Sirlei Theis

Pai não é herói

Por 03/08/2020, 15h:57 - Atualizado: 03/08/2020, 21h:54

Arte/Dayanne Dallicani

Colunista Sirlei Theis

Agosto chegou e com ele a comemoração do dia dos pais, uma figura muito importante na vida de qualquer pessoa. Então por que muitas vezes acabamos interrompendo nossa ligação com esse homem.

O psicanalista Lacan explica muito bem isso quando fala que o pai surge na vida da criança como o primeiro “outro” que ela vai encontrar fora do ventre da mãe. O pai surge de certa forma como uma figura com quem a criança terá que dividir o amor da mãe, mas isso não é ruim para a criança se bem administrado, pois na vida terá que aprender a dividir. Essa é apenas a primeira lição.

O papel da mãe é muito importante nesse momento, ela precisa ter muito cuidado para não transferir suas carências para essa criança, impedindo assim que o filho tome o amor e a força do pai.

A referência masculina é importante na vida de toda pessoa e se ela não encontrar isso quando criança, se não se preencher desse amor, necessariamente vai procurar isso nas relações que vai construir na vida adulta, podendo resultar em vários problemas.

A ausência da figura paterna na vida da pessoa poderá trazer diversos problemas em relação a tomadas de decisão

De acordo com a Constelação Familiar, o pai nos oferece o contato com o mundo, com os limites que serão enfrentados lá fora, mostrando o mundo real como de fato é, enquanto que a mãe nos dá a segurança, a proteção e aconchego. Cada um tem a sua importância no desenvolvimento da criança.

Para ilustrar, cito como exemplo a minha filha de 09 anos, que ao ficar sozinha com o pai acorda cedo, levanta, toma banho, se troca, prepara o próprio lanche e quando ele levanta, ela está pronta para ir para a escola, diferente do que acontece quando eu estou em casa. É esse papel que vai ajuda-la muito no futuro e é exatamente por isso eu faço questão de deixar muitas vezes os dois se virarem sozinhos. Sei que essa relação é muito importante para ela.

A ausência da figura paterna na vida da pessoa poderá trazer diversos problemas em relação a tomadas de decisão, dentre outros.

Não aceitar o pai é não aceitar parte de si mesmo, considerando que somos 50% DNA do nosso Pai e 50% DNA da nossa mãe. Por isso, independentemente do que tenha acontecido em nossa educação, que por ventura tenha nos afastado de nossos pais precisa ser revisto e ressignificado, pelo nosso próprio bem e também de nossos descendentes.

Como filhos, mesmo crescidos, temos dificuldades de encarar os nossos pais como seres humanos normais que cometem erros. Ainda esperamos os super-heróis imaginários, pessoas que atravessam os limites do justo e possível para atender os nossos desejos.

Na vida real, pais são heróis, mas não pelas razões que esperamos. São heróis quando dizem não, quando nos fazem enfrentar as dificuldades, quando nos obrigam estudar, quando colocam limites, estabelecem horários e exigem disciplina.

Um bom caminho para acolher o pai é reconhece-lo como uma pessoa normal, que antes de ser pai também é filho e que veio dos seus próprios emaranhamentos. De repente valha olhar para as nossas próprias dificuldades que não conseguimos resolver, sabendo que eles também estiveram nessa posição. Compreender que nos deram o melhor que tinham para dar, o dom de vida. Com esse dom podemos conquistar todo o restante.

Para Berth Hellingher, o criador da constelação familiar, o filho que se alinha ao pai, independentemente do destino que lhe couber, é mais apto e leve para seguir adiante.

Que este mês de agosto sirva para que todos os filhos consigam acolher os seus pais, preenchendo o vazio na sua alma e encontrando assim a prosperidade almejada.

Sirlei Theis é advogada, especialista em gestão pública, palestrante e treinadora comportamental e escreve com exclusividade para esta coluna às segundas. E-mail: sirleitheis@gmail.com. Instagram: @sirleitheis. Facebook: sirleitheisoficial

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Roberto Mourão | Terça-Feira, 04 de Agosto de 2020, 12h36
    3
    0

    Parabéns colega, excelente artigo. Reflete muito da nossa índole como pai, acrescenta nossa responsabilidade.

Froner segue com o vice de Gilberto

osmar froner 400   Osmar Froner de Mello (foto), escalado de última hora para a disputa em Chapada dos Guimarães, manteve de vice o mesmo que estava na chapa de Gilberto Mello (PL), o vereador Carlos Eduardo, que era conhecido como Carlinhos do PT e agora é do PDT. Froner e Carlinhos não têm afinidades...

Ministro Tarcísio rasga elogios a Fávaro

tarcisio 400 curtinha   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), em vídeo de congratulações, só faltou pedir voto para Carlos Fávaro, senador interino que busca à reeleição e que completou 51 anos nesta segunda. Disse que Fávaro, com quem possui bom...

Vinicius e demagogia sobre salário

vinicius nazario 400 curtinha   Em Alta Floresta, o delegado de polícia Vinicius de Assis Nazario (foto), candidato a prefeito pelo Podemos, tem se apresentado como "o novo", prega honestidade, transparência e renovação, mas, em algumas pautas, nada diferente dos demais políticos. Uma de suas propostas, mais de...

2 candidaturas vetadas em Torixoréu

ines coelho 400 curtinha torixoreu   Em Torixoréu, de três candidaturas a prefeito, a Justiça Eleitoral já barrou duas, em decisão de primeira instância. O juiz da 9ª Zona Eleitoral de Barra do Garças, Douglas Romão, indeferiu o pedido de registro da candidatura do ex-prefeito e ex-deputado...

Apoio sem influência de Luciano Hang

otaviano pivetta 400 curtinha   O empresário e vice-governador Otaviano Pivetta (foto), do PDT, contesta a informação de que teria sido convencido por Luciano Hang, dono da Havan, e pelos primos Maggi a apoiar para o Senado a coronel Rúbia Fernanda. Pivetta diz que quem o conhece sabe que nunca foi garantista na...

Sem o agro e apoiado pela Fetagri

carlos favaro 400 curtinha   Na corrida pela cadeira no Senado, na suplementar de 15 de novembro, alguns concorrentes têm rotulado o senador Carlos Fávaro (foto) como candidato dos grandes produtores. Mas as entidades que compõem o Fórum Agro MT estão todas com Nilson Leitão, à exceção...

MAIS LIDAS