Sirlei Theis

Efeitos da pandemia na vida das crianças

Por 14/09/2020, 08h:00 - Atualizado: 14/09/2020, 08h:06

Arte/Dayanne Dallicani

Colunista Sirlei Theis

Lá se vão quase 7 meses da confirmação do primeiro caso do covid-19 no Brasil. Em 26 de fevereiro de 2020, na cidade de São Paulo, um homem de 61 anos de idade, com histórico de viagem a Itália, teve a confirmação de que estava com o vírus.

A notícia caiu como uma bomba sobre todos os brasileiros. Até então, tínhamos a esperança de que o vírus não sobreviveria no nosso clima. Quando tivemos a confirmação de que o vírus já circulava em nosso país, grande parte da população teve dificuldade de aceitar que era real e perigoso para todos.

Muitos ainda achavam que era doença de rico, que não chegaria na periferia, mas o vírus provou que e é democrático e circula em todos os lugares. A partir desse dia, muita coisa mudou em nossa vida, coisas que jamais poderíamos imaginar. De uma gripezinha, saltamos para os primeiros lugares na lista dos países que tiveram mais mortes pelo coronavírus, hoje já são mais de 131 mil.

Mas não foi só isso, de uma hora para outra, tivemos que mudar de hábitos e costumes. Quarentena, trabalho Home office, ensino à distância, usar máscaras e álcool em gel, evitar aglomeração, distanciamento social, tudo para evitar o aumento do contágio. Porém, não parou por aí, todas essas mudanças de hábitos acabaram refletindo em outras situações, como o aumento da violência doméstica, tanto contra a mulher, quanto contra as crianças e no aumento dos casos de suicídio.

Hoje quero falar sobre como a pandemia tem afetado a vida de nossos filhos. Não sou especialista nessa área, mas sou mãe de uma filha de 9 anos e tenho acompanhado os efeitos desse momento na rotina dela e na nossa vida, a começar pelo ensino à distância. No início foi uma alegria não ter que ir à escola e poder assistir às aulas virtuais.

Passado alguns dias, começou a vir a saudade dos amiguinhos, afinal o fato de ir para a escola também é para isso, aprender a se relacionar, a se comunicar, respeitar a hierarquia, viver em comunidade, obedecer regras, enfim, aprender a viver em sociedade. Assim, aquela felicidade momentânea, deu espaço para um sentimento novo, que ela nem sabia direito que existia, a saudade.

Em uma conversa com ela, num momento de choro de tanta saudade dos coleguinhas de sala de aula, eu disse: filha, pense no lado bom de tudo isso, se você sente saudade é porque tem um coração cheio de amor e isso é bom, também representa que tem muitos amiguinhos e isso também é algo bom.

Recebo como resposta entre lágrimas que corriam pelo rosto dela, o seguinte: Mãe, mas dói demais essa saudade, eu não gosto de senti-la, está apertado em meu coração.

Quais serão as consequências futuras em nossas crianças? Serão positivas ou negativas?

Sirlei Theis

Foi nesse dia, embora sempre me esforço para estar presente e participar das atividades dela, que percebi o quanto toda essa situação a estava impactando. Sem contar a bagunça no fuso horário, que começou porque deixamos ela dormir um pouco mais, afinal iria levantar para fazer o que?

Logo, aquela dormidinha a mais pela manhã começou a refletir no horário de ir dormir e somado a tudo isso, as aulas à distância, sempre com muito conteúdo, muitos trabalhos e tarefas para fazer em casa. Assistir às aulas até que não é o problema, mas copiar os conteúdos, não está sendo nada fácil. É a parte que ela mais questiona nesse processo todo.

Estes são exemplos de efeitos que já percebi, mas me pergunto, quantos mais ainda vamos identificar? Quais serão as consequências futuras em nossas crianças? Serão positivas ou negativas?

Tenho por mim que só o futuro nos dará a resposta, mas que nós como pais, agora mais do que nunca, temos que voltar nosso olhar com mais atenção para nossos filhos. Afinal pode ter algum sentimento novo guardadinho, que pode resultar em diversos problemas futuros.

Sirlei Theis é advogada, especialista em gestão pública, palestrante e treinadora comportamental e escreve com exclusividade para esta coluna às segundas. E-mail: sirleitheis@gmail.com. Instagram: @sirleitheis. Facebook: sirleitheisoficial

Postar um novo comentário

Dal Bosco com 3 na disputa em Sinop

dilceu dal bosco 400 curtinha   Neste pleito eleitoral, a família Dal Bosco se dividiu em três grupos de apoio em Sinop, a chamada capital do Nortão. O ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco (foto) coordena no município e região a campanha à reeleição do senador Carlos Fávaro (PSD). O...

Tentativa de ser 1ª prefeita de Barão

margareth munil 400 curtinha   A candidata à prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves da Silva (foto), é tão conhecida nas ações conjuntas com o marido nas áreas da saúde e assistência social que está levando para as urnas a combinação do seu...

Froner segue com o vice de Gilberto

osmar froner 400   Osmar Froner de Mello (foto), escalado de última hora para a disputa em Chapada dos Guimarães, manteve de vice o mesmo que estava na chapa de Gilberto Mello (PL), o vereador Carlos Eduardo, que era conhecido como Carlinhos do PT e agora é do PDT. Froner e Carlinhos não têm afinidades...

Ministro Tarcísio rasga elogios a Fávaro

tarcisio 400 curtinha   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), em vídeo de congratulações, só faltou pedir voto para Carlos Fávaro, senador interino que busca à reeleição e que completou 51 anos nesta segunda. Disse que Fávaro, com quem possui bom...

Vinicius e demagogia sobre salário

vinicius nazario 400 curtinha   Em Alta Floresta, o delegado de polícia Vinicius de Assis Nazario (foto), candidato a prefeito pelo Podemos, tem se apresentado como "o novo", prega honestidade, transparência e renovação, mas, em algumas pautas, nada diferente dos demais políticos. Uma de suas propostas, mais de...

2 candidaturas vetadas em Torixoréu

ines coelho 400 curtinha torixoreu   Em Torixoréu, de três candidaturas a prefeito, a Justiça Eleitoral já barrou duas, em decisão de primeira instância. O juiz da 9ª Zona Eleitoral de Barra do Garças, Douglas Romão, indeferiu o pedido de registro da candidatura do ex-prefeito e ex-deputado...