Cuiabá 300 anos

Por 08/04/2019, 07h:00 - Atualizado: 08/04/2019, 07h:05

sirlei theis colunista fixo lateral

Sirlei Theis

Tempo, nosso maior aliado e talvez nosso maior algoz. Quando nascemos iniciamos a caminhada em direção ao nosso último dia, então sempre que acordamos temos um dia a mais de vida e um dia a menos nessa terra, uma dicotomia que irá nos acompanhar enquanto vivermos. Nosso tempo é mesmo finito, temos muito pouco para tentarmos realizar muito. Então é qualidade do que fazemos é que vai fazer a diferença para o mundo em que vivemos.

Neste dia tão especial eu te pergunto, o que você tem feito com o pouco tempo que você tem. Que marcas você tem imprimido no mundo que te cerca.

Hoje, dia 08 de abril nossa querida Cuiabá está completando 300 anos. Não é pouco, pra ser mais exata são 109.575 dias. Neste período, desde a chegada de Paschoal Moreira Cabral ao que viria a ser a capital de Mato Grosso, muito foi feito e precisamos ter esta consciência.

Cada rua, cada casarão, cada detalhe deste emaranhado que forma a nossa cidade é o resultado da ação de alguém, de um sonho, de uma realização.

O Tempo que para nós é tão impiedoso, para as cidades acaba se tornando um aliado, afinal muitas coisas numa cidade só se revolvem com o tempo e você faz parte disso. Então não se omita, faça a sua parte.

Que tal dedicarmos um pouco do nosso precioso tempo a melhorar a nossa cidade. Sería o mínimo que poderíamos doar para esta tricentenária senhora que nos acolheu tão bem.

Eu poderia aqui listar pelo menos uns 300 presentes que poderíamos dar para Cuiabá no dia de hoje e nos demais dias que o tempo nos permitir viver e conviver por aqui, a ideia é melhorarmos como seres humanos, afinal quando a gente melhora, tudo a nossa volta melhora.

Hoje, dia 08 de abril nossa querida Cuiabá está completando 300 anos. Não é pouco, pra ser mais exata são 109.575 dias

Podemos fazer muito, podemos aproveitar o tempo para definitivamente marcar a nossa passagem por aqui. Então que tal começar a ser uma pessoa melhor no trânsito. Não jogar lixo pela janela do carro pode fazer muita diferença para o meio ambiente. Ser mais cortes no trânsito não fechando os cruzamentos e diminuindo a velocidade nas rotatórias e quando perceber um carro entrando na avenida. Enfim, pequenas ações que individualmente podem parecer que não vão mudar nada, mas que realizadas por muitos pode sim tornar a nossa cidade ainda melhor.

Sou grata a Deus por tudo que vivi aqui em nossa cidade. Aqui tenho vivido meu sonho de fazer a diferença neste mundo. Uma cidade quente que reúne pessoas amorosas e extremamente queridas. Quem vive em Cuiabá sabe como as amizades são fáceis, como é se sentir pertencendo a algo, um lugar que não existe espaço para a solidão. Aqui me formei, construí minha família e estou realizando o maior de todos os meus sonhos, o de ajudar outras pessoas que passaram pelo que passei, ou seja, vitimas de relacionamentos abusivos.

Espero mesmo que estes 300 anos marquem a história da cidade, mas que traga inspiração para que cada morador faça o seu melhor, assim poderemos chegar no ano que vem com uma cidade de fato cada vez melhor. Lembre-se, um mundo melhor depende de nossas ações.

Parabéns Cuiabá.

Sirlei Theis é advogada, especialista em gestão pública e escreve com exclusividade para esta coluna às segundas-feiras. E-mail: sirleitheis@gmail.com. Instagram: @sirleitheis. Facebook: sirleitheisoficial

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • HERMES PAIVA SERRA | Segunda-Feira, 08 de Abril de 2019, 12h42
    3
    0

    Penso que devemos sempre fazer oque nos é possível nesta vida. Não podemos esperar por uma segunda chance.

Arco de alianças define vice de Eliene

eliene liberato 400 curtinha   A professora e vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (foto), pré-candidata do PSB à sucessão municipal, disse que a definição do nome para vice de sua chapa só sairá na pré-convenção. Até lá, o amplo arco de alianças...

Pesquisa derruba discurso de Jayme

jayme campos 400 curtinha   O resultado da pesquisa Analisando, que traz Emanuelzinho com boa vantagem nas intenções de voto sobre todos os pré-candidatos a prefeito de Várzea Grande, está provocando uma reviravolta nos bastidores. Os dados vieram a público nesta quinta, em publicação no...

Tucano dá título a Bolsonaro em Sinop

dilmair callegaro 400 curtinha   O presidente Jair Bolsonaro, que comanda o país desde janeiro do ano passado, irá receber o título de Cidadão Sinopense, mesmo sem previsão de pisar os pés, por enquanto, ao município considerado Capital do Nortão. A homenagem partiu do vereador do PSDB Dilmair...

Ação pró-Thiago, mas Luizão resiste

carlos bezerra 400   Com uma pesquisa debaixo do braço, cujo resultado traz Thiago Silva na dianteira na corrida à Prefeitura de Rondonópolis, inclusive na frente do prefeito Zé do Pátio (SD), o MDB de Carlos Bezerra (foto) tenta convencer o empresário Luizão (PRB) a recuar para apoiar o...

Padrinho político de Fabio a prefeito

mauro mendes 400 curtinha   Após se reunir com o governador Mauro Mendes (foto) na sexta (14), o suplente de senador Fabio Garcia, presidente regional do DEM, deve oficializar sua pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá. Fabinho quer discutir com Mauro, que é seu padrinho político, o arco de aliança e...

4 ex-prefeitos se juntam em Chapada

gilberto mello 400 curtinha   Considerado nome mais forte da oposição, Gilberto Mello (foto), do PL, lançou sua pré-candidatura à sucessão em Chapada dos Guimarães com apoio de nada menos que três ex-prefeitos, fora ele próprio, que administrou o município entre 2005 e 2008....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.