento aos...

Partidos acirram disputa a vice de Léo

leonardo 400 curtinha   Em Primavera do Leste, o prefeito emedebista Léo Bortolin (foto), um dos mais bem avaliados gestores mato-grossenses, convive com uma disputa acirrada de pretendentes ao cargo de vice-prefeito de sua chapa. A corrida por novo mandato está tão confortável que Léo praticamente não tem...

MDB e PRB devem se juntar em ROO

luizao 400 curtinha   Ao menos dois blocos de oposição em Rondonópolis estão levando a sério a observação do ex-governador e ex-senador Blairo Maggi, para quem Zé do Pátio ganharia a reeleição numa boa se o município tiver várias candidaturas. Ou seja, quanto...

Parlamentares numa disputa cômoda

thiago silva 400 curtinha   Parlamentares que estão se aventurando na disputa a prefeito nada têm a perder. Não precisam nem se afastar dos mandatos para concorrer ao pleito. Em caso de derrota nas urnas de novembro, continuam com suas cadeiras garantidas até 2022 (situação de estadual e federal) e...

Sob recall e apoiamento de Bolsonaro

roberto franca 400 curtinha   Mesmo isolado e sem grupo político da época em que foi prefeito por duas vezes, Roberto França (foto), filiado ao nanico Patriota, não desiste da pré-candidatura em Cuiabá. E há um motivo forte que o deixa empolgado. Seu nome vem se consolidando como o segundo nas...

Prejuízos para Acorizal de R$ 753 mil

clodoaldo monteiro 400 curtinha acorizal   O conselheiro interino Moisés Maciel concedeu medida cautelar proposta pela secretaria de Controle Externo de Contratações Públicas do TCE, suspendendo de imediato um termo de parceria, em vigor desde 2017, entre a prefeitura de Acorizal e a Oscip Iso Brasil. Foi descoberto...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.