Sirlei Theis

Mato Grosso arde em chamas

Por 17/08/2020, 07h:38 - Atualizado: 17/08/2020, 07h:42

Arte/Dayanne Dallicani

Colunista Sirlei Theis

É mais uma manhã no Estado de Mato Grosso. No pantanal tuiuiús, araras e outras centenas de animais se preparam para mais um dia de seca. A vida em nosso estado neste período não é fácil.

Todos os anos é assim, no período que vai de julho a setembro, o verde que é a cor característica do nosso Estado, dá espaço para uma paisagem árida, onde o marrom da o tom para o lugar.

Fico imaginando os ninhais, os animais, a vida que tenta pulsar em meio a tragédia

E mais uma vez um inimigo nada natural se alia a aridez da paisagem para tornar o cenário ainda mais complicado, o fogo, chega destruindo tudo. Leva morte para a natureza já castigada pela seca e traz o cinza para o cenário. Assim vamos vivendo um momento que deveria fazer parte do nosso passado, mas entra ano e sai ano e as queimadas estão ai a nos assombrar.

O ultimo levantamento mostra que 10% de toda a área do pantanal mato-grossense já foi consumida pelas chamas. Fico imaginando os ninhais, os animais, a vida que tenta pulsar em meio a tragédia.

E não é só o pantanal que agoniza em meio ao fogo, esta semana uma câmera flagrou um homem descendo do carro e ateando fogo na beira da estrada. Desceu, colocou fogo, voltou para o carro e foi embora como se nada estivesse acontecendo. A pergunta que fica é, até quando comportamento criminosos como esse persistirão?

Quem são estas pessoas que se sentem a vontade para destruir o meio ambiente? Até quando vamos ter estas noticias a nos entristecer, sem nunca saber se tais comportamentos foram punidos?

A mudança da paisagem que deveria acontecer naturalmente, está sendo lançada a destruição pela ação do homem.

Quem são estas pessoas que se sentem a vontade para destruir o meio ambiente? Até quando vamos ter estas noticias a nos entristecer, sem nunca saber se tais comportamentos foram punidos?

A falta de ação do poder público para combater de forma efetiva essas queimadas é notória, uma vez que o período sensível às queimadas é previsto em legislação, o que deveria resultar em  medidas preventivas.

Contudo, não podemos tirar a responsabilidade de todos nós quando contribuímos de forma consciente ou inconsciente para agravar a situação. Se o clima favorece as queimadas cada um precisa fazer a sua parte para evitar ao máximo que elas ocorram.

As consequências resultantes das queimadas são inúmeras e não podem continuar crescendo ano a ano.

No ano de 2019, tiveram um crescimento no Brasil de 82% comparado ao mesmo período de 2018. Por isso, fica o alerta para as autoridades no sentido de adotarem medidas para evitar que a questão se repita em 2020.

Nos últimos dias Mato Grosso está encoberto pela fumaça, o fogo se alastra pela transpantaneira e outras regiões do estado, o que favorece o aumento de doenças respiratórias, sem contar que já estamos em um momento critico de Pandemia.

Enquanto o fogo destrói a natureza, nós aqui ficamos de braços e mãos atados, impotentes perante a tudo que tem acontecido. Até quando, até quando.

Sirlei Theis é advogada, especialista em gestão pública, palestrante e treinadora comportamental e escreve com exclusividade para esta coluna às segundas. E-mail: sirleitheis@gmail.com. Instagram: @sirleitheis. Facebook: sirleitheisoficial

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Joaquim Bento Mesquita | Segunda-Feira, 17 de Agosto de 2020, 11h16
    1
    0

    Deus tudo provera confiamos no senhor.

Dal Bosco com 3 na disputa em Sinop

dilceu dal bosco 400 curtinha   Neste pleito eleitoral, a família Dal Bosco se dividiu em três grupos de apoio em Sinop, a chamada capital do Nortão. O ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco (foto) coordena no município e região a campanha à reeleição do senador Carlos Fávaro (PSD). O...

Tentativa de ser 1ª prefeita de Barão

margareth munil 400 curtinha   A candidata à prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves da Silva (foto), é tão conhecida nas ações conjuntas com o marido nas áreas da saúde e assistência social que está levando para as urnas a combinação do seu...

Froner segue com o vice de Gilberto

osmar froner 400   Osmar Froner de Mello (foto), escalado de última hora para a disputa em Chapada dos Guimarães, manteve de vice o mesmo que estava na chapa de Gilberto Mello (PL), o vereador Carlos Eduardo, que era conhecido como Carlinhos do PT e agora é do PDT. Froner e Carlinhos não têm afinidades...

Ministro Tarcísio rasga elogios a Fávaro

tarcisio 400 curtinha   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), em vídeo de congratulações, só faltou pedir voto para Carlos Fávaro, senador interino que busca à reeleição e que completou 51 anos nesta segunda. Disse que Fávaro, com quem possui bom...

Vinicius e demagogia sobre salário

vinicius nazario 400 curtinha   Em Alta Floresta, o delegado de polícia Vinicius de Assis Nazario (foto), candidato a prefeito pelo Podemos, tem se apresentado como "o novo", prega honestidade, transparência e renovação, mas, em algumas pautas, nada diferente dos demais políticos. Uma de suas propostas, mais de...

2 candidaturas vetadas em Torixoréu

ines coelho 400 curtinha torixoreu   Em Torixoréu, de três candidaturas a prefeito, a Justiça Eleitoral já barrou duas, em decisão de primeira instância. O juiz da 9ª Zona Eleitoral de Barra do Garças, Douglas Romão, indeferiu o pedido de registro da candidatura do ex-prefeito e ex-deputado...