Não sofra sozinha

Por 18/03/2019, 00h:08 - Atualizado: 18/03/2019, 09h:00

sirlei theis colunista fixo lateral

Sirlei Theis

No mês de março tive a oportunidade de ministrar a palestra SUPERE-SE em várias localidades de Cuiabá e em outros municípios. O envolvimento foi geral, homens e mulheres conhecendo esse fenômeno sobre outro ângulo. A palestra “SUPERE-SE” é um misto de histórias, estatísticas e passos a serem observados para a superação e libertação em segurança. Uma conversa franca para abrir mentes, olhos e corações. Um encontro para derrubar paradigmas. Olho no olho, assim como deve ser.

Uma realidade que precisa ser enfrentada e compreendida pela sociedade, pois as consequências desse tipo de violência têm resultado em famílias desestruturadas e a perpetuação da violência. Uma mãe que sofre qualquer tipo de violência não tem condições psicológicas para educar seus filhos e esses, ao crescerem em um ambiente violento, geralmente replicam esse comportamento na vida adulta.

A cada palestra ministrada, novas histórias chegam a meu conhecimento, mais pessoas se sensibilizam com a causa, mas o principal nisso tudo é ver nos olhos das mulheres a certeza que há esperança, que há saída, mas para isso elas precisam em primeiro lugar se conscientizar que são capazes, são suficientes e merecedoras do melhor tratamento.

Isso me mostrou que de fato levar esta palestra ao maior numero de pessoas é mesmo uma missão de vida

Sirlei Theis

O envolvimento dos homens é algo que tem surpreendido a cada palestra, mas o momento mais marcante para mim, aconteceu essa semana em uma palestra que não estava marcada, mas que realizei a pedido dos meus alunos do curso de formação de Delegados. A turma é composta por 15 homens e 4 mulheres e no final o que pude perceber é que além do envolvimento de cada um deles, a afirmação de que conseguiram entender o que se passa na cabeça da vítima foi para mim imensamente compensador. Dessa forma, tenho certeza que as mulheres que passarem pelas Delegacias que vão ser geridas por eles, vão ser tratadas com a sensibilidade que merecem.

Isso me mostrou que de fato levar esta palestra ao maior numero de pessoas é mesmo uma missão de vida. Quando uma vitima compartilha suas dores e medos, é preciso que aqueles que irão atende-la estejam livres de preconceitos e paradigmas e a palestra colabora para que isso aconteça.

Desde aquele encontro com os delegados estou com um sonho, falar ao maior número de policiais possível, seja em Mato Grosso ou em qualquer outro canto desse imenso Brasil, e para isso já estou trabalhando num projeto que devo apresentar em breve.

Falar sobre este tema pode salvar vidas, e isso pode ser feito todos os dias do ano e não apenas no mês de março. Faça a sua parte. Se for vitima procure ajuda, se conhecer alguém que sofre, ofereça ajuda.

Se não fizemos algo, muitas mulheres vão continuar sofrendo em relacionamentos abusivos a mercê de seus agressores. Se fizermos algo, poderemos salvar uma ou mais vidas e isso já é um começo.

Posso contar com você?

Sirlei Theis é advogada, especialista em gestão pública e escreve com exclusividade para esta coluna às segundas-feiras. E-mail: sirleitheis@gmail.com. Instagram: @sirleitheis. Facebook: sirleitheisoficial

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Paola | Terça-Feira, 19 de Março de 2019, 09h34
    2
    0

    Já assisti varias palestras sua e em todas me emociono ao ver as pessoas concordando com sua fala e limpando os olhos marejados. Lindo teu trabalho!

  • Eliane Menacho | Segunda-Feira, 18 de Março de 2019, 13h43
    3
    0

    Sofri violência por 8 anos e depois de separa sofri também com 2 namorados...desejo muito poder ajudar outras mulheres a superar assim como eu superei

  • Uciára Araújo | Segunda-Feira, 18 de Março de 2019, 13h01
    3
    0

    Sofri muitos anos, sou uma sobrevivente, e desejo ajudar a outras mulheres.

  • Marta | Segunda-Feira, 18 de Março de 2019, 12h34
    2
    0

    Eu vivi uma relação abusiva durante 12 anos,e oque mais temia ir até a delegacia fazer a denúncia,era a forma que seria recebida lá . porém mesmo diante dessa cruel realidade,de falta de sensibilidade das autoridades;resolvi denunciar.Para mim no momento da denúncia foi uma escolha entre a vida é a morte . É fazer uma escolha entre,morrer em um cativeiro ou tentar escapar com vida.

Arco de alianças define vice de Eliene

eliene liberato 400 curtinha   A professora e vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (foto), pré-candidata do PSB à sucessão municipal, disse que a definição do nome para vice de sua chapa só sairá na pré-convenção. Até lá, o amplo arco de alianças...

Pesquisa derruba discurso de Jayme

jayme campos 400 curtinha   O resultado da pesquisa Analisando, que traz Emanuelzinho com boa vantagem nas intenções de voto sobre todos os pré-candidatos a prefeito de Várzea Grande, está provocando uma reviravolta nos bastidores. Os dados vieram a público nesta quinta, em publicação no...

Tucano dá título a Bolsonaro em Sinop

dilmair callegaro 400 curtinha   O presidente Jair Bolsonaro, que comanda o país desde janeiro do ano passado, irá receber o título de Cidadão Sinopense, mesmo sem previsão de pisar os pés, por enquanto, ao município considerado Capital do Nortão. A homenagem partiu do vereador do PSDB Dilmair...

Ação pró-Thiago, mas Luizão resiste

carlos bezerra 400   Com uma pesquisa debaixo do braço, cujo resultado traz Thiago Silva na dianteira na corrida à Prefeitura de Rondonópolis, inclusive na frente do prefeito Zé do Pátio (SD), o MDB de Carlos Bezerra (foto) tenta convencer o empresário Luizão (PRB) a recuar para apoiar o...

Padrinho político de Fabio a prefeito

mauro mendes 400 curtinha   Após se reunir com o governador Mauro Mendes (foto) na sexta (14), o suplente de senador Fabio Garcia, presidente regional do DEM, deve oficializar sua pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá. Fabinho quer discutir com Mauro, que é seu padrinho político, o arco de aliança e...

4 ex-prefeitos se juntam em Chapada

gilberto mello 400 curtinha   Considerado nome mais forte da oposição, Gilberto Mello (foto), do PL, lançou sua pré-candidatura à sucessão em Chapada dos Guimarães com apoio de nada menos que três ex-prefeitos, fora ele próprio, que administrou o município entre 2005 e 2008....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.